Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
6 dicas para armazenar ração para gato corretamente
Pet Care 24/08/2022

6 dicas para armazenar ração para gato corretamente

A ração para gato deve ser consumida todos os dias pelos bichanos, pois é o alimento que contém todos os nutrientes fundamentais para os manter saudáveis. Mas você sabia que armazenar ração da forma errada pode acabar fazendo com que esses nutrientes se percam? Dependendo da maneira que o alimento foi guardado, ele fica exposto a ações e agentes externos que impactam diretamente na qualidade do produto. Aprender o jeito certo de guardar ração de cachorro ou gato é algo que todo pai ou mãe de pet precisa saber para que o seu animal de estimação seja alimentado da melhor forma possível. Confira a seguir 6 dicas de como armazenar ração de gato corretamente!

1. Prefira deixar a ração para gato armazenada na embalagem original fechada

A melhor maneira de armazenar ração é sempre deixando-a na sua embalagem original. O material do pacote de ração de gato conserva naturalmente o alimento, pois contém uma proteção que ajuda a manter o sabor e evita a perda de nutrientes. Por isso, é sempre a melhor solução. Lembre-se de manter a embalagem de ração para gato bem vedada, com fecho ou até mesmo com pregadores. O importante é que o alimento não tenha contato com o meio externo, para evitar contato com sujeiras, umidade e até mesmo pragas, como formigas, moscas ou baratas.

2. Invista em um pote para guardar ração de gato depois de aberta

A embalagem da ração para gato já ajuda a proteger o alimento e a conservar seus nutrientes. Porém, o pote para guardar ração também é uma boa solução. Você pode utilizá-lo de duas maneiras. A primeira é despejar todo o alimento no pote para guardar ração; nesse caso, é importante etiquetar com a validade para não se esquecer da data. Além disso, não é recomendado misturar a ração para gato nova com a velha. A segunda é colocar a embalagem com a ração de gato dentro do potinho. Desse jeito, você terá seu alimento duplamente protegido: com o pote para guardar ração e com a embalagem.

3. Deixe a ração de gato em longe do chão e do bichano

Seja no pote para guardar ração ou na embalagem, é muito importante armazenar o alimento em um local apropriado. Prefira lugares com temperatura ambiente, pois o calor em excesso pode acelerar a degradação do alimento. Além disso, prefira locais altos. Guardar a ração próximo ao chão acaba deixando a comida muito exposta a formigas, baratas e outras pragas. Além disso, quanto mais alto, mais longe do bichano! Não é recomendado deixar a ração para gato em um local de fácil acesso a ele, pois o animal pode acabar “assaltando” o pote ou a embalagem e comendo mais do que deveria.

4. Para maior praticidade, o dispenser para armazenar ração é uma boa solução

É recomendado sempre calcular a quantidade ideal de ração para gato de forma a evitar que o pet coma em excesso. Por isso, não se deve deixar o alimento sempre exposto no pote de ração e o tutor deve colocar manualmente a ração no objeto quando for comer. Porém, se você quer praticidade, uma dica é apostar no dispenser de ração. O acessório funciona como um armazenamento de ração acoplado a um comedouro. Basta colocar toda a ração de gato no recipiente e, na hora da refeição, apertar um botão que libera o alimento diretamente no potinho para o animal comer.

5. Sempre lave bem o dispenser ou pote para guardar ração

Se optar pelo dispenser ou pote para guardar ração, é importante se atentar à limpeza do acessório. A ração de gato guardada ali acaba deixando uma camada de gordura. Por isso, toda vez que o alimento chegar ao fim você deve higienizar bem o pote antes de colocar a ração nova. Lave todo o recipiente com água e esfregue-o utilizando uma esponja e detergente neutro. Para finalizar, lave e seque bem com um pano seco para evitar que o pote para guardar ração ou o dispenser fiquem úmidos.

6. O armazenamento de ração úmida deve ser sempre na geladeira

O tutor pode optar pela ração seca ou úmida. A ração seca vem nessa embalagem protegida e deve ser guardada seguindo as dicas anteriores. O armazenamento de ração úmida, porém, é um pouco diferente. Assim como no alimento seco, é recomendado deixar a ração para gato úmida em sua embalagem original, dentro ou não de um pote para guardar ração. Mas, ao invés de ficar em temperatura ambiente, o alimento deve ser guardado na geladeira. Armazenar ração úmida no refrigerador é a melhor forma de manter suas propriedades e evitar que ele estrague com as ações externas. Vale ressaltar que o indicado é consumir a ração de gato úmida em até dois dias.