Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alcaparras: 5 formas de usar o ingrediente na cozinha
Guia Culinário 14/04/2023

Alcaparras: 5 formas de usar o ingrediente na cozinha

A alcaparra pode, sim, ser um ingrediente versátil na cozinha! Esse condimento em formato de bolinhas pequenas, combina com diversos pratos e acrescenta muito mais sabor às refeições. Por sinal, a alcaparra pode ser o toque final que transformará aquele prato simples em uma comida sofisticada e digna de um jantar especial. Quer ver só? A seguir, confira pelo menos cinco possibilidades para quem não sabe onde usar alcaparras, seja para incrementar preparos com peixe, fazer molhos para saladas ou criar pastinhas que farão sucesso no lanche da tarde.

1. Salmão com alcaparras

A combinação de salmão com alcaparras é uma das mais clássicas na hora de aproveitar esse ingrediente nas refeições – e essa fama toda não é à toa! As alcaparras são um ótimo complemento para o sabor do salmão, especialmente se o peixe for grelhado ou assado. E o melhor é que o preparo é bem simples de fazer!

Para esse prato, o segredo é refogar as alcaparras junto com alho na mistura de azeite e manteiga. Em seguida, adicionar o suco de meio limão e acrescentar o salmão a esse molho para que cozinhe. Por fim, é só transferir os filés de salmão para um prato e despejar o molho de alcaparras por cima.

2. Pastinha de alcaparra

Outra possibilidade de aproveitar um pote de alcaparras em conserva é fazendo a pastinha de alcaparra. Ela é uma ótima opção para servir como uma entrada leve junto a torradas, ou mesmo para incrementar o lanche da tarde com pães rústicos, por exemplo.

Para fazer, coloque em um processador as alcaparras escorridas e lavadas, alho picado, azeite e suco de limão. Bata até que se forme uma pasta lisa e homogênea e, para finalizar, incorpore um pouco de salsinha picada e a pimenta do reino moída. Misture mais uma vez e sirva imediatamente com o acompanhamento que preferir.

3. Molho de alcaparra para peixe

O molho de alcaparra para peixe ajuda a garantir aquele toque de acidez e complexidade ao preparo de tilápia, linguado, badejo, robalo ou outras possibilidades. E o melhor é que o resultado final faz muito sucesso seja qual for o tipo de peixe escolhido!

Nesse preparo, comece derretendo a manteiga em fogo médio e adicionando farinha de trigo até formar uma pastinha homogênea. Depois, adicione gradualmente o caldo de peixe, mexendo bem para evitar a formação de grumos. Em seguida, adicione as alcaparras picadas e o suco de limão, deixando o molho cozinhar por cerca de 5 minutos, até que fique bem cremoso. Aí é só despejar o molho sobre o peixe já cozido ou assado e prontinho!

4. Molho de alcaparras para salada

E por falar em molho, o de alcaparra para salada é um dos mais interessantes para variar o gosto desse prato no dia a dia. Lembrando que alcaparras são ricas em antioxidantes, vitaminas e minerais – por isso, além de saborosas, também trazem benefícios à saúde, viu?

Basta misturar alcaparras picadas, azeite, mostarda dijon e vinagre de vinho branco para conseguir um molho rápido, simples e cheio de sabor! Aqui, vale acertar o sabor com sal, se for preciso, e finalizar com um pouco de pimenta moída na hora. Ah, e se preferir, pode acrescentar maionese ou creme de leite para deixá-lo mais cremoso – assim, além de temperar saladas verdes ou de legumes, ele se torna uma ótima opção de molho dip.

5. Tapenade de azeitona com alcaparra

A tapenade é uma pastinha rústica feita de azeitonas que pode levar alcaparras para ficar com um sabor ainda mais acentuado e delicioso! Além de um excelente acompanhamento para torradas e pães, essa pastinha também pode ser muito bem aproveitada como molho para massas ou carnes brancas – como peixes e frango. Ótimo, né?

Para preparar a tapenade, pique as alcaparras junto com as azeitonas, algumas nozes e o alho. Deixe tudo bem picado até que esses ingredientes já formem uma pastinha! Agora, para deixar a consistência ainda melhor, acrescente o azeite, o suco de limão e o molho shoyo. Para o “grand finale”, uma dica é colocar folhas de manjericão rasgadas por cima, misturar e servir!