Alimentação natural para cães: conheça os legumes e as frutas que seu pet pode comer
Quando o assunto é alimentação natural para cães, muitos tutores têm dúvidas sobre como começar ou o que servir para que os pets se mantenham saudáveis e fortes. Quando a ideia é substituir a ração por cereais, vegetais e carnes, o mais indicado é consultar um veterinário nutricionista, para que o profissional indique o plano alimentar mais adequado ao peludinho, garantindo que o cão tenha todos os nutrientes que precisa a cada refeição.
A situação mais comum no dia a dia de quem tem cachorro é flagrá-lo com olhar de pidão quando seu tutor ou qualquer outra pessoa está comendo algo que desperta seu paladar, principalmente a partir do cheiro. Por isso, ainda que a ração continue sendo a base da alimentação do cachorro, é muito importante saber quais alimentos o cachorro pode comer ou não. Continue lendo e veja algumas ideias simples para servir ao pet!
Alimentação natural: cachorro pode ter dieta mista
Ainda que seu cachorro tenha a ração mais adequada ao seu porte e idade no pote todos os dias – estando muito bem alimentado dessa forma -, é muito comum que o animalzinho demonstre uma enorme vontade de experimentar aquilo que os humanos que o cercam estão comendo. E, de fato, existe uma série de alimentos que podem ser servidos ao cão numa boa.
Os ovos são um bom exemplo de alimento que é saudável tanto para pessoas, quanto para cachorros. A melhor maneira de servi-lo é cozido: assim, bactérias como a Salmonela são eliminadas. Fritar o ovo não é uma boa forma de prepará-lo para um cão: a gordura é totalmente dispensável na dieta canina. Um ovo cozido pode ser, então, uma opção de petisco natural para cães.
Comida natural para cães: alimentos que podem ser servidos e como prepará-los
Batata (doce, inglesa e baroa), brócolis, abobrinha, inhame, repolho, vagem, chuchu, espinafre, couve, couve-flor, rabanete e berinjela são vegetais que podem ser servidos aos cães sem risco algum. Dentre os cereais, o arroz é o mais apreciado e também o mais saudável alimento natural para cachorros, sendo indicados até mesmo em dietas para recuperação de doenças.
Dentre as carnes, frango, músculo bovino e vísceras como moela, língua, coração e bucho são opções nutritivas e baratas para a alimentação canina. Carnes sempre devem ser desossadas antes de serem servidas aos cães: ossos podem causar engasgamentos!
O ponto principal do preparo dos alimentos naturais para cachorros é o cozimento: nada deve ser servido cru! Entretanto, os temperos são totalmente dispensáveis. Alguns deles, como a cebola, chegam até a serem tóxicos para os cães. Também não é preciso utilizar gorduras na comida natural para cachorro mas, se for utilizar, escolha uma de boa qualidade, como o azeite de oliva extra virgem.
Comida natural para cachorro: as frutas que o pet pode comer
São muitas opções de frutas que cachorro pode comer! Antes de oferecê-las ao pet, retire todas as sementes e corte-as em cubinhos. Só descasque aquelas frutas que você também não come a casca, como a banana. No caso da maçã, por exemplo, pode servir a casca ao cão sem medo. As frutas podem ser consumidas in natura – cachorros adoram o som crocante de uma fruta fresca – ou serem utilizadas como ingredientes de um picolé canino, por exemplo. Veja a lista de opções boas para cachorro:
- Maçã
- Kiwi
- Pera
- Banana
- Pêssego
- Damasco
- Mamão
- Melão
- Manga
- Caqui
Dentre as frutas, a mais tóxica para cães é a uva. Aposte nas opções da lista acima como petisco e seu cãozinho vai ficar muito feliz e grato!