
Cebola: 4 utilidades que você não conhecia
Que a cebola é um tempero e tanto, ninguém duvida! A hortaliça chegou ao Brasil ainda nos tempos coloniais e, de lá para cá, não saiu mais da cozinha das casas brasileiras. O que muita gente não sabe, porém, é que a cebola vai muito além de um ingrediente culinário. As propriedades da cebola também ajudam a conservar outros alimentos e até a salvar algumas preparações que deram errado. Com o abacate, por exemplo, a cebola entra em cena – e não é no preparo de um guacamole! Conheça a seguir 4 utilidades da cebola dentro e fora da cozinha!
Cebola ajuda a conservar abacate
Nem sempre conseguimos utilizar uma fruta inteira de uma só vez. Com o abacate – que é uma fruta grande – é muito comum que pelo menos a metade tenha que ser guardada para outro momento. Também é verdade que não demora muito para que o abacate comece a escurecer. Você pode consumir a fruta com a superfície marronzinha algumas horas depois de cortá-la mas, se quiser, também pode usar cebola para deixar o abacate verde por mais tempo.
Compostos de enxofre, que dão à cebola aquele cheiro tão característico e enchem nossos olhos de lágrimas, também ajudam a retardar a oxidação do abacate. Corte uma cebola – branca ou roxa – ao meio. Não é um corte específico: você normalmente já corta a cebola ao meio quando vai picá-la, certo? O truque é pegar a metade da cebola e a metade do abacate e guardá-los juntos em um saco para freezer e geladeira.
Queimou o arroz? A cebola ajuda a tirar o cheiro de queimado
Acontece até com os mais experientes na cozinha: um momento de descuido, e o arroz queima! Além de ser um tempero que combina muito bem com o cereal, a cebola também ajuda a remover tanto o cheiro quanto o gosto de queimado do arroz queimado. Desperdício zero!
O que você precisa fazer é:
- Cortar uma cebola – utilize a branca – em pedaços grandes;
- Com uma colher, abrir espaço bem no meio do arroz dentro da panela;
- Colocar as cebolas nesse vão;
- Tampar a panela e deixar que as propriedades da cebola façam efeito. Vai levar, no máximo, 10 minutos.
O que fazer com cebola? Cuidar da horta!
Em vez de jogar as cascas de cebola no lixo, você pode aproveitar os nutrientes que ela contém na sua alimentação (fazendo chás e caldos, por exemplo) ou como alimento para suas plantinhas! Transformar as cascas de cebola em uma farinha fina e misturá-la na terra dos vasinhos é uma forma de adubar e também de proteger a planta de pragas. Tudo o que você precisa fazer é deixar que as cascas sequem naturalmente sobre a bancada da cozinha. Pique as cascas e bata em um liquidificador ou um processador. Aí, é só misturar na terra quando for cuidar das plantas.
Casca de cebola também tinge tecidos
Uma atividade bem legal para fazer em casa, sozinho ou com as crianças, é tingir roupas claras com cascas de cebola. O resultado fica mais bonito em tecidos naturais, como algodão e linho. Pode ser uma forma interessante de dar vida nova àquela camiseta branca que já tem algumas manchinhas.
Você pode utilizar tanto a cebola roxa quanto a branca. Ou até misturá-las: sua criatividade é que manda! Em uma panela grande, coloque uma quantidade de água que seja suficiente para cobrir a peça que você vai tingir. Mas, antes, deixe as cascas fervendo em água até que a cor se desprenda na água. Apague o fogo, e coloque a peça e a água em um balde. Retire quando chegar na tonalidade desejada e deixe secar naturalmente.