Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Champignon: como usar esse ingrediente no strogonoff, no risoto e no macarrão
Guia Culinário 14/09/2023

Champignon: como usar esse ingrediente no strogonoff, no risoto e no macarrão

O cogumelo champignon é um ingrediente usado, na maioria das vezes, para dar o toque final em pratos variados. Mas para quem é fã, ele pode, sim, ser o foco principal de muitos deles! Os preparos mais comuns são os mais cremosos, como strogonoff, risotos e massas. Nestes casos, o cogumelo se mescla com facilidade com os outros ingredientes e adiciona o seu sabor suave na receita. Se você não sabe como incluir o champignon cogumelo no seu dia a dia, a primeira dica é apostar na versão em conserva, que é mais recomendada para o consumo. Depois disso, confira, aqui embaixo, três opções de receitas com champignon que você pode preparar de forma simples e prática!

Strogonoff com champignon pode ser de carne, frango ou levar apenas os cogumelos inteiros

A combinação de champignon e strogonoff é um clássico. A principal vantagem, aqui, é que ele pode aparecer de formas diferentes na receita de acordo com a forma que você preferir. No caso do strogonoff de carne ou de frango, o cogumelo champignon pode entrar no final do cozimento da carne, já que ele não precisa ficar tanto tempo no fogo. Para isso, o ideal é apostar no champignon que já vem fatiado – se você preferir, pode até cortá-lo em pedaços menores.

Porém, se a sua intenção for preparar um strogonoff vegetariano de champignon, pode usar os cogumelos inteiros ou cortá-los em pedaços médios (maiores que os fatiados). Um passo a passo básico deste prato consiste em refogar os cogumelos com alho e cebola, adicionar molho de tomate e água para cozinhar por 10 minutos, temperar e incluir o creme de leite no final.

Risoto de champignon leva arroz arbóreo e cogumelos fatiados

Assim como com o strogonoff, existem diferentes formas de incluir o champignon numa receita de risoto, já que ele pode ser um toque final em opções de carne, frango, frutos do mar, por exemplo, e também pode entrar como a proteína principal do prato. Ainda que as receitas e ingredientes variem, o que não pode mudar no preparo do risoto de champignon é o uso do arroz arbóreo, que combina com o sabor do cogumelo e garante a cremosidade necessária para o prato.

Outros ingredientes que podem fazer a diferença no preparo são salsinha, cebolinha, queijo parmesão e temperos desidratados variados. Na hora de servir, a cebola crispy pode ajudar a adicionar uma textura a mais no prato.

Macarrão com champignon combina com diferentes tipos de molhos

Mais uma vez, o cogumelo prova sua versatilidade! Para comer macarrão com champignon você pode usar molho vermelho, branco, de queijos e, até mesmo, preparar uma opção mais sequinha, como acontece com o macarrão ao alho e óleo. Na hora de cozinhar, a base é a mesma para todos os molhos: refogar os cogumelos com alho e cebola e adicionar temperos. A partir daí você pode colocar mais manteiga e incluir o macarrão já cozido para ele pegar o gosto do refogado ou adicionar o molho de sua preferência. Se a intenção for preparar uma opção com outras carnes, como o bacon, por exemplo, o ideal é começar o preparo por elas, adicionar o champignon e, por fim, o molho.