
Cloro ou água sanitária? Diferenças + usos para cada um
Você sempre fica na dúvida entre cloro ou água sanitária na hora de fazer a faxina da casa? Tem razão em se preocupar! Muito presentes nas casas brasileiras, esses dois produtos de limpeza podem ser muito melhor aproveitados no seu dia a dia quando você entende a função de cada um. Além disso, a melhor compreensão sobre a forma de uso previne desperdício e até mesmo acidentes. Saiba todos os detalhes!
Água sanitária ou cloro: qual a diferença entre os produtos?
A principal diferença entre o cloro e a água sanitária é a composição química dos produtos. Enquanto o cloro surge do processo de decomposição e compressão do cloreto de sódio, a água sanitária nada mais é do que a mistura de água e cloro. Mas isso não quer dizer que eles são a mesma coisa: essa pequena diferença na formulação desses produtos de limpeza já é o suficiente para que eles tenham ações e funções completamente diferentes.
Falando em água sanitária, você também já deve ter ouvido falar do cloro ativo. Esse é o nome popular dado a uma substância chamada hipoclorito de sódio que é usada na fabricação de águas sanitárias e produtos de limpeza de alta performance.
Qual a função do cloro: entenda para que serve o produto
O cloro é um produto de ação altamente corrosiva. Por isso, quando o assunto é limpeza doméstica, ele é indicado para a limpeza de sujeiras muito resistentes ou de áreas que precisam de uma desinfecção profunda, como ralos e vasos sanitários. Tem acúmulo mofo, limo ou gordura em algum cômodo da casa? O cloro também é um aliado na remoção.
Por outro lado, é bom evitar o uso de cloro em algumas superfícies, como a madeira e o verniz, que podem ser danificadas pelo produto. Caso queira tirar manchas de algum tecido, prefira um alvejante específico para roupas em vez do cloro puro.
Em resumo, você pode usar o cloro para:
– Fazer uma limpeza pesada no banheiro;
– Tirar limo do box;
– Limpar o chão gorduroso da cozinha;
– Fazer a manutenção da piscina;
– Limpar ralos.
Como usar a água sanitária: em quais casos ela é mais indicada que o cloro
A água sanitária é uma mistura que tem cloro em menor concentração. Sendo assim, ela é considerada um bom desinfetante e branqueador. Na faxina da casa, ela auxilia tanto nas limpezas pesadas quanto nas leves, do dia a dia. Ela também pode ser uma aliada na limpeza da parte externa de piscinas e na higienização de verduras e cascas de legumes. Basta diluir 25 ml da solução em água e lavar os alimentos com a mistura. Você também pode despejar uma pequena quantidade desse produto no pratinho das plantas para evitar a proliferação de larvas de mosquito.
Evite misturar o cloro e a água sanitária para prevenir acidentes
Um dos erros que muitas pessoas cometem na limpeza doméstica é misturar vários produtos de limpeza. Em vez de potencializar a limpeza, essa prática pode diminuir a eficácia dos principais componentes de cada produto e ainda ser tóxica para o organismo – especialmente quando se trata de produtos muito corrosivos como o cloro e a água sanitária com cloro ativo.
Por isso, não misture água sanitária e cloro e também evite misturá-los com outros produtos de limpeza como detergentes e desinfetantes. Outro cuidado é sempre usar luvas de proteção ao manusear esses produtos, mantê-los longe do calor e do fogo e, no caso cloro, evitar aplicá-lo em superfícies de inox ou alumínio.