Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Comida de cinema: 4 receitas de filmes e como prepará-las em casa
Guia Culinário 05/08/2020

Comida de cinema: 4 receitas de filmes e como prepará-las em casa

Você já sentiu vontade de experimentar uma comida de cinema? Alguns filmes ficam marcados por cenas emblemáticas que envolvem comidas saborosas, como o clássico espaguete com almôndegas da animação estadunidense “A Dama e o Vagabundo” (1995). Pensando nisso, nós separamos 4 receitas de filmes que você pode preparar em casa. Dá uma olhada na matéria!

1. Espaguete com almôndegas, de “A Dama e o Vagabundo” (1995)

Apaixonados, a Dama e o Vagabundo fazem parte de uma das cenas mais emblemáticas dos filmes de animação infantil: o momento em que o casal ganha um jantar romântico em um restaurante italiano e divide, no mesmo prato, um delicioso espaguete com almôndegas!

Você vai precisar de: 1 pacote de macarrão tipo espaguete, 1 pacote de molho de tomate com pedaços, 250 g de carne moída, 1 ovo, ½ xícara (chá) de farinha de rosca, 1 cebola picada, 1 dente de alho amassado, 1 colher (sopa) de azeite, 2 ramos de manjericão fresco, óleo para fritar, sal, pimenta-do-reino e salsinha a gosto.

Para preparar o prato da cena, refogue o molho de tomate com azeite e ½ cebola picada até começar a ferver. Acrescente o manjericão, o sal e a pimenta-do-reino, misture bem e desligue o fogo. Em seguida, tempere a carne moída com o restante da cebola e o dente de alho + 1 pitada de sal, pimenta-do-reino e salsinha, acrescente a farinha de rosca e o ovo e misture tudo com as mãos.

Molde a carne fazendo o formato de mini bolinhas, frite em uma frigideira com óleo até selar bem todos os lados e coloque as almôndegas no molho de tomate pronto. Ligue a fogo baixo e deixe cozinhar por 5 minutinhos. Enquanto isso, prepare o macarrão em uma panela com água fervente até ele ficar ‘al dente’, incorpore-o ao molho e monte, em um prato único, o espaguete com almôndegas!

2. Cerveja amanteigada, da saga “Harry Potter” (2001-2011)

Que tal reproduzir uma das bebidas mais famosas dos filmes de Harry Potter em casa? Para quem não sabe, a cerveja amanteigada apareceu pela primeira vez nas telonas em “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” (2004). Depois disso, se tornou um verdadeiro sucesso entre os fãs da saga!

Obs.: Apesar do nome, a cerveja de Harry Potter é uma bebida sem álcool que pode ser consumida por adultos e crianças!

Você vai precisar de: 1 xícara de açúcar mascavo, 2 colheres (sopa) de água, 4 colheres (sopa) de manteiga, 1 colher (sopa) de suco de limão, ¼ (xícara) de creme de leite fresco, nata ou sorvete de creme, ½ colher (chá) de extrato de baunilha, ½ colher (chá) de noz moscada, 1 pitada de sal e 300 ml de água com gás.

Para preparar a receita, coloque o açúcar e a água (sem gás) em uma panela e misture bem até começar a ferver. Deixe cozinhando a fogo baixo por pelo menos 3 minutinhos e em seguida desligue. Acrescente a manteiga, misture novamente, e coloque o suco de limão, o extrato de baunilha, o sal e a noz moscada. Finalize com o creme de leite fresco (ou com alguma das alternativas a este ingrediente), mexa até dissolver e reserve.

Em um copo de 350 ml, coloque 4 colheres (sopa) da mistura que você acabou de preparar, acrescente a água com gás e misture com uma colher para formar a espuma da cerveja.

3. Tomates verdes fritos, de “Tomates verdes fritos” (1992)

Cômico e dramático ao mesmo tempo, “Tomate verdes fritos” é um filme de 1992 relata a história de duas mulheres,  Igdie Threadgoode e Ruth Jaminson, que se tornam grandes amigas. Juntas, elas inventam a receita que deu origem ao nome do filme!

Você vai precisar de: 3 tomates bem verdes, 1 (xícara) de farinha de trigo, 1 xícara de farinha de rosca (ou farinha de milho), 2 ovos, ½ (xícara) de leite, óleo para fritar, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Para preparar, comece cortando os tomates em rodelas de mais ou menos 1 cm, descarte as sementes, tempere com sal + pimenta-do-reino e reserve tudo em um potinho. Em um recipiente à parte, misture os ovos com o leite e reserve. Aqueça o óleo em uma frigideira, passe cada uma das rodelas de tomate na farinha de trigo, depois na mistura de ovos com leite e, por último, na farinha de rosca e leve para fritar até dourar dos dois lados.

4. Bolo de chocolate, de “Matilda” (1997)

Em uma das cenas mais marcantes do filme “Matilda” (1997), Bruce (amigo da protagonista) é obrigado a comer um bolo de chocolate gigante. Que tal aprender a recriar essa receita?

Você vai precisar de: 4 xícaras de farinha de trigo, 4 xícaras de achocolatado em pó, 2 colheres (sopa) de fermento, 2 xícaras de açúcar, 2 xícaras de leite, 6 ovos, 1 xícara de óleo, 2 barras de chocolate meio amargo, 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 caixa de creme de leite fresco.

Comece dividindo a receita do bolo em duas porções: misture metade da quantidade de ingredientes secos em um recipiente (farinha, achocolatado, fermento e açúcar). Abra 3 ovos, separe as claras das gemas e incorpore somente a gema no recipiente. Faça uma mistura de 1 xícara de leite com ½ xícara de óleo e coloque, aos poucos, na mistura de farinha, misturando bem com uma colher. Bata as claras em neve em uma batedeira e acrescente ao mesmo recipiente.

Repita o mesmo procedimento com o restante dos ingredientes e faça uma segunda massa de bolo. Leve ambas para assar a 180°C por 30 minutos e retire do forno quando estiverem prontas. Para fazer o recheio, derreta as barras de chocolate em banho-maria, ferva o creme de leite fresco com a manteiga em uma panela e, depois, acrescente o chocolate derretido misturando bem até formar um creme. Corte cada uma das massas na metade, recheie com o creme de chocolate e monte 4 camadas de bolo alternadas com o recheio. Use o creme para decorar a massa e espalhe envolta do bolo!

Veja mais