Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como cuidar de samambaia: saiba TUDO sobre a popular planta
Meu Lar 05/02/2024

Como cuidar de samambaia: saiba TUDO sobre a popular planta

Para quem mora em casa ou apartamento, ter plantinhas é sempre uma boa opção. Além de deixar o ambiente bonito, elas ajudam a melhorar a qualidade do ar – já que algumas têm a capacidade de absorver mofo e poeira do lugar. Um exemplo disso é a samambaia.

Charmosa, esse tipo de planta filtra poluentes, como formaldeído e xileno, e a sua presença ainda atrai prosperidade e abundância para o lar. Mas você sabe como cuidar de samambaia, usando produtos do dia a dia? Acompanhe o texto e descubra como fazer isso, de forma simples e prática.

Como cuidar de samambaia?

A samambaia é uma planta que adora lugares úmidos e sem vento. Para mantê-la bonita e saudável, no entanto, precisa manter alguns cuidados diários, como:

1. Iluminação

A samambaia deve ficar em locais onde recebe luz indireta – em uma sombra parcial. Isso porque a luz direta pode queimar as suas folhas.

2. Rega

Como cuidar de samambaia? O solo deve estar sempre úmido, mas nunca encharcado. Ao molhar a planta, não regue as suas folhas diretamente, pois isso pode contribuir para o aparecimento de fungos – o ideal é regar a sua base apenas.

3. Poda

Realize podas eventuais para controlar o tamanho da planta. E quando aparecer folhas amareladas ou danificadas, retire-as para possibilitar que ali cresçam outras, fortes e saudáveis.

4. Adubação

A adubação da samambaia deve ser feita durante a primavera e o verão, que são os períodos em que a planta está em fase de crescimento. Já no outono e no inverno, reduza ou evite adubá-la, pois essas são estações em que o crescimento ocorre de maneira mais lenta.

5. Pragas

Fique atento ao aparecimento de pragas, como ácaros e cochonilhas. Caso seja necessário, utilize um inseticida ou sabão em barra para tratar a planta.

Qual é o melhor lugar para deixar a samambaia?

O melhor lugar para deixar a samambaia é em um ambiente onde haja luz indireta – sombra moderada –, umidade (geralmente, o banheiro é o local mais úmido da casa), temperaturas constantes (entre 18 e 24 graus) e pouco vento.

É bom ter samambaia dentro de casa?

Ter uma samambaia dentro de casa é muito bom para o ambiente, isso porque a planta:

  • ajuda a purificar o ar, filtrando os poluentes presentes no ambiente;
  • deixa o lar mais bonito e alegre com suas folhas exuberantes;
  • promove um lugar tranquilo e acolhedor;
  • é considerada de baixa manutenção, por ser fácil de cuidar e de manter em ambientes internos.

O que fazer quando a samambaia está morrendo?

Como cuidar da samambaia? Quando a samambaia está morrendo – isto é, perdendo as folhas e as que ficam estão amareladas –, é preciso garantir cuidados mais intensivos, como:

Regar a planta por imersão

Para isso, coloque o vaso da samambaia em uma bacia ou em um recipiente grande com água. Mas atenção: não deixe que a água ultrapasse a borda do vaso.

Colocar cálcio líquido

A samambaia precisa de muito cálcio para crescer saudável. Quando está em estado crítico, é preciso repor o nutriente o mais rápido possível. E a melhor forma de fazer isso é:

  1. dilua duas tampas de cálcio líquido para cada litro de água;
  2. depois, regue a planta por imersão (como explicado no tópico anterior);
  3. realize esse processo a cada quatro meses.

Usar ganchos mais longos

Ao comprar vasos de planta com gancho, geralmente estes vêm curtos. Porém, para que a samambaia receba a quantidade necessária de luz do sol, o ideal é deixá-la pendurada em um vaso com ganchos mais longos.

Quais são os tipos de samambaia para ter em casa?

A seguir, conheça 12 tipos de samambaias para ter em casa:

1. Samambaia americana

Vaso de samambaia americana sobre um piso de madeira e diante de uma parede de tijolos, representando como cuidar da planta

A samambaia americana é um dos tipos mais populares no país. Possui folhas verde-claras e mede até 60 centímetros de comprimento. É muito utilizada em vasos suspensos para decorar ambientes.

2. Samambaia renda francesa

Vaso de samambaia renda francesa, que apresenta folhas finas delicadas, ilustrando como cuidar da planta

Possui folhas finas delicadas, que se assemelham a um tecido de renda. Charmosa, a samambaia renda francesa é ótima para decorar a casa, o jardim e a varanda.

3. Samambaia de metro

Folhas de samambaia de metro em um ambiente arborizado e verde, destacando como cuidar da planta

A samambaia de metro é originária do Brasil, sendo a maior espécie existente no país. Ela pode medir até 20 metros de comprimento e, geralmente, é usada em vasos suspensos para decorar sala, varandas e garagem.

4. Samambaia asplênio

4. Samambaia asplênio

Com até um metro de altura, a samambaia asplênio é um tipo de planta que é ótima para quem mora em ambientes pequenos – porém, não deve ser cultivada em locais abertos, caso more em regiões muito frias. Possui crescimento vertical e suas folhas crescem enroladas.

5. Samambaia chifre de veado

Sobre uma superfície lisa, há um vasinho com samambaia chifre de veado, representando como cuidar da planta

A samambaia chifre de veado é também uma planta de pequeno porte. Possui esse nome por causa das suas folhas que se assemelham ao chifre do veado.

6. Samambaia jamaicana

6. Samambaia jamaicana

Com até 70 centímetros de comprimento e desenvolvimento na horizontal, a samambaia jamaicana é a mais indicada para quem deseja ter um jardim vertical.

7. Samambaia amazonas

Detalhes das cores intensas das folhas de uma samambaia amazonas, ilustrando como cuidar da planta

A samambaia amazonas é uma planta de grande porte e, por isso, deve ser cultivada em lugares com bastante espaço. Possui uma coloração intensa e crescimento rápido. É também uma opção para quem deseja ter um jardim vertical.

8. Samambaia havaiana

8. Samambaia havaiana

De cor clara e aspecto crespo, a samambaia havaiana é um charme e ótima para decorar ambientes internos. Como suas folhas gostam de sol, a planta pode ser cultivada também em lugares abertos.

9. Samambaia avenca

9. Samambaia avenca

A samambaia avenca possui folhas delicadas e, por isso, deve ficar longe de ventos fortes. É uma planta ornamental, ideal para ser cultivada em vasos. Além de belas, as suas folhas também possuem propriedades diuréticas, antioxidantes e expectorantes – sendo indicada para serem consumidas como chá.

10. Samambaia azul

Detalhe das folhas de uma samambaia azul, mostrando como cuidar da planta que deve ser cultivada longe de crianças e animais

A samambaia azul é uma planta de grande porte. Charmosa, quanto mais luz recebe, mais azuladas ficam suas folhas. Mas, por ser uma planta tóxica, não deve ser cultivada em ambientes onde tenham crianças pequenas e animais de estimação.

11. Minissamambaia

Sobre uma mesa forrada com uma toalha, há um vaso de palha trançada com uma mini-samambaia, mostrando como cuidar da planta

Com folhas verde-claras e aspecto crespo, a mini-samambaia é ideal para compor uma decoração mais discreta e robusta. Pode chegar até 60 centímetros de altura.

12. Samambaia prata

Detalhe das longas folhas de uma samambaia prata, retratando como cuidar da planta

A samambaia prata possui folhagem longa, com o centro branco-prateado e bordas arredondadas, e é ideal para ser cultivada em ambientes internos onde possui bastante luminosidade.

Como tirar cochonilhas de samambaia?

A cochonilha é um tipo de praga que ataca plantas quando elas já estão fracas (a desidratação é um dos motivos principais). É possível utilizar alguns métodos para remover as cochonilhas da samambaia, como:

  • limpar as folhas com algodão embebido de álcool 70%, retirando os insetos do vegetal delicadamente;
  • ou diluir 10ml de óleo mineral (facilmente encontrado em farmácia) e 10ml de detergente em um litro de água. Depois, é só aplicar a mistura na planta;
  • outra opção é bater um pedaço de sabão de coco, 500 ml de água, uma cebola, um alho e pimentas da sua preferência no liquidificador. Em seguida, é só coar e diluir um pouco da mistura para dez partes de água.

Como acabar com fungos na samambaia?

O aparecimento dos fungos em samambaias está relacionado ao excesso de umidade, pouca circulação de ar, solo muito úmido ou falta de luz. Para acabar com os fungos na planta:

  • faça uma mistura de duas colheres de sopa de vinagre branco com duas colheres de sopa de chá de camomila. Em seguida, borrife o líquido na planta;
  • ou use pó de neem (planta de origem indiana) ou gergelim misturado a duas partes de água;
    além disso, regule a umidade;
  • coloque a planta em um local que tenha boa ventilação;
    mantenha a limpeza, removendo as folhas amareladas ou mortas.

Viu como cuidar de samambaia? Elas são plantas maravilhosas, que trazem muita beleza, alegria e tranquilidade para o ambiente. Se bem cuidadas, elas podem durar por bastante tempo. Para isso, basta seguir as nossas dicas que não tem erro. Combinado?!