
Como descongelar peixe sem alterar o sabor
Sem dúvidas, congelar alimentos e refeições é uma das principais formas de conservá-los por mais tempo. Mas não tem nada mais triste do que descongelar aquele salmão fresquinho no final da semana e sentir que o gosto dele mudou consideravelmente. É bem chato, não é? Manter os alimentos em baixa temperatura pode acabar alterando seu sabor, textura e aparência se você não souber como descongelá-los da maneira certa. Para acabar com esse problema, nós separamos os principais truques de como descongelar peixe sem mudar o gosto do alimento. Dá uma olhada!
Evite descongelar o peixe em temperatura ambiente
A principal regra de descongelamento costuma contrariar muita gente. Afinal, diferente do que muitos acreditam, descongelar qualquer tipo de proteína em temperatura ambiente não é a solução mais indicada. Logicamente, ela funciona – mas pode alterar as características originais do alimento.
Sempre que tiver tempo, opte por descongelar o peixe na geladeira
A melhor maneira de manter o sabor original do peixe é colocando-o na geladeira durante toda a noite anterior ao dia de preparo. Assim, você consegue mantê-lo em baixa temperatura e ele vai descongelando gradualmente. O ideal é preservá-lo em sua embalagem original ou colocá-lo num pote coberto por um pano de prato.
Está com pouco tempo? Descongele o peixe na água fria
Se você estiver na correria do dia a dia, sem tempo para manter o peixe na geladeira da noite pro dia, escolha o método da água fria. Basta colocá-lo em um saco hermético (ou em alguma embalagem bem lacrada) e deixá-lo imerso num recipiente com água fria por aproximadamente 2 horas. Caso o peixe flutue sobre a água, coloque algum peso por cima para que ele fique completamente submerso.
Para descongelar o peixe mais rapidamente, utilize o micro-ondas
Este não é um processo tão natural como o da refrigeração (isto é, com a geladeira) e o da água fria, mas funciona muito bem – principalmente se você estiver esquecido de descongelar o peixe com antecedência.
Por isso, utilize a configuração de degelo do seu micro-ondas, coloque o peixe em um pote apropriado para o aparelho e espere alguns minutos. De tempos em tempos, verifique se o alimento ainda está gelado e se já descongelou completamente. Para que o sabor do peixe não se altere, é muito importante retirá-lo do micro-ondas ainda frio e somente um pouco mais maleável do que antes.
Obs.: Para descongelar o peixe corretamente, não utilize o micro-ondas na potência mais alta!
Dica: Esse método funciona ainda melhor se você for preparar o peixe logo em seguida. Para garantir que a sua textura se manterá a mesma, asse a proteína em uma travessa coberta por papel alumínio. Não tem erro!