Pelos de cachorro: guia completo para desembaraçar, cuidar e limpar
Pode parecer desafiador conservar o pelo do cachorro sempre bonito, mas com alguns cuidados simples e rotinas de higiene, é possível manter seu amado amigo peludo bem bonito como deve ser! Isso porque, além dele ficar ainda mais lindo, o pelo é um dos sinais de que seu pet está feliz e saudável.
Precisa de ajuda nesse departamento? Então, aproveite a seguir algumas dicas essenciais para manter o pelo do seu cachorro saudável, desde a alimentação correta até a escovação adequada. No fim, tem até dica extra para hidratar os pelos caninos em casa. Vamos lá?
Como desembolar pelos de cachorro?
Notou os pelos do seu cachorro embolados e não sabe como lidar com essa situação? Confira a seguir como desembolar o pelo de cachorro da forma mais eficiente e tranquila possível, tanto para você quanto para o cãozinho:
Use ferramentas apropriadas: escova e paciência
A forma mais segura de não deixar que muitos nós se formem na pelagem de um cachorro é fazer da escovação uma rotina. Quanto mais vezes você escovar os pelos do cão, mais acostumado ele estará com esse cuidado e menos nós serão formados. Depois do banho é a hora ideal para a escovação: os pelos molhados deslizam melhor pela escova.
Mas é importante observar que uma frequência alta de banhos pode causar problemas de pele, então é preciso saber escovar um cachorro com pelos secos também e fazer isso, no mínimo, uma vez por semana. Quanto mais peludo for o cão, mais vezes ele deve ser escovado.
A tendência é que o pet se acostume, passe a achar essa prática bem relaxante e você consiga concluir a escovação com mais facilidade. Mas, nas primeiras vezes, é comum que o cãozinho tente se desvencilhar do cuidado, principalmente se sentir dor ao ter um nó de pelo desfeito.
A melhor escova para cachorro é aquela que possui pinos em suas cerdas: com esse tipo, fica mais fácil localizar os nós. Uma vez que os nós sejam encontrados, você deve segurar os pelos que estão presos bem próximo das raízes, pressionando de leve a pele do cão. Então, com uma escova rasqueadeira, basta ir penteando suavemente, indo das pontas à raiz.
Tenha petiscos por perto
O truque é convencer o animal aos poucos. Ou seja, sempre que você o segurar, com a ajuda do peitoral e guia, por exemplo, para fazer a escovação dos pelos, dê um petisco como prêmio assim que a tarefa for concluída. Faça uma “festinha” para ele, deixando claro que aquele comportamento é desejado.
Assim, cada vez que ele visualizar a escova, sabe que vai ganhar um petisco ao colaborar.
Dê ração de qualidade
Para evitar a formação de nós e deixar os pelos do cachorro mais saudáveis de modo geral, é preciso fornecer uma boa alimentação ao pet. Escolher uma ração de qualidade, adequada para a faixa etária e o porte do animal, é o passo mais importante. Somente a partir da ingestão equilibrada de nutrientes o organismo canino pode funcionar bem. Conheça as opções de ração para cães e petiscos Qualitá.
Como cuidar do pelo de cachorro e deixá-lo sempre saudável?
Veja abaixo algumas dicas para você deixar o pelo de seu cachorro sempre saudável:
Alimentação de qualidade
Nenhum cuidado com o pelo do cachorro será eficiente se a alimentação do seu pet não for adequada ou seguir uma quantidade de ração. Se o pelo do seu cachorro está caindo muito, pode ser um indicativo de que a dieta não está rica em nutrientes como deveria, por exemplo.
Assim, o primeiro passo é se certificar de escolher uma ração de qualidade, que tenha proteínas, vitaminas e ácidos graxos essenciais, como o ômega-3 e o ômega-6. Além disso, fique de olho também na qualidade dos petiscos que você der ao bichinho ao longo do dia, até para não exagerar — ao fazer ele ficar sem fome.
Escove regularmente
Escovar seu cachorro é indispensável para garantir mais beleza ao pelo, porque vai ajudar a remover os soltos e a sujeira. Mas o mais importante: essa escovação do pelo também ajuda a estimular a circulação sanguínea e distribuir a oleosidade natural da pele por todo o corpo. Assim as pontinhas não ficam tão ressecadas!
Aqui, vale lembrar que a frequência da escovação dependerá do tipo de pelo do seu cachorro. Normalmente, cachorros com pelos mais longos precisam ser escovados com mais frequência, quase que diariamente.
Mantenha o seu cachorro bem hidratado
A água é muito importante para manter a pele e o pelo do cãozinho saudáveis. Considerando isso, certifique-se de que seu cachorro tenha acesso à água fresca e limpa o tempo todo. Isso vale também para quando você levá-lo em passeios na rua, especialmente se pretende passar longos períodos na rua com o seu pet — seja debaixo de sol ou não.
Dê banhos regulares
Os banhos regulares ajudam a manter o pelo limpo e livre de sujeira e odor. Porém, nada de exagerar, afinal, o excesso de banho no pet pode ressecar a sua pele e a sua penugem. A frequência dessa higienização dependerá do tipo de pelo do cachorro e do estilo de vida dele –— há quem dê banhos semanais, quinzenais ou até mensais. Aqui, a opinião do veterinário pode ajudar a definir essa escala.
Mas uma boa dica é que, nesses banhos, você faça uso do condicionador para hidratar bem o pelo do seu animalzinho. Assim como nos fios humanos, esse produto ajuda a condicionar os fios e deixá-los com aspecto mais alinhado e hidratado. Caso o seu pet não tenha alergias, essa é uma ótima dica!
Visite o veterinário regularmente
Pelo de cachorro caindo muito, reações alérgicas na pele… Tudo isso pode ser causado, também, por problemas de saúde, como alergias e infecções de pele. Para evitar que esse tipo de situação aconteça e acabe se transformando em uma dor de cabeça ainda maior, é importante levar seu cachorro ao veterinário regularmente.
Quais são as dicas para lidar com a queda de pelo de cachorro?
A seguir, confira dicas para evitar a queda ou o acúmulo de pelo do seu pet pela casa:
Escove diariamente
O pelo de cachorro espalhado pela casa é uma realidade frequente para quem tem pets. Contudo, é possível diminuir a quantidade de pelo de cachorro caindo com alguns cuidados básicos. O principal é escovar os pelos do cachorro com frequência. Cães que têm maior tendência à queda de pelo precisam ser escovados diariamente.
Dessa forma, você retira os pelos mortos com a escova antes que eles caiam pela casa. Além disso, a escovação ajuda a manter os fios saudáveis, o que, consequentemente, evita a queda de pelo.
Varrer todos os cômodos da casa com frequência
Quem sofre com cachorro soltando muito pelo precisa de uma rotina de limpeza da casa mais rigorosa. O primeiro passo é varrer diariamente. Existem diversos tipos de vassouras disponíveis no mercado com diferentes finalidades. Para limpar o pelo de cachorro, aposte na vassoura de cerdas macias de borracha.
Esse material cria uma eletricidade estática que facilita a aderência dos pelos às cerdas com mais facilidade. Passe a vassoura em todos os cômodos da casa e, ao final, jogue os pelos de cachorro recolhidos na Lixeira Qualitá. Com esse cuidado diário, você evita que o pelo do seu dog se acumule dentro de casa.
Invista em um aspirador de pó
Se o seu caso de “meu cachorro está soltando muito pelo” é mais intenso, vale apostar em um aspirador de pó. O equipamento promove uma limpeza mais rápida e bastante potente, eliminando os pelinhos mais escondidos.
As versões de aspirador de pó portáteis são ótimas na limpeza dos cantinhos da casa, dos tapetes e dos estofados. Quem tem cachorro soltando pelos em excesso também pode apostar no mop, um tipo de rodo com água que ajuda na limpeza da casa.
Use uma flanela seca para limpar móveis e estofados
Uma dica para tirar o excesso de penugem dos sofás é limpar fazendo movimentos circulares, pois facilita a remoção do pelo de cachorro e evita que ele se espalhe mais. Além de mesas, sofás e cadeiras, o pano de limpeza pode ser utilizado em colchões e travesseiros sem problemas, seja na cama do tutor ou na caminha do cachorro.
Abuse do rolo adesivo
Um item que faz toda a diferença para quem tem um cachorro soltando pelo em excesso é o rolo adesivo. Esse acessório pequeno possui uma fita adesiva que adere ao pelo de cachorro com facilidade. Basta passar o rolinho em uma superfície que os pelinhos vão ser removidos.
A melhor parte é que, por ser pequeno, funciona muito bem na hora de remover aquele pelo de cachorro que cai nos cantinhos de sofás e poltronas. Além disso, se você passa pelo problema de pelo nas roupas, não se preocupe – o rolo é ótimo para tirá-los da roupa sem sofrimento!
Agora que você já sabe como lidar com os pelos de cachorro, tenha os cuidados diários para que você aproveite muito mais com o seu amigo de quatro patas, que, com as nossas dicas, se manterá saudável e você poderá ter como seu cãopanheiro por muito mais tempo.
Até a próxima!