Como fazer molho de cachorro-quente: confira a receita!
O cachorro-quente é um dos lanches mais democráticos, práticos e fáceis de fazer – não é à toa que é a pedida clássica para festas e encontros com amigos que surgem de última hora! Mas, caso você esteja se aventurando em prepará-lo pela primeira vez e ainda não sabe como fazer molho de cachorro-quente, não se preocupe: abaixo, confira duas formas simples e rápidas de fazê-lo! De quebra, para te ajudar, veja também algumas dicas de ingredientes para acompanhar o cachorro-quente e também para reaproveitar o molho que sobrar para incrementar outras refeições. Veja só!
Como fazer molho de cachorro-quente simples?
Um molho de cachorro-quente simples é aquele que você pode fazer em um dia de pressa ou quando não tiver muitos ingredientes na geladeira. Mas isso não quer dizer que ele será menos saboroso, viu? Na verdade, o molho simples é a prova de que não é preciso muito para conseguir um resultado delicioso!
Ingredientes:
- 1 sachê e meio de molho de tomate com pedaços
- 1 cebola média picada ou cortada em anéis ou em meia lua
- 3 colheres de azeite
- 2 colheres de sopa de mostarda
- 2 colheres de sopa de ketchup
- 1 xícara de água
- Sal a gosto
- Cheiro verde em folhas a gosto
- Pimenta do reino a gosto
Como fazer:
1. Comece dourando a cebola no azeite até que ela fique transparente;
2. Em seguida, despeje o sachê de molho de tomate, a mostarda, o ketchup, o sal, o cheiro verde e a pimenta do reino;
3. Deixe o molho cozinhar até começar a ferver e, se necessário, acrescente a xícara de água aos poucos para deixá-lo mais ralo. Se quiser um molho de cachorro-quente cremoso, deixe cozinhando até que ele reduza e fique mais espesso.
Receita de molho de cachorro-quente completo
Por outro lado, se quiser incrementar ainda mais o molho de cachorro-quente, a versão completa leva alguns ingredientes a mais. A ideia é deixar o cachorro-quente bem encorpado e cheio de sabor! Confira a lista abaixo e anote o passo a passo:
Ingredientes:
- 1 sachê e meio de molho de tomate com pedaços
- 1 cebola média picada ou cortada em anéis ou em meia lua
- 3 dentes de alho amassados
- ½ pimentão amarelo picado
- ½ pimentão verde picado
- 1 lata de milho em conserva
- 3 colheres de azeite
- 2 colheres de sopa de mostarda
- 2 colheres de sopa de ketchup
- 1 xícara de água
- Sal a gosto ou caldo em tablete sabor bacon
- Cheiro verde em folhas a gosto
- Pimenta do reino a gosto
Como fazer:
1. Comece dourando a cebola no azeite;
2. Depois que a cebola murchar e ficar transparente, acrescente o alho e doure.
3. Em seguida, despeje o sachê de molho de tomate primeiro e, em seguida, todos os outros ingredientes (exceto a xícara de água)
4. Quando o molho começar a ferver, se achar que é preciso, acrescente a xícara de água aos poucos, dosando para que não fique ralo demais.
5. Deixe o molho do cachorro-quente cozinhando por 5 minutos e prontinho!
Quais ingredientes podem acompanhar o molho de cachorro-quente?
Agora que você já tem em mãos mais de uma receita de molho de cachorro-quente, é hora de pensar nos acompanhamentos para o lanche! Afinal de contas, o nosso hot dog brasileiro é bem característico, né? Para ficar completo, existem outros ingredientes que podem ser adicionados durante a montagem do cachorro-quente no pão. São eles:
- Ovo de codorna;
- Batata palha;
- Queijo ralado;
- Uvas passas;
- Ervilha em conserva;
- Bacon frito e picado;
- Vinagrete;
- Purê de batatas
3 formas de reaproveitar sobra de molho de cachorro-quente
Sobrou molho de cachorro-quente por aí? Não se preocupe, existem pelo menos 3 formas de reaproveitá-lo na cozinha! Afinal, essa combinação de sabores é boa demais para ser desperdiçada, né? Veja só:
1. Usar no macarrão ou em outros pratos: sabia que até mesmo o molho de cachorro-quente simples pode ser usado para incrementar outros pratos? Misturá-lo (com ou sem salsicha) ao macarrão ou usá-lo em uma receita de cachorro-quente no pote, por exemplo, pode ser uma boa maneira de otimizar o tempo na cozinha!
2. Adicionar a sopas: se você fizer uma sopa ou cozinhar carne ou frango, que tal aproveitar o molho de cachorro-quente para dar um sabor extra ao preparo? De quebra, ele ainda vai ajudar a engrossar a receita!
3. Congelar para usar no futuro: caso não seja possível usar a sobra do molho de cachorro-quente em breve, não se preocupe! Despeje o restante do líquido em formas de gelo ou um recipiente hermético e congele para poder usar novamente no futuro!