Como lavar banheiro rápido: 4 dicas para uma limpeza express
Saber como lavar banheiro rápido pode salvar tempo na rotina do seu dia a dia. Afinal de contas, já que a tarefa precisa ser realizada com frequência, o ideal é que você não perca o dia inteiro com ela. Além disso, se a sujeira não acumular por muito tempo, o processo se torna, naturalmente, mais simples e rápido. Para que você fique livre para resolver outras questões do dia a dia, confira alguns truques para a hora de lavar banheiro que podem tornar o processo bem mais simples!
1) Deixe os produtos agindo no vaso e no box enquanto começa outras partes da limpeza
Os produtos de limpeza corretos são seus principais aliados na hora de lavar banheiro rápido. Isso acontece porque eles podem fazer a parte mais pesada do processo – principalmente se esperar um tempinho para a ação deles antes de começar a esfregar. Usando luvas de proteção em todo o processo de limpeza do banheiro, você pode começar com o limpador sanitário, por exemplo: ele deve ser aplicado nas bordas do vaso e vai escorrer até o centro.
No box, aplique o tira limo nos pontos de sujeira mais pesada e concentrada, como nos azulejos, rejuntes e, até mesmo, no piso. O trilho das portas de vidro ou as cortinas de box também precisam de atenção com relação ao acúmulo de limo.
Por fim, o limpa vidros também é essencial para as portas – caso você tenha uma – espelhos e possíveis prateleiras feitas deste material
2) Comece varrendo para tirar o excesso de sujeira do chão
Ao lavar banheiro, a limpeza do chão fora do box pode ser feita com água sanitária e sabão em pó, mas para facilitar o processo, o ideal é que o excesso de sujeira seja retirado antes que você molhe a superfície. Use uma vassoura para retirar resquícios de poeira, cabelos e outros resíduos que podem ficar acumulados no chão do banheiro no dia a dia. Assim, você evita que eles caiam no ralo por acidente e previne um problema maior. Depois disso, sim: aplique a água sanitária e esfregue o chão com a ajuda de uma vassoura – também é bom estar usando chinelos neste momento para evitar acidentes, ok?
3) Use o limpador multiuso ou saponáceo na pia, nas torneiras e nos armários
Os metais das torneiras e a pia podem ser limpos com saponáceo ou com limpador multiuso: você só vai precisar de uma esponja para aplicar os produtos e esfregar. Se for necessário, você também pode aplicar o tira limo perto da pia para garantir a retirada da sujeira mais pesada. Depois disso, limpe os armários com o limpador multiuso e, também, o vaso e a tábua. Neste caso, se achar preciso, você também pode usar cloro ativo.
4) Higienize a lixeira e dê preferência para os sacos de lixo antibacterianos
Retirar o saco de lixo é um processo que precisa ser até mais frequente do que a lavagem semanal dos banheiros, mas neste momento você pode dar um pouco mais de atenção para a lixeira. Higienize o interior com água sanitária e enxágue. Na hora de reabastecer o saco de lixo, dê preferência para os antibacterianos, que ajudam a evitar o mau cheiro no dia a dia.
5) Finalize esfregando as partes mais pesadas e enxágue todo o banheiro de uma vez
Depois de olhar para todos os detalhes no processo de como lavar banheiro, você pode esfregar as superfícies que ficaram com os produtos agindo. Para o vaso, use a escova sanitária (e, depois, higienize-a com água sanitária). No box, a vassoura ajuda a esfregar o chão e a esponja, os vidros. Termine enxaguando todo o ambiente e, para garantir o perfume, passe desinfetante no chão após a retirada do excesso de água.