Como lavar pano de prato? Conheça os produtos de limpeza necessários
Como lavar pano de prato é um ato rotineiro, por isso, pode ser que você nunca tenha parado para pensar sobre a melhor forma de fazê-lo. Mas existem, sim, produtos de limpeza mais indicados para essa tarefa! Na prática, o uso desses aliados – junto ao passo a passo certo – vai garantir a higiene e a durabilidade desse utensílio tão utilizado na cozinha. Para fazer a limpeza correta, continue leia a matéria a seguir e anote algumas dicas valiosas sobre como lavar panos de prato para mantê-los livre de contaminações. E já fica o spoiler: vale a pena separar o sabão de coco e um balde, viu? O motivo, a gente explica abaixo!
Sabão de coco líquido e sabão de coco em barra são aliados para lavar pano de prato
O sabão de coco líquido e o sabão de coco em barra são excelentes aliados do passo a passo de como lavar pano de prato. E a primeira razão para isso é que esse produto consegue limpar profundamente – removendo gorduras e resíduos – sem agredir as fibras do tecido.
E por que isso acontece? Porque tanto o sabão de coco líquido quanto o em barra são produzidos por ingredientes naturais, como o óleo de coco. Assim, essa composição acaba sendo mais suave e delicada, ajudando a preservar a qualidade e evitar danos aos panos de prato.
Lembrando que para lavar pano de prato, o sabão de coco líquido é a opção mais prática para dissolver em água e ser utilizado em máquinas de lavar. Por outro lado, o sabão de coco em barra é ótimo para a lavagem manual, permitindo um controle mais preciso da quantidade aplicada.
E como lavar pano de prato encardido? Aposte no tempo de molho no balde
Mas e então, como lavar um pano de prato encardido? Aquele que já apresenta manchas resistentes? Nesses casos, deixá-lo de molho em um balde com água com alguns produtos de limpeza adequados pode ajudar a remover as manchas que parece que não querem largar o tecido. Aqui está um passo a passo para deixar o pano de prato de molho:
Comece enchendo um balde ou recipiente com água quente (mas não fervente). A quantidade de água deve ser suficiente para cobrir completamente os panos de prato que você for lavar;
Em seguida, adicione o produto de limpeza – que pode ser sabão em pó ou lava roupas líquido – na quantidade recomendada pelo fabricante. Se quiser, você também pode utilizar uma misturinha caseira usando bicarbonato de sódio e vinagre branco, dois ingredientes conhecidos por suas propriedades de limpeza;
Mergulhe o pano de prato encardido na água do balde, certificando-se de que esteja completamente submerso;
Deixe o pano de prato de molho nessa solução, dentro do balde, por duas horas. Se as manchas estiverem muito difíceis de serem removidas, tente deixá-lo de molho durante a noite – quanto mais tempo, melhor;
Após o período de molho, esfregue suavemente o pano de prato para soltar as sujeiras mais difíceis;
Aqui, você tem duas opções: ou lava o pano à mão (lembrando de enxaguar muito bem para remover os resíduos de sabão), ou coloca o mesmo dentro da máquina no programa rápido.
Depois da lavagem, coloque o pano de prato para secar ao ar livre ou na máquina de secar – se a etiqueta permitir.
Como falamos ali em cima, talvez seja necessário deixar o pano de prato de molho a noite toda. Isso pode acontecer dependendo do grau de encardido e das manchas presentes no pano de prato. Em alguns casos, pode ser necessário repetir o processo de molho e o de esfregar para obter melhores resultados, ok?
Escova de limpeza pode ajudar na hora de esfregar a mancha no pano de prato
A escova de limpeza é outro produto que pode ser bastante útil na hora de seguir o passo a passo de como lavar panos de prato. Mas, aqui, dê preferência para uma escova de cerdas macias, como uma escova de limpeza de cozinha ou uma escova de dentes usada especificamente para fins de limpeza. Esses modelos podem ajudar a soltar e remover as manchas mais persistentes!
E ao esfregar o pano de prato, aplique um pouco de pressão com a escova, mas tome cuidado para não danificar as fibras do tecido, viu? Use movimentos circulares ou de vai e vem na área afetada, dando foco às manchas mais difíceis. Ah, e se não quiser arriscar, a dica é testar a escovinha em uma área discreta do pano de prato primeiro – assim você garante que as cerdas não vão causar danos ou desgaste excessivo ao tecido. Além disso, a dica final é sempre seguir as instruções de cuidado do fabricante do pano de prato. Desse jeito, você evita problemas e prolonga a vida útil do tecido.