Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como lavar roupa sem encolher com sabão em pó ou líquido
Cuide Bem 23/12/2022

Como lavar roupa sem encolher com sabão em pó ou líquido

Você sabe como lavar roupa sem encolher? É muito chato perceber que uma peça de roupa que você tanto gosta está bem menor do que era antes após uma lavagem. O encolhimento é comum principalmente em tecidos de fibras naturais, como algodão e lã. Durante a fabricação das roupas, essas fibras são esticadas ao máximo para que fiquem bem macias. Quando a roupa é lavada, as fibras incham mas, ao secar, elas diminuem de tamanho e podem encolher ao ponto de voltarem ao seu comprimento original. Esse encolhimento, porém, pode ser evitado com algumas medidas bem simples na hora da lavagem. Confira a seguir como lavar roupa sem encolher a peça utilizando sabão em pó ou líquido!

Sempre leia as instruções de lavagem na etiqueta

Uma dica bem simples mas que faz toda a diferença no processo de como lavar roupa sem encolher é ler a etiqueta com atenção. Muitas pessoas ignoram as instruções presentes nela, mas os símbolos desenhados ali indicam exatamente como a lavagem deve ser feita para evitar problemas como o encolhimento das roupas. Prestar atenção a esse detalhe pode salvar as suas peças!

Opte pela água fria e prefira lavar as roupas na mão

A água quente faz as fibras que compõem as roupas se esticarem com mais facilidade. Assim, elas encolhem rapidamente. Por isso, se você quer saber como lavar roupa sem encolher, uma das medidas mais importantes é utilizar água fria. Além disso, prefira lavar as roupas feitas de algodão, lã e outros tecidos que encolhem mais facilmente na mão. Esse tipo de lavagem ajuda a preservar a vida útil da peça, então é bom ser priorizado.

Como lavar roupa na mão: utilize sabão em pó ou líquido para a lavagem perfeita

Muitas pessoas não sabem como lavar roupa na mão corretamente. Para aprender, é importante entender primeiro que existe uma forma certa de lavar diferentes tipos de tecido. Aqueles que encolhem com mais facilidade sobrevivem por mais tempo quando lavados à mão. Para tecidos de algodão, o processo de como lavar roupa na mão pode começar com a peça de molho por um tempinho (cerca de 15 minutos). Coloque-a em um balde com uma mistura de água e Sabão em Pó Qualitá. Apenas tenha cuidado para não exagerar na quantidade, pois o excesso do produto prejudica a peça. Depois, lave a roupa à mão deixando que a água fria escorra pelo tecido até que ela saia limpa.

se o tecido for de lã, o processo de como lavar roupa na mão deve ser realizado com uma mistura de água e Sabão Líquido Qualitá. Esse tipo de sabão é melhor para o tricô, pois evita que a roupa seja danificada e fique endurecida. Vale ressaltar que não é para ficar esfregando a roupa de lã! O ideal é dar apertadinhas na peça ao invés de esfregá-la na hora de remover a mistura de água e sabão. Depois de enxaguar, coloque a roupa em um balde com água e amaciante Qualitá e deixe de molho por cerca de dez minutos. Então, basta enxaguar novamente e deixar secar.

Como lavar roupa na máquina sem encolher? Aposte em saquinhos e utilize água fria

Na correria do dia a dia, utilizar a máquina de lavar é sempre mais rápido que lavar à mão. Apesar de não ser o ideal para peças que encolhem com facilidade, é possível usar esse eletrodoméstico se for muito necessário. O processo de como lavar roupa na máquina sem encolher deve ser bem cuidadoso. Escolha o ciclo de roupas delicadas e tenha atenção à temperatura: opte sempre pela água fria.

Outra dica é apostar em saquinhos específicos para lavagem de roupas. Basta colocar a peça no saco (de preferência do avesso para evitar desgastes), amarrar bem e posicioná-lo dentro da máquina com as especificações indicadas. Você pode utilizar sabão em pó ou sabão líquido, mas sem exagerar na quantidade. Seguindo essas dicas de como lavar roupa na máquina, você evita que suas peças fiquem pequenas após a lavagem.

Deixe a roupa secar naturalmente após a lavagem

Uma dica fundamental de como lavar roupa sem encolher é jamais torcer a peça quando for secar. Isso acaba danificando as fibras com mais facilidade, contribuindo para o seu encolhimento. O que você pode fazer é enrolar a peça em um pedaço de papel para tirar o excesso e depois deixar secar naturalmente. Pendure a roupa no varal ou em um cabide e espere até que ela esteja bem seca para guardar. Caso você tenha urgência e precise usar a secadora, evite temperaturas muito altas.