Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Veja dicas de como separar e organizar roupas para lavar
Meu Lar 02/08/2024

Veja dicas de como separar e organizar roupas para lavar

Com rotinas menos flexíveis, nem sempre é fácil lavar roupa com frequência, o que pode fazer com que elas se acumulem no cesto. Se esse é o seu caso e você quer saber como separar as roupas para lavar de forma mais eficiente, você veio para o lugar certo.

Isso porque, com alguns truques, você consegue se organizar e aprender direitinho como lavar roupa sem erros e sem risco de manchar — e de forma a otimizar o seu tempo quando precisar terminar essa tarefa rápido. Vamos lá?

Como separar roupas para lavar?

Para não deixar as peças sujas acumularem demais, não basta só separá-las por categoria. É preciso saber como fazer isso de forma eficiente para não danificar suas roupas. Acompanhe as dicas a seguir e aprenda a como não errar mais:

Mulher segurando uma camisa branca enquanto organiza a lavanderia

Fracione a pilha acumulada em “pequenas porções”

Transforme a grande pilha de roupas acumuladas em diferentes “porções”, separando-as por categorias. Assim, você consegue identificar qual delas tem um volume maior de peças para dar prioridade.

Além disso, nem todas as peças podem ser simplesmente colocadas na máquina. Peças íntimas e de tecidos mais delicados devem ser lavadas, preferencialmente, à mão, assim como os panos de prato e de limpeza no geral. Isso vai te ajudar a desgastar menos a peça, além de economizar um ciclo de lavagem na máquina.

Separe as roupas por cores

A sugestão é separar as roupas em basicamente dois grupos: o de roupas brancas e o de roupas coloridas. Se você quiser evitar o surgimento de bolinhas em roupas pretas durante a lavagem na máquina de lavar, crie um terceiro grupo somente com peças escuras. Funciona muito bem!

Separe as roupas por tecido

Mulher colocando roupas na máquina de lavar em uma lavanderia

É sempre bom manter as blusas finas e os jeans separados durante a lavagem. Por terem ritmos de lavagem e espessuras diferentes, as peças mais pesadas podem até rasgar as mais sensíveis, principalmente se forem rendadas ou de cetim.

No caso de moletons lavados na máquina junto às roupas do cotidiano, por exemplo, é sempre indicado fechar o zíper e virar a peça do avesso. Essa ação ajuda a prevenir quaisquer danos causados pelas cerdas nos outros itens.

Separe roupas por produto usado

Alguns alvejantes e outros lava-roupas possuem uma elevada concentração de cloro, o que pode danificar as peças, especialmente no caso de itens coloridos. Há também o exemplo da lã, que não pode ser lavada com produtos alcalinos, como o sabão em pó, pois ele provoca o encolhimento do material.

O sabão líquido é a melhor opção para lavar roupas na máquina, pois gera menos atrito com as peças e, consequentemente, menos danos. Sendo assim, certifique-se de escolher produtos adequados para cada tipo de lavagem de roupa!

Monte uma rotina de lavagem

Edredom colorido dentro de uma máquina de lavar

Roupas devidamente separadas? Então é hora de começar! Acontece que muita gente tem dúvida de qual é a ordem de lavar roupas e, na verdade, não existe uma fórmula única. Você pode adaptar de acordo com o que fizer sentido para você, para a sua rotina e com o tipo e as cores de roupas que você usa com mais frequência, que acumulam com mais facilidade.

Para não se perder, que tal começar por aquelas que estão em maior quantidade ou pelas peças maiores, como roupas de cama, por exemplo? Se você quer economizar na lavagem de roupas na máquina, vale fazer uma pré-lavagem, deixando as roupas de molho previamente, e se atentar à quantidade correta de produto, para não ter que repetir o ciclo.

Amaciante concentrado ou comum

Peças específicas, como roupa de cama e banho, merecem uma atenção especial. Isso porque nada é mais gostoso do que deitar em um lençol bem cheirosinho e se enxugar com uma toalha bem fofa após o banho!

Nesse caso, aposte no amaciante para limpar esse tipo de roupa com mais capricho. O Amaciante Concentrado Qualitá vai te ajudar, mas é preciso diluí-lo em água antes de usar, para melhor rendimento. Não deixe de seguir as orientações!

Peças que devem ser lavadas à mão

Pessoa limpando tênis amarelos com uma escova

Por mais que a máquina de lavar seja um equipamento eficiente, prático e que facilite muito o dia a dia de qualquer um, nem tudo deve ser colocado lá. Algumas peças podem acabar estragando pelo movimento e pelo contato com outras roupas, que, muitas vezes, batem umas nas outras de forma brusca. Outras, por outro lado, podem acabar danificando o resto quando colocadas na lavadora. Portanto, o ideal é que estas sejam lavadas à mão.

E você sabe como lavar roupa na mão? De forma resumida: nada de esfregar as peças com força, porque o atrito entre os tecidos pode até furá-las! Use produtos próprios para roupas claras e escuras, para não as manchar ou desbotá-las. Já calcinhas, sutiãs e demais peças íntimas não devem ser lavadas no banho, por conta da proliferação de bactérias.

Você quer saber quais outras peças precisam deste cuidado na hora de levar? Descubra a seguir:

Tênis

Muitas pessoas colocam tênis na máquina de lavar, mas isso não é muito indicado pelas consequências negativas que podem ocorrer com o calçado. Pode até ter alguém que garanta que sempre limpa os tênis na máquina e nunca teve problema, mas a verdade é que essa prática, normalmente, termina com o tênis estragado. O mais recomendado é lavá-lo com o auxílio de uma escovinha, sabão e um pano úmido.

Calcinhas e sutiãs

Calcinhas e sutiãs são itens que, idealmente, devem ser lavados à mão por algumas razões. Para começar, muitos dos sutiãs possuem ganchos de ferro que danificam as outras roupas quando entram na máquina de lavar.

Além disso, algumas dessas peças são feitas de renda, que é um material delicado, então estraga com mais facilidade. O contato com a água e o próprio processo de lavagem também contribuem para deixar o sutiã sem forma e rigidez.

Roupas de academia

A roupa esportiva até pode ser lavada na máquina, mas somente em condições muito específicas. Por exemplo, não pode estar junto de roupas de outro tipo, não pode ser usado amaciante, a água tem que ser fria, o ciclo precisa ser delicado, a centrifugação mínima e sem secagem… enfim, dá muito trabalho.

Fica mais fácil lavar essas roupas na mão, com sabonete neutro, pois a garantia é maior. No caso específico de camisas de futebol, quem nunca sofreu ao ver os números e letras feitos de material emborrachado se desfazerem? Pois é, não jogando na máquina, você evita que isso aconteça.

Roupas vermelhas merecem uma atenção especial

Antes de colocar qualquer roupa na máquina, é fundamental separar as peças por tamanho, tipo de tecido e, principalmente, por cor. Peças vermelhas, por exemplo, não podem ser misturadas com as demais, pois sua forte pigmentação mancha o que estiver em volta, até mesmo as roupas escuras.

Claro que, se ela for velha, provavelmente não solte mais tinta, mas ainda assim o cuidado é válido. Nesse caso, você pode optar por lavar as roupas avermelhadas na mão ou colocá-las na máquina em um outro momento, separadamente.

Todo cuidado é pouco na hora de higienizar as peças, porque cada tecido possui instruções próprias de lavagem. Por mais simples que possa ser, lavar roupa é uma tarefa que exige certa atenção e organização, apesar de existirem diversos truques que facilitam o processo. Aproveite todas as nossas dicas de como separar roupas para lavar e otimize o seu momento em casa na realização das tarefas que podem te deixar mais cheirosa, limpa e bonita!

Até a próxima!