Como limpar tapete de sisal sem que ele desmanche
Decorar os cômodos com tapetes é uma ótima forma de tornar a casa mais aquecida e aconchegante, sabia? Só que, para evitar o acúmulo de ácaros e poeira, é muito importante que você tenha uma rotina de limpeza. O tapete de sisal, em especial, é mais vulnerável à presença de umidade – pois seu material é um tipo de fibra natural extraído das folhas da agave (um tipo de planta). Para te ajudar a limpar tapete de sisal sem que ele desmanche ou fique manchado, nós separamos dicas bem simples. Confira!
Tire a poeira do tapete de sisal com o aspirador de pó
Para começar, uma boa dica é sacudir o tapete em uma área externa (quintal, garagem ou varanda, por exemplo) para tirar o excesso de poeira. Você também pode bater o tapete com uma vassoura ou raquete para remover ainda mais as sujeiras. Em seguida, passe o aspirador de pó para remover toda a sujeira e possíveis ácaros que ficam impregnados entre as fibras do tecido. Bem simples, né?
Tapete de sisal pode ser lavado?
Por se tratar de um material feito a partir de fibras naturais, o tapete de sisal não deve entrar em contato com a água, pois pode ficar deformado, desbotado ou soltar fiapos a longo prazo. Por isso, o ideal é fazer sempre uma limpeza a seco para preservar melhor o sisal. Caso o tapete acabe molhando sem querer, é muito importante que você o seque logo em seguida com um pano e o mantenha longe de áreas úmidas (como banheiro ou lavanderia).
Use sabão líquido para remover possíveis manchas do tapete de sisal
Caso você derrube alguma bebida ou comida e acabe manchando o tapete, existe uma forma simples de resolver o problema: basta usar um pouco de sabão líquido para roupas com um pano levemente umedecido. Esfregue apenas o local da mancha e repita o procedimento caso necessário. Você também pode usar uma escova de dentes velha para esfregar levemente a mancha e conseguir removê-la com mais facilidade. Em seguida, seque bem o tapete para que ele não deforme e prontinho!
O ideal é que você use um sabão líquido suave (para agredir o menos possível o material) e faça essa limpeza apenas quando for realmente necessário – isto é, caso haja alguma mancha ou sujeira impregnada no tapete. Seguindo essas dicas, não tem erro!