Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como limpar ventilador: 5 produtos de limpeza que vão te ajudar
Meu Lar 18/09/2023

Como limpar ventilador: 5 produtos de limpeza que vão te ajudar

Você sabe como limpar ventilador? Seja nas épocas mais quentes do ano ou quando a temperatura fica mais fresca, este eletroportátil é um grande aliado do conforto no dia a dia. Mas, com tanto uso, ele também acaba acumulando sujeira com facilidade, né? Para garantir que o ar espalhado por esse utensílio vai estar sempre limpo, o ideal é que a manutenção da limpeza do ventilador seja feita uma vez a cada quinze dias ou uma vez ao mês – dependendo da sua frequência de uso. Conheça, aqui embaixo, cinco produtos de limpeza que podem te ajudar em cada uma dessas etapas!

1. Como limpar ventilador com saco de lixo: passo a passo

Limpar ventilador com saco de lixo é um truque que fez sucesso na internet e é uma boa opção para quem tem aparelhos com manchas ou sujeira mais pesada. O passo a passo começa com uma mistura de 200 ml de água, 100 ml de vinagre de álcool e 2 colheres de bicarbonato de sódio feita no borrifador. Ela deve ser aplicada nas grades e hélices do aparelho. Depois disso, é necessário prender um saco de lixo grande cobrindo toda a grade do eletro – deixando o motor do lado de fora – e ligar o ventilador por cinco minutos. O truque não vai retirar toda a sujeira, mas ajuda muito no processo.

2. Pano de limpeza pode ajudar na manutenção do dia a dia

Apostar no processo de como limpar o ventilador com um pano de limpeza ou uma flanela é uma opção para retirar o excesso de poeira no dia a dia. Assim, consequentemente, você diminui a quantidade de sujeira e facilita o processo de limpeza mais profunda quando for necessário. Se o ventilador não for usado em áreas como a cozinha, ele não vai ter acúmulo de gordura. Assim, o pano de limpeza apenas umedecido em água vai ser suficiente para retirar a poeira acumulada.

3. Álcool também pode ser usado na limpeza do ventilador

Em casos de poeira mais grudada, outro produto para limpar ventilador que pode ajudar na limpeza básica é o álcool – inclusive, junto com o pano de limpeza. Para isso, basta borrifar álcool nas hélices e grades e passar uma flanela para retirar a poeira acumulada. É necessário, apenas, tomar cuidado para que o álcool não caia nas partes elétricas do aparelho, como o motor. Além disso, vale lembrar que essa limpeza deve ser feita com o aparelho desconectado da tomada.

4. Use detergente neutro e uma esponja para uma limpeza profunda mais prática

Quando chega o momento de fazer a limpeza profunda do seu ventilador, é mais fácil desmontar as partes que podem ser molhadas e lavá-las com esponja e detergente neutro no tanque. Assim, você economiza tempo e consegue um resultado efetivo sem muito esforço – só é necessário ter atenção para passar a esponja em todos os cantinhos da grade, que é curva e bem detalhada. Depois que terminar, enxágue bem e se assegure de que as peças estão bem secas antes de montar e ligar o aparelho novamente.

5. Hastes flexíveis ajudam a limpar os cantinhos da grade do ventilador

Para finalizar a lista de produtos de limpeza que ajudam a limpar o ventilador, você pode usar as hastes flexíveis. Mesmo depois da lavagem, é comum encontrar cantinhos em que a esponja tem mais dificuldade de chegar com sujeiras resistentes. Por causa do formato, as hastes flexíveis chegam nestes pontos com facilidade e dão o acabamento na limpeza.