Saiba como organizar o guarda-roupa e mantê-lo limpo
Quando deixamos de cuidar de algum espaço em casa, a falta de arrumação pode se tornar um problema na hora da faxina. Um armário bagunçado, por exemplo, acumula mais sujeira do que o normal e fica muito mais difícil de encontrar o que precisa – ainda mais quando se está com pressa! Para evitar dores de cabeça, veja nossas dicas e acompanhe a melhor maneira de como organizar o guarda-roupa e mantê-lo limpo.
Qual é a melhor forma de arrumar o guarda-roupa?
A organização do guarda-roupa não só ajuda a manter o ambiente mais arrumado e higiênico, como também conserva as roupas por muito mais tempo. Confira, a seguir, sugestões de como organizar o guarda-roupa da melhor forma:
1.Prateleiras: guarde roupas dobráveis, peças de estação e sapatos
Divida os espaços da prateleira de acordo com os tipos de peças. As roupas de estação, como casacos e botas ou mesmo biquínis e cangas, devem ficar em caixas nas prateleiras mais altas, assim como chapéus, bolsas e malas.
Acessórios, roupas do dia a dia, jeans, lençóis de cama e toalhas devem ser colocados nas prateleiras do meio, por serem usados com mais frequência. Você pode organizá-las em caixas ou apenas mantê-las dobradas e empilhadas. Nas prateleiras mais baixas, guarde os sapatos em caixas ou sacolas de pano.
2.Cabides: ideal para pendurar camisetas, vestidos e calças leves
Sabe aquelas roupas que amassam com muita facilidade? A sugestão é mantê-las sempre dispostas em cabides para evitar as marcas nas peças. Vestidos e calças de tecido leve também podem ser pendurados em cabides devido ao comprimento dos itens.
3.Gavetas: priorize roupas íntimas e peças pequenas
As gavetas são o melhor lugar para guardar roupas íntimas, pijamas e aquelas peças pequenas, como meias. Mantenha os itens bem dobrados e abuse do uso de colmeias organizadoras para facilitar a manutenção da ordem.
Quando limpar o guarda-roupa?
Manter as roupas lavadas e organizadas é fundamental, mas a limpeza do armário também é crucial para a ordem e bem-estar do quarto. Nesse sentido, limpar guarda-roupa é uma tarefa que deve fazer parte da faxina pelo menos a cada duas semanas e um dos hábitos que devem ser adotados o quanto antes.
Como limpar o guarda-roupa?
Para começar, remova todos os itens que estão guardados a fim de realizar uma higienização completa. Ao tirar todas as peças do guarda-roupa, fica mais fácil avaliar quais devem ser jogadas fora, aquelas que podem ser doadas e as melhores para se manter a fim de otimizar o espaço.
Após tirar a poeira com um pano multiuso por dentro do guarda-roupa, use água, vinagre e detergente para limpar a sua parte interna. Depois, esfregue a mistura com a flanela e tire o excesso de produto com um pano seco.
Já para limpar por fora, a dica é preparar uma solução de água com o detergente ou o sabão em pó. Você deve usar uma flanela úmida para esfregar a mistura e remover as sujeiras. Por fim, seque bem. Se quiser dar brilho e um cheirinho especial para o guarda-roupa, invista em um lustra-móvel.
E para não ter dor de cabeça com mofo, use um produto antimofo. Ele vai absorver a umidade do armário e prevenir o aparecimento de bolor. Assim, você não precisa se preocupar.
Como organizar o guarda-roupa na troca de estação?
Se a estação mudou, então não faz sentido deixar algumas peças à mostra no armário, já que elas não serão usadas, né? Por isso, aprender como organizar o guarda-roupa na troca de estação é tarefa obrigatória. Como exemplo, confira as nossas dicas para organizar o armário para a chegada do verão. Quando chegar o inverno, basta fazer o inverso. Veja!
1.Lave as roupas de frio antes de guardá-las
O primeiro passo é guardar as peças que não serão usadas. No verão, é raro que agasalhos sejam utilizados, então mantê-los bem guardados ajuda a otimizar o tempo na hora de separar as peças para dias mais quentes. Para acertar, lave os itens e os mantenha dobrados no armário.
2.Use packs organizadores
Para guardar roupas de lã, algodão e outras fáceis de dobrar, a melhor dica é recorrer aos packs organizadores (geralmente feitos de tecido furadinho). Eles servem para armazenar aquelas peças que você usa apenas no inverno e quer deixar longe de traças ou umidade.
Deixe os packs empilhados em prateleiras altas, distantes das sujeiras do piso. Você também pode guardar edredons e cobertores com a ajuda dos packs, mantendo-os melhor protegidos até o próximo inverno.
3.Recorra aos cabides
Quando se trata de guardar casacos e sobretudos (em especial, os de couro ou camurça), vestidos, calças e cachecois, o mais indicado é usar cabides. Você pode separar um local do armário menos acessível e deixá-los no canto. Apenas se certifique de que eles estão bem limpos e secos, assim como o guarda-roupa, ok?
4.Use embalagens a vácuo
Elas deixam as roupas bem conservadas, pois isolam o oxigênio e, consequentemente, possíveis fungos, bactérias e até o mau cheiro. Assim, além de proteger as roupas, esse tipo de saco deixa tudo mais compacto, o que facilita na hora de organizar armários ou baús pequenos e preserva o aroma da lavagem, mantendo os tecidos limpos.
5.Use produtos antimofo e sachês com sílica + folhas de louro
Além de guardar as roupas nos locais apropriados, outra dica é recorrer a alguns acessórios, como os produtos antimofo, que absorvem a umidade e evitam a proliferação de fungos entre as roupas.
Você também pode preparar sachês perfumados ou de sílica e colocar dentro dos packs e das gavetas. Sachês com folhas de louro, por sua vez, ajudam a afastar as traças e podem ser colocados junto com as peças.
6.Deixe peças frescas em áreas mais acessíveis
Chegou a hora de tirar da gaveta aquela regata que não era usada há muito tempo para aliviar o calor. Se antes as blusas e os shorts de verão estavam escondidos, opte por deixá-las em um lugar mais acessível no guarda-roupa a partir de agora.
7.Enxágue roupas de banho antes de guardar e/ou usar
Seja na praia, na piscina ou na ducha de mangueira com as crianças, as roupas de banho que estavam guardadas vão voltar a ser usadas! Antes de vesti-las, é bom passar uma água com o sabão para garantir a higienização das peças.
Mesmo que elas tenham sido guardadas em caixas, é bom se certificar de que toda a poeira foi removida do tecido para prevenir alergias.
Como organizar o guarda-roupa que não tem gaveta?
Organizar um guarda-roupa que não tem gaveta pode parecer desafiador, mas com criatividade e o uso de produtos certos, é possível deixar as suas roupas bem arrumadas. Veja algumas opções que você pode utilizar:
- colmeias organizadoras;
- caixas organizadoras;
- cestas organizadoras;
- packs organizadores;
- cabides multiuso;
- embalagens a vácuo.
Viu como organizar o guarda-roupa é mais fácil do que parece? Com apenas alguns cuidados básicos, criatividade e produtos adequados, você mantém o armário limpo – livre de bactérias e mofo –, arrumado e as roupas novas por muito mais tempo. Maravilhoso, não é mesmo?