
Como temperar frango desfiado: 4 formas de preparar
O frango desfiado é um dos ingredientes mais versáteis da cozinha, já que pode ser a base de diferentes pratos, que vão de saladas a tortas, salgados e recheios variados. Para que ele se encaixe nestas opções da forma mais saborosa quanto for possível, o ideal é variar o tipo de tempero de acordo com o uso pretendido para a carne. Em alguns casos, o ideal é que o sabor fique mais suave. Em outros, o uso de condimentos mais fortes pode contribuir para um resultado final com sabor mais equilibrado. Confira, aqui embaixo, cinco maneiras diferentes de como temperar frango desfiado de acordo com a sua necessidade.
Como temperar frango desfiado para estrogonofe e fricassê
Algumas receitas têm o frango desfiado com creme de leite como a base principal, como é o caso do estrogonofe e do fricassê. Nestes casos, o ideal é que o tempero fique bem incorporado à carne. Para isso, os itens devem ser incluídos na panela junto do frango: assim, ele vai pegar o gosto ainda na primeira etapa do refogado e o sabor vai permanecer mesmo depois que você adicionar água e creme de leite na finalização dos pratos.
Uma boa forma de conseguir o resultado desejado é dourando cebolas na manteiga ou azeite antes de adicionar o frango e, depois, adicione tomates, caldo de galinha em tablete, pimenta do reino, colorífico, açafrão e alecrim – todos em quantidades pequenas. Cozinhe o frango na pressão e, depois, faça o truque de sacudir a panela de pressão para que ele se desfie de forma prática.
Esse passo a passo também pode ser usado para o frango desfiado que vai ser usado em saladas, como o salpicão.
Para recheios variados, o frango desfiado precisa ficar com o sabor mais acentuado
Se você quer saber como temperar frango desfiado para coxinha, vale dizer que a lógica é muitos parecida com a dos pratos com creme de leite, mas como neste caso, o sabor final não vai ser “diluído” com outro ingrediente, vale tomar um pouco mais de cuidado com as quantidades. Por isso, você pode cozinhar o frango com pimenta do reino, salsa e cebolinha e, depois de desfiado, fazer um refogado com cebola, tomate e pimentão picados, alho amassado e manteiga. Assim, ele não vai ficar seco e todos os sabores vão se juntar à massa garantindo um resultado final incrível. Essa também é uma opção de como temperar frango desfiado para tortas e empadões.
Para usar em pizzas e tapiocas, o ideal é que ele fique saboroso e sequinho
Saber como temperar frango desfiado para pizza e tapioca é essencial para garantir o sabor ideal dos pratos, já que esses tipos de massa costumam ser mais “neutros”. Neste caso, você pode apostar em cebola, alho, pimenta e caldo em tablete no momento de cozinhar na panela de pressão. Depois de desfiado, acerte o sal e adicione cheiro verde enquanto ele estiver na panela para ficar mais “sequinho” e ser incorporado a estes recheios com mais facilidade. Esse é, inclusive, o momento de incluir o catupiry se essa for a sua intenção final.
Aposte em temperos fortes para pratos mais apimentados, como os da culinária mexicana
O frango desfiado também é usado em pratos como tacos, quesadillas e burritos, parte da culinária mexicana. Para estes casos, vale a pena fazer o tempero básico com cebola e alho antes do cozimento e, depois, adicionar chilli, páprica picante, cominho, açafrão e bastante salsa picada. Assim, ele vai ficar com o sabor forte necessário para estes tipos de alimento.