Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como temperar peixe: 5 dicas para deixar os pratos mais saborosos
Guia Culinário 21/03/2023

Como temperar peixe: 5 dicas para deixar os pratos mais saborosos

O peixe costuma ser a escolha ideal para quem quer seguir uma alimentação equilibrada. Isso porque, além de ser fonte de proteína, o peixe contém ácidos graxos ômega-3, que são importantes para o funcionamento do cérebro e do coração. No entanto, é normal ter dúvidas ao preparar peixe em casa. Afinal, um peixe sem tanto sabor ou com textura ruim não é o que você deseja, né? Uma maneira de garantir que o peixe fique saboroso é usar e abusar de temperos secos. Seu paladar (e sua saúde) irão agradecer! Quer saber como temperar peixe? Confira a seguir!

Marine o peixe em mistura de temperos cítrica

Marinar o peixe é uma forma de infundir sabor e umidade ao mesmo tempo. A marinada pode ser feita com uma variedade de temperos, incluindo ervas frescas, especiarias, vinagre e sucos cítricos. Para marinar um salmão como o salmão fatiado Qualitá, por exemplo, é só misturar azeite de oliva, suco de limão, sal, pimenta-do-reino, tomilho ou salsa e cominho. Como o salmão é um peixe oleoso, o ideal é optar por uma mistura de temperos cítrica mesmo. Se você gosta de um sabor mais intenso, dá para deixar o peixe na marinada por até 24 horas. Caso contrário, bastam apenas 30 minutinhos.

Para assar, quanto mais ervas, melhor!

E como temperar peixe para assar? Nessa hora, o melhor a se fazer é investir nas ervas frescas. Elas irão realçar o sabor natural do peixe e, de quebra, aperfeiçoar uma refeição deliciosa. Uma mistura de azeite, sal, alho ralado, suco de limão, pimenta-do-reino e alecrim já faz o trabalho. Mas cubra a peça com a combinação pelo menos meia hora antes de levar ao forno, ok? Para finalizar, coloque o peixe em uma assadeira, cubra-o com papel alumínio e asse-o no forno pré-aquecido até que ele esteja cozido e desfazendo-se em lascas com facilidade. O salmão fatiado Qualitá também é uma ótima escolha para assar, inclusive!

Agora, para grelhar, opte por temperos suaves

Se você está se perguntando como temperar peixe para grelhar, os temperos suaves são a dica! Para valorizar o sabor natural do peixe, vale a pena investir em suco de limão, sal, pimenta-do-reino e no cheiro verde em folhas Qualitá, que já contém salsa e cebolinha. Você também pode marinar a peça, mas aqui vai uma sugestão valiosa: ao retirar o peixe da grelha, deixe-o descansar por alguns minutos antes de servir para que os sucos se redistribuam pelo peixe e ele fique mais suculento.

O papel alumínio é o melhor amigo da suculência

O papel alumínio é frequentemente usado para temperar peixe para assar, pois ajuda a manter o sabor da peça, além de facilitar a limpeza da cozinha. Ele colabora para infundir os temperos e as especiarias, resultando em um gosto mais intenso e agradável. Para isso, você pode colocar o peixe no papel alumínio Qualitá, adicionar os temperos e fechá-lo, formando um pacote selado para que a peça cozinhe em seu próprio suco.

Preste atenção à quantidade de ingredientes

O excesso de tempero pode prejudicar o sabor do peixe e até mesmo mascará-lo. Usar muitos ingredientes pode tornar o sabor confuso e difícil de ser apreciado. Como temperar peixe sem errar a mão, então? Vale lembrar que diferentes tipos de peixes têm diferentes perfis de sabor, e isso requer diferentes quantidades de temperos. Peixes mais fortes, como o salmão, podem suportar temperos mais intensos, enquanto peixes mais suaves, como o filé de tilápia congelado Qualitá, requerem temperos mais leves.