Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Despensa pequena organizada: 5 dicas para otimizar seu espaço
Meu Lar 26/08/2022

Despensa pequena organizada: 5 dicas para otimizar seu espaço

Manter a despensa organizada é uma tarefa que pede bastante manutenção – principalmente quando se trata de uma despensa pequena. Com o espaço reduzido, o cuidado precisa ser ainda maior, já que qualquer coisa fora do lugar pode dificultar o seu acesso a alguns alimentos, atrapalhar a visualização e fazer com que pacotes “escondidos” passem da validade. Para evitar o desperdício ou o consumo de itens depois do tempo propício, aprender a organizar a despensa é essencial: comece com as dicas abaixo!

1) Para acertar na organização de despensa pequena, a quantidade de itens a armazenar não pode ser exagerada

Se você tem uma despensa pequena em casa, o processo de organização dela deve começar ainda no mercado: compre apenas a quantidade de alimentos que cabe no espaço de armazenamento. Dessa forma, acaba sendo mais fácil de organizar e manter a despensa em ordem. Além disso, comprar a quantidade suficiente de alimentos, sem exageros, pode ser uma boa tática para evitar o desperdício, já que eles são consumidos mais rápido e não têm tempo de estragar.

2) Comece a organizar a despensa pequena limpando seu interior

Para que a conservação dos alimentos não seja prejudicada, a sua despensa precisa estar sempre limpa, ser arejada e ficar longe do sol. Ou seja: comece a reorganização tirando tudo de dentro dela, checando as validades e limpando armários e prateleiras. Você pode usar uma flanela ou um pano multiuso com detergente para conseguir o resultado desejado. O ideal é fazer esse tipo de limpeza mais profunda a cada duas ou três semanas, dependendo da sua rotina. Manter um potinho de Evita Mofo no espaço também pode ajudar na conservação dos alimentos que ficarem guardados por mais tempo, principalmente para quem mora em locais úmidos.

3) Para garantir a despensa organizada, separe e agrupe os diferentes tipos de alimentos

Para começar, vai ser necessário separar os itens de acordo com seu tipo de embalagem. Um pacote de farinha de trigo, por exemplo, pode ficar junto de outros alimentos “pesados”, como arroz, açúcar, café, fubá, feijão e outros. O truque, aqui, é juntar os que podem ser empilhados sem que a opção de baixo seja prejudicada. A mesma lógica serve para alimentos mais frágeis, como pacotes de macarrão.

As latas (de milho, ervilha e leite condensado, por exemplo) também devem ser agrupadas e dispostas de forma otimizada: colocar as maiores para trás enquanto as menores ficam na frente facilita a visualização e o consumo de tudo que estiver à disposição no armário. Além disso, empilhar as latas também pode ajudar a aproveitar mais o espaço dentro da despensa.

Com este tipo de divisão, fica mais fácil encontrar os itens necessários para o dia a dia sem fazer bagunça.

4) Aposte em diferentes tipos de organizadores e caixas para otimizar o espaço

Os organizadores podem ser grandes aliados na hora de manter a despensa pequena em ordem. Como eles criam divisões e novos espaços de armazenamento, ajudam no aproveitamento máximo da prateleira ou armário. Além deles, as caixas organizadoras transparentes podem ser a solução para guardar pacotes pequenos, como biscoitos e caixas de suco (itens muito comuns em despensas de casas com crianças). Potes herméticos transparentes também são uma boa opção para guardar diferentes tipos de alimentos, desde os biscoitos até mantimentos, como arroz, feijão e outros grãos. Nesse caso, etiquetar os potes também pode ajudar na visualização.

5) Depois de organizar a despensa, faça um esforço para manter a organização

Todas essas dicas podem te ajudar a conquistar uma despensa organizada, mas para que ela siga assim, é necessário manter a ordem no dia a dia – mesmo quando ela estiver vazia. Assim, o aproveitamento do espaço vai continuar sendo eficiente e prático. Estabelecer um lugar “certo” para os diferentes tipos de alimentos ajuda bastante, já que, na hora de renovar, vai bastar colocar os pacotes novos no melhor lugar para ele.