Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dicas para lava-louça: como economizar água e luz durante o uso deste eletrodoméstico
Meu Lar 25/08/2022

Dicas para lava-louça: como economizar água e luz durante o uso deste eletrodoméstico

Dicas para lava-louça: como economizar água e luz durante o uso deste eletrodoméstico

A máquina de lavar louça é certamente um adianto no dia a dia da casa, principalmente para quem não gosta muito dessa tarefa. Porém, muitos ainda têm dúvidas se a lava-louças é, realmente, mais econômica a longo prazo – afinal, cada uso envolve um certo gasto de água e luz. Mas pode ficar tranquilo: ao ser usada de maneira correta, a máquina lava louça não precisa ser motivo de preocupação. Veja 4 dicas que vão te ajudar a economizar água e luz na hora de lavar a louça!

Pré-lavagem: remova o excesso de comida antes de colocar a louça na máquina

Quando pensamos em economia doméstica, é essencial remover restos de alimentos e bebidas antes de colocar a louça na máquina. A longo prazo, esses resíduos podem entrar nos compartimentos e comprometer o funcionamento da lava-louças – o que aumenta gastos com manutenção lá na frente – e até deixá-la com mau-cheiro. Por isso, lembre-se de higienizar pratos e copos com um papel toalha e enxaguá-los na pia antes de organizá-los no eletrodoméstico. Esse processo também é conhecido como pré-lavagem e, em alguns casos, é um programa incluído na lava-louças!

Use um sabão específico para máquina de lavar louça

Usar um produto incorreto para a higienização também pode danificar a sua lava-louças no futuro, principalmente se for utilizado com frequência. Por isso, nada de improvisar: o ideal é utilizar um sabão próprio para a máquina de lavar louça, como o Lava Louças em Pó Qualitá ou o Lava Louças em Pastilhas Qualitá . Esse cuidado deixará pratos, talheres e copos ainda mais limpos e brilhantes. Hoje, existem versões em pó, gel e pastilha, que se adequam a diferentes tipos de rotina e necessidades. Que tal testar e escolher aquele que mais funciona para você?

Saiba como organizar a máquina lava-louças corretamente para economizar água

Você sabe como economizar água na hora de usar a máquina de lava-louças? Nada de utilizá-la quando está praticamente vazia: o ideal é esperar até que a lava-louças esteja cheia para iniciar o ciclo de limpeza. Sendo assim, é preciso saber organizar os itens para aproveitar todo o espaço – e, como muitas máquinas têm indicações de onde colocar pratos e copos, por exemplo, fica ainda mais fácil! Os talheres devem ser colocados de cabeça para baixo e nos seus respectivos compartimentos. Tabuleiros, assadeiras de vidro e itens de madeira não devem ir à máquina e precisam ser lavados à mão. Além disso, escolha o programa que mais se encaixa nas necessidades daquele dia. Isso ajuda a não desperdiçar água e utilizar a quantidade ideal do recurso para cada tipo de resíduo.

Como economizar luz: evite horários de pico e escolha o programa correto para lavar a louça

Agora, se o desafio é economizar luz na hora de acionar a lava-louças, a dica é evitar horários de pico de energia, ou seja, quando ela é usada com mais frequência e custa mais caro. Organize-se para encher a lava-louças ao longo dia e ligá-la em horários alternativos, como no início da manhã ou no fim da noite. Assim, você não compromete o orçamento da casa!