Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Faz home office? Veja dicas para manter o espaço de trabalho sempre organizado
Meu Lar 28/02/2019

Faz home office? Veja dicas para manter o espaço de trabalho sempre organizado

Todo mundo gosta de trabalhar em um ambiente limpo e organizado, né? Afinal, não dá para lidar com as papeladas e documentos quando o escritório está todo caótico. Principalmente para quem tem o costume de fazer home office (trabalhar de casa), a organização é um dos aspectos mais importantes. Para te ajudar nessa missão de arrumar o escritório, a gente separou umas dicas simples e fáceis de seguir. Dá uma conferida!

Guarde folhas e documentos dentro de pastas

Manter os papéis guardados em pastas é o segredo para não perder nenhum documento importante. Por isso, o mais indicado é separar toda a papelada por categoria – documentos pessoais (RG, certidões etc.), do carro, da casa, do trabalho e por aí vai. Você pode usar pastas sanfonadas, que vêm com divisórias mais flexíveis para fazer essa separação. Além disso, também pode arrumar um lugar específico para guardá-las. Aquelas que você precisa acessar com mais frequência, por exemplo, podem ficar nas prateleiras ou estantes – organizadas em pé por assuntos ou cores. Já as que são menos acessadas, você pode guardar em caixas ou em prateleiras mais altas da estante.

Deixe as mesas sempre limpas

Outro ponto que merece muita atenção é a organização da mesa de trabalho. Isso porque ninguém aguenta trabalhar em uma escrivaninha bagunçada, com muitos papéis, clips, lápis, canetas, bloquinhos e outros itens espalhados. Por isso, o que você precisa fazer é deixar a mesa sempre o mais limpa possível. O ideal é que você deixe em cima da escrivaninha apenas os papéis e itens que você esteja usando no momento. Quando acabar de conferir ou usar tal papel, basta guardá-lo novamente na pasta de origem. Assim, você também não corre o risco de perder documentos importantes!

Obs.: Não se esqueça de sempre jogar os papéis picados ou amassados (aqueles que você quer descartar) dentro da lixeira, de modo que eles não fiquem espalhados pela mesa. Por isso, você também deve deixar uma cestinha sempre ao lado da escrivaninha, que servirá de lixo no dia a dia.

Você também deve limpar a mesa com um paninho para tirar bem o pó. Use um lustra móvel para dar um toque mais cheiroso e brilhante, além de remover bem as sujeiras da escrivaninha. Assim, você terá um ambiente de trabalho mais higiênico e agradável, sem correr o risco de acumular poeira no computador ou nos papéis.

Organize as gavetas por categoria

Organizar as gavetas também é algo que não pode faltar nessa arrumação. Os gaveteiros, inclusive, são grandes aliados de quem tem um espaço home office – servem para guardar diferentes itens e ainda ficam bonitos na decoração. O ideal é separar uma gaveta para cada tipo de item e papel, guardando na primeira tudo aquilo que você usa com mais frequência. Além disso, outra dica interessante é preencher as gavetas com divisórias (organizadores internos) que você pode usar para separar os clips, post-its, canetas, colas, réguas, fitas adesivas e outros itens pequenos de papelaria. De modo geral, quanto mais gavetas tiver o seu home office, mais prático, bonito e organizado ele ficará.

Invista em organizadores portáteis e práticos

Além de equipar o escritório com móveis organizadores (prateleiras, nichos, estantes e gaveteiros), você também precisará recorrer a utensílios menores, mas igualmente funcionais. O porta lápis, por exemplo, é um objeto básico e essencial para qualquer home office – onde você vai deixar os lápis e as canetas usadas no dia a dia.

Mas, além disso, existem outros itens que também podem ajudar muito, tais como os quadros aramados, que ficam pendurados na parede e servem para você prender recados e lembretes importantes. Ali, você pode anotar datas de entrega, listas de diferentes tipos e até mesmo o seu planejamento de trabalho. Deixe também um calendário sempre a mão para facilitar na rotina.

Abuse das caixas organizadoras

Não tem como deixar de falar das caixas organizadoras, as queridinhas de qualquer organização. No caso do escritório, as mais indicadas são as de papelão, que servem para você guardar as pastas e papéis soltos. Além disso, elas também podem ser etiquetadas para que fique mais fácil identificar o que está sendo guardado. Outro ponto positivo das caixas é que elas podem ser empilhadas, de modo que não ocupam muito espaço no escritório.