Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
9 vantagens para fazer comida em casa e economizar
Guia Culinário 04/06/2024

9 vantagens para fazer comida em casa e economizar

Convenhamos, comer na rua é bem prático. Afinal, não é preciso pensar antes no que preparar e ter que se programar para fazer pratos para a semana toda. Mas, ao descobrir os benefícios de cozinhar em casa, fica difícil abrir mão de uma comidinha caseira. Por isso, separamos os benefícios de fazer comida em casa, que, acredite, já são suficientes para convencer qualquer um a cozinhar a sua própria comida com mais frequência. Vamos lá?

Quais são os benefícios de fazer comida em casa?

Descubra agora 9 vantagens de fazer comida em casa:

1.Comprar no mercado é mais barato

Comprar a comida no mercado é indiscutivelmente mais barato. Sem falar que dá para aproveitar promoções e comprar mais por menos, o que deixa tudo ainda mais econômico!

Um incentivo a mais para quem ainda não trocou o cardápio pela cestinha é pensar nas vantagens dessa economia. A longo prazo, o dinheiro não gasto pode pagar uma viagem ou comprar aquele item desejado há tanto tempo. Basta calcular quanto custa comer na rua e o preço de preparar a refeição em casa. Compare e confira a diferença!

2.Saber o que está comendo

Por mais que a comida do restaurante seja muito gostosa, nunca se sabe quais ingredientes foram usados nela – existem alguns lugares de comida à vontade, por exemplo, que enchem a massa de fermento para que as pessoas se sintam satisfeitas mais rápido. Para quem tem alguma alergia, a situação pode ser ainda pior, porque não terá como ter certeza se a refeição vai causar alguma reação ou não.
Já quando o prato é feito em casa, não tem erro, porque foi você quem preparou. Assim tem como saber se estava tudo na validade, se os alimentos foram bem higienizados e se o próprio manuseio foi feito da maneira certa. Acredite, aquela dorzinha chata no estômago que, às vezes, sentimos depois de comer na rua desaparece quando tudo é feito pela gente.

3.Pensar em novas formas de organização

Organizar as compras talvez seja o mais difícil quando se pensa em fazer comida em casa. Porém, nesse caso, uma boa dica é pensar em um cardápio e, com base nele, definir as compras e as quantidades de cada item. Assim, fica mais fácil de organizar a despensa!

4.Possibilidade para se aventurar na cozinha

Se você faz parte do time que ama cozinhar, sabe que tomar as rédeas da cozinha pode ser algo prazeroso e divertido. É sempre bom cultivar esse hábito, se aventurar na cozinha e aprender pelo menos algumas receitas. O ato de cozinhar pode ajudar na saúde.

Jovem casal cozinhando juntos em casa

5.Melhorar a saúde

Sim, de acordo com estudos, cozinhar contribui para melhorar a saúde e o bem-estar mental, diminui o estresse e a ansiedade, até porque é possível focar no presente e esquecer os problemas do dia a dia.

6.A relação com a comida muda

Algumas pessoas simplesmente comem tudo de forma mecânica sem nem saborear a comida direito porque estão sempre com pressa. Mas quando somos nós que fazemos a refeição, dar atenção a ela passa a ter um significado especial. Com o tempo, até quem não gostava de fazer comida em casa, vai sentir mais prazer na hora das refeições.

7.Comer melhor

Ao cozinhar em casa, você economiza e tem total consciência de todas as etapas de preparo e dos alimentos usados, o que pode ser muito positivo. A dica é investir em pratos que têm todos os grupos de alimentos, como:

  • salada caesar (alface, maionese, creme de leite, peito de frango, pão de forma, queijo parmesão e batata palha);
  • arroz de forno (ervilha, cenoura, chuchu, abobrinha e frango ou carne bovina);
  • feijoada (feijão preto, bacon, cebola, alho, cebola palha, couve e ingredientes para feijoada);
  • sopa (cenoura, batata, chuchu, abobrinha, abóbora, coentro, cominho e outros temperos, legumes e verduras que gostar);
    entre outros.

Aposte também no forno elétrico, air fryer e no micro-ondas que são ótimos aliados para quem quer praticidade. Você coloca a receita, programa um timer e vai fazer o que precisa. Quando apitar, basta verificar a comida e, se já estiver pronta, é só consumir. Outra dica interessante é fazer uma quantidade maior e depois congelar.

Mulher pensativa com colher de pau em uma cozinha doméstica

8.Se surpreender com o que pode fazer

Um dos pequenos prazeres da vida definitivamente é perceber que a comida que nós mesmos fizemos está deliciosa. Isso não só dá mais confiança para tentar preparar outros pratos, como também é ótimo para a autoestima, já que percebemos que a tarefa de fazer comida em casa, que um dia pareceu impossível, não é tão complicada assim. Se comer uma refeição saborosa é bom, quando ela foi feita pela gente, é melhor ainda!

9.Higienização correta dos alimentos

Quando comemos fora, não dá para saber se quem realizou o preparo e a manipulação dos alimentos está saudável (sem nenhuma doença) e realizou todos os procedimentos adequados de higienização. Por outro lado, fazer a comida em casa dá para garantir uma higienização correta, tanto das mãos, dos utensílios, quanto dos alimentos durante todo o processo de preparação.

Com tantas vantagens, com certeza, fazer comida em casa vai se tornar um ótimo hábito na sua rotina. Mas, caso precise ou queira pedir comida, a dica é conhecer o local de produção, descobrir se existe um controle higiênico-sanitário no estabelecimento e transferir a refeição para um prato, em vez de comer direto na embalagem. Isso vai ajudar você a se alimentar com mais segurança, ok?