Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Mistura para bolo: veja como fazer e as melhores dicas para assar
Guia Culinário 22/04/2024

Mistura para bolo: veja como fazer e as melhores dicas para assar

Para quem ama preparar um bolo para comer no café da tarde ou em outra ocasião, sabe o quanto é maravilhoso acertar a receita, fazendo ele ficar grande, fofinho e delicioso. Porém, às vezes pode parecer difícil chegar a esse ponto de consistência e sabor. Mas, com alguns truques, como usar uma mistura para bolo, o sucesso é garantido!

Prática, a mistura deixa o processo de preparo mais rápido e fácil, perfeito, principalmente para as pessoas que não têm tanta prática na cozinha ou possuem uma rotina mais corrida. Acompanhe o texto e saiba como preparar a mistura para bolo sem erro e sem grandes dificuldades.

O que é uma mistura para bolo?

A mistura para bolo é um produto semipronto, que contém a maioria dos ingredientes essenciais para o preparo do bolo, isto é, farinha, açúcar e fermento em pó. A depender da marca, esta pode vir também com sal, aromatizantes e agentes emulsificantes – sendo necessário adicionar apenas alguns ingredientes básicos para completar a massa, como ovos, óleo e água/leite.

Desse modo, o objetivo da mistura é tornar o processo de preparação de bolo mais prático e rápido, além de promover outras vantagens com o seu uso, tais como:

  • economia de ingredientes;
  • economia de tempo;
  • melhor consistência da massa;
  • possibilidade de variar nos sabores sem precisar dominar a arte de cozinhar;
  • uma validade prolongada do produto.

Como preparar mistura para bolo sem erro?

Aprenda a seguir o passo a passo de como preparar uma mistura para bolo sem erro:

  1. Separe um pacote de mistura para bolo do sabor da sua preferência e alguns ingredientes adicionais (confira na embalagem quais serão necessários, pois os itens podem variar de marca para marca).
  2. Bata os ovos e depois misture com os demais ingredientes, deixando os itens secos por último (como a mistura para bolo e fermento em pó – caso seja necessário adicionar). A massa deve ficar lisa e homogênea.
  3. Por fim, despeje a massa em uma forma untada com manteiga e com farinha de trigo, preaquecido (180ºC por 10 minutos) e deixe o bolo assar por 30 minutos em forno médio.

Como aumentar a mistura para bolo e fazer render?

Afinal, como aumentar a mistura para bolo? Essa é uma dúvida comum entre as pessoas. Para te ajudar, separamos aqui algumas dicas e truques simples:

1.Use dois pacotes

Se o objetivo é ter mais bolo, então vale a pena usar dois pacotes de mistura para bolo, em vez de uma.

2.Adicione ingredientes extras

como preparar mistura para bolo sem erro, como aumentar a mistura para bolo e fazer render

Uma boa opção para tornar a massa mais volumosa é acrescentar ingredientes extras, como mais ovos, mais leite (ou água), mais farinha de trigo e sabor à mistura do bolo.

3. Use uma forma maior

Outra dica é usar uma forma maior do que a indicada na embalagem do produto. Dessa forma, a massa irá se espalhar, permitindo que o bolo cresça mais. Mas, atenção! Caso opte por fazer isso, não esqueça de adaptar o tempo de forno com base no tamanho da forma, combinado?!

4. Faça o bolo em camadas

Que tal preparar um bolo em camadas com a massa pronta? Além de render mais porções, o bolo vai ficar uma delícia! Para fazer, basta dividir a massa em duas ou mais formas menores e assar cada uma separadamente. Ao final, é só empilhá-las e rechear como quiser.

5. Adicione bastante recheio e cobertura

Se é mais volume que você deseja, então capriche no recheio e cobertura! Uma quantidade generosa vai deixar o bolo maior e ainda mais saboroso. E o melhor: você pode escolher diversas opções de sabor, como brigadeiro, frutas, doce de leite, etc.

6. Abuse na decoração

A decoração também ajuda a deixar o bolo maior – além de mais bonito e atraente, claro! Você pode usar bicos de confeitar, criar detalhes, elementos e uma cobertura incrível. O que vale é apostar na criatividade.

Quais são os sabores de mistura para bolo?

Atualmente, é possível encontrar diversos sabores do produto no mercado, como:

  • cenoura;
  • chocolate;
  • brownie;
  • coco;
  • baunilha;
  • laranja;
  • petit gateau.

quais são os sabores de mistura para bolo

Quais são as melhores dicas para preparar bolos?

Preparar um bolo gostoso não é difícil, porém, exige um pouco de cuidado e atenção. Veja, a seguir, algumas dicas para você fazer um bolo de dar água na boca.

1. Adicione à mistura para bolos ingredientes de qualidade

É fato que ingredientes de qualidade vão proporcionar uma melhor textura e sabor. Por isso, aproveite que a mistura para bolo não precisa de muitos ingredientes e invista em itens que você precisará utilizar de melhor qualidade.

2. Siga o passo a passo da embalagem

Para o bolo sair como esperado, não tem segredo! Siga a receita, utilizando as quantidades corretas de ingredientes, e assando a massa no tempo indicado.

3.Peneire os ingredientes secos

O ato de peneirar os ingredientes secos, como a massa para bolo e o fermento em pó, ajuda a eliminar grumos e uniformizar a massa. Além disso, contribui para o bolo ficar com uma textura mais leve e mais fofinha.

4.Misture os ingredientes até a massa ficar homogênea

Nada de misturar os ingredientes de maneira excessiva, pois isso pode deixar o bolo denso e pesado. O ideal é misturar os ingredientes somente até eles ficarem incorporados.

5.Preaqueça o forno

Preaquecer o forno é importante para garantir uma consistência durante o cozimento do bolo. Portanto, coloque o tempo e a temperatura indicados na embalagem antes de assar a massa.

6. Não abra o forno durante o cozimento

Abrir o forno durante o cozimento pode provocar alterações no crescimento do bolo. Por isso, deixe-o assar no tempo indicado na embalagem e só quando tiver pronto – para saber, basta fazer o teste do palito (inserir um palito no centro e se ele sair limpo, quer dizer que o bolo já está pronto. Caso contrário, deverá ficar mais um tempo assando) – retire-o do forno.

7. Deixe esfriar para tirar o bolo da forma

Para que o resultado do processo não seja um bolo quebrado ou grudado na forma, espere-o esfriar para desenformá-lo.

Com a mistura para bolo e as nossas dicas de preparo, não há dúvidas de que você fará um bolo grande, macio e delicioso. Então, aproveite todas as sugestões e mãos à obra!