Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Chega de roupas amassadas! Aprenda técnicas infalíveis para passar roupa e facilite a sua vida
Meu Lar 07/10/2024

Chega de roupas amassadas! Aprenda técnicas infalíveis para passar roupa e facilite a sua vida

A tecnologia ainda não inventou uma forma das roupas se lavarem e passarem sozinhas, como em um passe de mágica. Apesar disso, temos truques excelentes para você passar as roupas de forma descomplicada.

Conheça algumas estratégias que separamos para você que podem facilitar essa tarefa e otimizar o seu tempo nas rotinas de casa. Com essas dicas práticas e eficazes, você vai poder passar suas roupas com facilidade e garantir que cada peça fique impecável, desde as camisas sociais até as delicadas de lã. Vamos lá?

Quais são as dicas para passar roupa?

A verdade é que passar roupa pode ser muito mais fácil se você adotar algumas estratégias bem simples, começando já na hora da lavagem. Então conheça essas dicas que a gente separou para ajudar você a ter peças lisinhas e bem cuidadas:

Pessoa usando ferro a vapor em uma roupa

1. Sacuda bem as roupas após a lavagem

Apesar de esse ser um truque bem simples (e que muita gente já conhece), é sempre válido ressaltar que ele realmente funciona! Sacudir as roupas com força após a lavagem ajuda muito a deixar o tecido mais esticado.

O ideal é que você faça isso assim que tirar as peças da máquina. Depois de sacudi-las, pendure-as esticadinhas no varal. Aliás, tem muita gente que as deixa no cabide na hora de secar, porque isso ajuda a esticá-las. No fim, você consegue passar o ferro com mais facilidade.

2. Após tirar as roupas do varal, deixe-as dobradas (nunca amassadas)

Você é daqueles que tira tudo do varal e deixa embolado em cima da cadeira ou no guarda-roupa? Então, saiba que esse é um hábito que pode deixar as roupas mais amassadas — ou dificultar a forma de passar.

Para evitar isso, a nossa dica é bem simples: após recolher todas as roupas do varal ou da máquina secadora, dobre-as com cuidado e as deixe empilhadas em uma mesa ou cesto. Assim elas vão ficar mais esticadas e vai ser bem mais fácil de passar o ferro depois.

3. Passar as roupas levemente umedecidas

Passar roupas ainda um pouco úmidas é uma ótima estratégia para alisar o tecido com mais facilidade. Caso a roupa já esteja seca, umedeça-a com um borrifador de água. Mas tome cuidado para não as deixar encharcadas, ok? A ideia é que você as tire do varal e passe com o ferro ou secador antes de guardar ou usar.

Detalhe de ferro a vapor liberando vapor em uma roupa

4. Use o passa-fácil

O spray passa-fácil é outro grande aliado na hora de passar roupa, ajudando a deslizar o seu ferro de passar com mais facilidade sobre o tecido — e, de quebra, ainda acaba com os amassadinhos de forma rápida.

5. Comece passando as peças mais finas, deixando para o final as mais grossas

Organize suas roupas de acordo com a espessura do tecido. Passe primeiro as peças mais leves, como camisas e blusas de algodão, e deixe as mais pesadas, como jeans e jaquetas, para o final. Isso evita que o ferro fique muito quente logo de início, o que pode danificar tecidos delicados.

Precisa mesmo passar toalha de banho e peças de lã?

Nem sempre é necessário passar toalhas de banho, já que o processo pode endurecer as fibras, comprometendo a maciez. No caso de peças de lã, considere se o tecido realmente precisa ser passado ou se é possível deixá-lo secar naturalmente sem passar.

Como passar lã e toalha de banho?

Pilha de toalhas dobradas ao lado de ferro de passar

Nem todos tecidos e tipos de peças são iguais na hora de passar. Por exemplo, a diferença entre o algodão e a lã é que o primeiro é uma fibra natural colhido da planta do algodoeiro, já a lã é de origem animal, o que faz com que não possa entrar em contato com o calor, até para não encolher.

Saber desses detalhes e os cuidados específicos para cada tipo de peça é importante para evitar danos ao tecido e garantir que as peças permaneçam macias e confortáveis.

Alguns truques bem importantes para estes tecidos são os seguintes:

Atenção à temperatura do ferro

Ajuste o ferro de acordo com o tipo de tecido. Para lã, use uma temperatura baixa ou média para evitar que o tecido encolha ou queime. Isso vale para toalhas, que devem ser passadas em uma temperatura média para alta, dependendo do material.

Fique de olho na etiqueta da roupa

Sempre verifique as instruções na etiqueta da roupa antes de passar. Algumas peças de lã, por exemplo, podem não ser indicadas para passar a ferro, ou podem exigir uma temperatura específica.

Nada de passar a seco!

Ao passar roupas de lã, é importante que elas estejam ligeiramente úmidas. Use um borrifador ou um pano úmido sobre a peça para evitar que o tecido resseque e fique com marcas.

Não dobre assim que passar

Após passar as peças de lã, pendure-as ou coloque-as em uma superfície plana para esfriar. Dobrá-las imediatamente pode criar mais amassados.

Como passar roupa a vapor?

 Roupas penduradas em varal de banheiro para secar

Passar roupa a vapor já é uma tarefa consideravelmente mais simples do que a feita com ferro de passar roupa a seco. E nem precisa ser com aquele ferro a vapor, viu? Para quem gosta de manter as roupas passadas no dia a dia, é possível recorrer a alguns acessórios e artimanhas que ajudam a realizar essa tarefa de forma mais rápida, se você não tiver uma passadeira a vapor. Confira aqui algumas opções:

Secador de cabelo

Levando em conta que o vapor é o maior aliado na hora de desamassar roupas, existe um item que pode ser bem útil: o secador de cabelo. Aproveite aquele momento em que você está secando o cabelo para passar a roupa que você pretende usar. Deixe-a no cabide, esticada na tábua ou em cima da cama e, então, é só direcionar o ar quente do secador para o tecido.

Vapor do chuveiro deixa as roupas passadas

Você sabia que o vapor do chuveiro também é ótimo para desamassar as roupas? Nesse caso, o ideal é borrifar primeiro o passa-fácil e, depois, estender a peça no cabide. Deixe-a ao lado do box (pode ser no porta-toalhas) e lembre-se de tomar banho quente. O vapor que sai do chuveiro consegue amolecer as fibras do tecido e você nem precisa usar o ferro depois. Uma maravilha, né?

Como passar roupa no cabide?

Passar roupa no cabide é uma técnica prática para tecidos leves, como blusas e vestidos. Você pode pendurá-las no dia anterior – para que o próprio peso da peça ajude a desamarrotar – e aplicar o passa-fácil no dia seguinte. Em seguida, passe com o secador de cabelo, o ferro a vapor ou até mesmo com steamer.

Que produtos podem ajudar na hora de passar roupa?

Pessoa passando roupa com borrifador ao lado

Além de técnicas específicas, alguns produtos podem tornar o processo de passar roupa ainda mais eficiente.

Passa fácil

O passa fácil é um spray que facilita a tarefa de passar roupa ao diminuir a resistência do tecido, permitindo que o ferro deslize suavemente.

Amaciante

O uso de amaciante durante a lavagem também contribui para um processo de passar mais fácil, pois amacia as fibras do tecido, reduzindo os amassados.

Vinagre branco e amaciante

Uma mistura de vinagre branco e amaciante pode ser usada como alternativa ao passa-fácil. Essa combinação ajuda a eliminar os amassados e ainda deixa um leve aroma agradável nas roupas.

Álcool e amaciante

Outra solução caseira é misturar álcool e amaciante em um borrifador para facilitar o trabalho de passar, especialmente em tecidos mais pesados.

Mistura caseira

Uma mistura caseira eficaz para desamassar roupa inclui água, amaciante e vinagre. Essa solução pode ser borrifada diretamente na peça antes de passar, ajudando a alisar o tecido com mais facilidade.

O que é o spray passa fácil?

O spray passa fácil é um produto que facilita o processo de passar roupa, ajudando a eliminar os amassados rapidamente e deixando o tecido mais macio e com menos marcas.

Como passar roupa mais rápido?

Mulher sorridente passando roupa em casa.

Para quem tem pouco tempo, algumas dicas podem ajudar a agilizar o processo de passar roupa sem comprometer o resultado. As principais são:

  • Organize as peças antes de começar (inicie pelas mais finas);
  • Ajuste o ferro na temperatura ideal;
  • E use o passa fácil ou água para acelerar o processo.

Como passar roupa com estampa sem estragar?

Muitas estampas são formadas por desenhos e frases emborrachadas que, caso entrem em contato com o ferro quente, podem ser danificadas. Algumas estampas, inclusive, tendem a ficar grudadas no ferro e, dessa forma, descolam por inteiro do tecido. Por isso, é muito importante que você tome cuidado na hora de passar roupas com estampas (principalmente as com desenhos em relevo).
Alguns passos fundamentais para passar suas roupas com estampa sem problemas são:

  1. Passe sempre pelo avesso da peça.
  2. Coloque um pano levemente umedecido entre o ferro e a estampa.
  3. Use uma temperatura baixa.

Agora que você já viu que passar roupa pode ser uma tarefa mais simples do que parece com as técnicas e produtos certos, preservando a qualidade dos tecidos e agilizando sua rotina, está na hora de você colocar em prática e dividir com a gente, pelos comentários, o que achou.

Até a próxima!