Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia completo de como usar panela de pressão sem medo
Guia Culinário 27/11/2024

Guia completo de como usar panela de pressão sem medo

Um dos maiores medos de quem não tem muita experiência na cozinha é sobre como usar a panela de pressão, já que o uso dela, de fato, demanda alguns cuidados. Mas, calma, não é para se preocupar. É só escolher o modelo ideal e aprender a usar do jeito certo para evitar qualquer problema. Então, para te ajudar a perder a tensão com essa tarefa, preparamos um guia especial que vai te deixar expert no assunto. Vamos lá?

Quais são os tipos de panela de pressão?

Existem diferentes tipos de panela de pressão no mercado. Conheça a seguir os tipos mais conhecidos:

 Arroz recém-cozido na panela de pressão

Panela de pressão tradicional

Com apenas uma ou duas válvulas de segurança, a versão comum da panela de pressão precisa ser monitorada constantemente durante o preparo da comida, além de também liberar muito vapor durante todo o funcionamento. Nesses casos, é melhor prestar atenção no tempo de cozimento de cada receita.

Panela de pressão elétrica

Por contar com um controle interno de temperatura, é bem mais segura que a versão tradicional. Além disso, também tem válvula de controle de pressão e um travamento de segurança na tampa – que impede sua abertura enquanto o gás ainda estiver saindo.
Em geral, a sua válvula libera a pressão na vertical, e não na horizontal, o que é ótimo para quem ainda fica inseguro na hora de usar esse utensílio por fazer com que a pressão saia mais rápido. Lembrando que esse tipo de descompressão aparece em outros modelos, e não só na panela de pressão elétrica, ok?

Panela de pressão com visor

A tampa dessa panela tem uma parte que é feita de vidro, permitindo a checagem do ponto de cozimento sem que seja preciso levantar a tampa – como acontece nas demais versões. Se você é uma pessoa que morre de medo de ficar abrindo e fechando a panela, por mais que ela esteja sem pressão, esse modelo é o ideal para resolver os seus problemas na cozinha.

Panela de pressão italiana

Esse modelo italiano conta com um fundo triplo que faz o alimento aquecer de maneira mais rápida. Mas esse não é o seu único diferencial: ela também se destaca pelo formato diferente das demais, pela segurança de suas três válvulas e pela borracha com ótima vedação. Além disso, as alças não esquentam!

Como escolher a panela de pressão ideal para você?

Homem sorridente cozinhando com uma panela de pressão elétrica

Veja abaixo algumas dicas de como escolher uma panela de pressão:

Panela de pressão pode ser de alumínio ou inox

Antes de mais nada, você precisa saber que a panela de pressão que você for comprar precisa ter o selo de aprovação do Inmetro, o que vai garantir que ela realmente não oferece riscos durante o uso. Também é preciso levar em conta que o utensílio pode ser feito de dois materiais diferentes: alumínio ou inox. Mas qual é o melhor?

Apesar das panelas de alumínio oferecerem um bom aquecimento, manchas podem ser criadas ao longo do tempo, enquanto as panelas de inox têm a vantagem de manter uma boa aparência por mais tempo, poder ir na lava-louças, não oxidar e ainda fazer com que o calor seja melhor distribuído enquanto a comida é preparada.

Mas independentemente da versão escolhida, uma boa dica para te facilitar — e muito — na hora da limpeza da panela é apostar em uma que conte com um revestimento interno antiaderente, que é ótimo para impedir que os restos de comida grudem.

Tampa com fechamento externo é mais prática e acelera o preparo da comida

Além de aparecer em dois materiais diferentes, outro detalhe que você precisa levar em conta quando for comprar a sua panela de pressão é o de que ela pode ter tampa com fechamento interno ou externo. Apesar de, antigamente, a interna ser a mais comum, a externa tem aparecido em modelos mais modernos, é mais prática de ser manuseada e torna o tempo de cozimento mais rápido.

Panela de pressão de 2 a 5 litros é suficiente para quem mora sozinho

O tamanho da panela de pressão — ou seja, quantos litros ela é capaz de suportar — também deve ser avaliado para que você faça a melhor escolha. Como quem mora sozinho costuma cozinhar em pouca quantidade, nem precisa apostar em uma versão grande, como a de 5 litros, por exemplo.

Em geral, panelas de 2 litros são suficientes para quem faz comida apenas para um. Mas se não for o seu caso e a família for bem grande, o que faz com que seja preciso cozinhar mais, pode escolher os modelos maiores sem medo.

Como usar panela de pressão sem medo?

Ok, mas e na hora de botar a mão na massa? Veja dicas de como usar panela de pressão sem medo:

Mãos fechando a tampa de uma panela de pressão

A panela só pode ser aberta quando não estiver saindo pressão

Nas panelas de pressão que não contam com mecanismos que ajudam a indicar quando o alimento está pronto, a dica para não fazer a abertura no momento errado — ou seja, quando ela ainda estiver com pressão — é conferir a válvula.

Se perceber liberação de vapor, espere; mas, se não estiver saindo mais nada, pode abrir a panela sem medo. Lembrando que, em muitos casos, é preciso levantar essa válvula com a ajuda de um garfo ou colher para ter certeza que todo o vapor saiu completamente.

Tirou a comida no ponto errado? Acrescente mais água e coloque para cozinhar mais tempo

Se acabar errando o ponto da comida e desligar a panela de pressão antes da hora, calma que você não estragou a refeição. Para resolver o problema, é só acrescentar mais um pouco de água e continuar cozinhando normalmente até que o alimento esteja devidamente pronto.

Quais são os alimentos que podem ser cozidos na pressão?

Muita gente não sabe, mas a panela de pressão é versátil e serve para preparar diversos tipos de comida. Ela é uma grande aliada de quem cozinha no dia a dia e pode agilizar o preparo de diferentes pratos. Quer saber o que você pode cozinhar com essa panela? Então confira abaixo:

1. Feijão

Feijão cozido servido direto da panela de pressão.

A melhor forma de cozinhar feijão no dia a dia, sem dúvidas, é com a ajuda da panela de pressão. Isso porque os grãos demoram muito para serem cozidos – sem a ajuda da pressão, em especial, eles podem demorar até mais de duas horas para ficarem prontos.

Para preparar o feijão, basta colocar os grãos na panela com água, ligar o fogo e, quando começar a chiar (sair fumacinha pela válvula), esperar cerca de 30 minutos para ficar pronto. Detalhe: Só abra a tampa da panela quando toda a pressão tiver saído, ok?

2. Diferentes tipos de carne

Você também pode cozinhar diferentes tipos de carne: lagarto, picanha, frango, linguiça, patinho, lombo e por aí vai. A grande vantagem da panela de pressão é que ela permite o rápido cozimento de todos os alimentos, o que também garante uma boa economia nos gastos com gás de cozinha. A melhor parte de preparar carnes na panela de pressão é que, assim, elas ficam bem mais macias, principalmente, quando deixamos cozinhar durante bastante tempo.

3. Macarrão

Outra receitinha que fica uma delícia é o macarrão de panela de pressão. O melhor de tudo é que o macarrão fica bem cozido, temperado e pronto em um tempo recorde.

4. Legumes

Legumes coloridos sendo cozidos na panela de pressão.

Você sabia que dá para cozinhar legumes na panela de pressão em até 5 minutos? O segredo é não usar água. Neste sentido, corte todos os alimentos em cubinhos, tiras ou em outro formato e, então, coloque-os dentro da panela com um pouco de manteiga ou azeite, sal e outros temperos que você gosta.

Depois, basta colocar no fogo quando a panela começar a chiar e cronometrar de 3 a 5 minutos e desligar o fogo. Parece até mágica: os legumes ficam prontos de forma muito mais rápida e sem precisar de água.

5. Arroz

Para quem quer agilizar o preparo do arroz, uma boa dica é recorrer à panela de pressão. O bom é que não existe segredo para preparar essa receita: cozinhe o arroz normalmente. A única diferença é que, em vez de usar uma panela comum, você deve utilizar a de pressão.

Que receitas fazer na panela de pressão?

É hora de colocar a mão na massa… ou melhor, na panela de pressão. Confira a seguir receitinhas deliciosas para você preparar!

Macarrão de panela de pressão com calabresa

Macarrão de panela de pressão com calabresa

Que tal preparar uma receita de macarrão incrementada com linguiça e cebola? Essa é uma ótima sugestão para quem quer algo prático e ao mesmo tempo saboroso. Para dar um toque ainda mais diferenciado, capriche nos temperos que você preferir (como pimenta e cheiro-verde) e já pode servir.

Você vai precisar de: 1 pacote de macarrão penne Qualitá (500g), 1 cebola média picada, 300 g de linguiça calabresa fatiada, 1 sachê de molho de tomate, 500 ml de água, 1 lata de creme de leite, azeite, sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto.

Para começar, coloque um fio de azeite, a cebola e a calabresa picada na panela de pressão e deixe dourar. Em seguida, acrescente o molho de tomate, o sal e a água e misture um pouco. Depois, adicione o creme de leite, o macarrão, o sal e os temperos (pimenta e cheiro-verde a gosto) e misture bem. Tampe a panela e, quando começar a chiar, espere 5 minutos. Na hora de servir, jogue queijo ralado por cima e prontinho!

Macarrão de panela de pressão cremoso

 Macarrão de panela de pressão cremoso

A receita de macarrão de panela de pressão cremoso é uma das mais fáceis e saborosas que existem. Feito com creme de leite, queijo e presunto, este prato costuma fazer bastante sucesso e pode ser incrementado com diferentes ingredientes. Algumas pessoas gostam de acrescentar milho e ervilha, por exemplo, e fica bem saboroso!

Você vai precisar de: 1 pacote de macarrão talharim Qualitá (500g), 1 caixa de creme de leite, 1 sachê de molho de tomate, 2 xícaras de água, 4 dentes de alho amassados, 1 cebola média picada, 200 g de muçarela picada, 200 g de presunto picado, azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Para preparar, comece refogando o alho e a cebola com um pouco de azeite na panela de pressão. Em seguida, acrescente o molho de tomate, o creme de leite, o queijo e o presunto e misture um pouco.

Adicione o macarrão, o sal, a pimenta, despeje a água e misture mais um pouco. Depois, tampe a panela e, quando começar a chiar, deixe cozinhar por 3 minutos e desligue o fogo. O resultado é um macarrão bem cremoso, perfeito para servir no almoço em família!

Macarrão de panela de pressão com frango

 Macarrão de panela de pressão com frango

Você já experimentou algum prato de macarrão com frango? Essa mistura de ingredientes fica bem saborosa e, para valorizar ainda mais a receita, uma boa dica é acrescentar creme de leite, milho e queijo ralado.

Você vai precisar de:

Em uma panela de pressão, coloque a cebola, um pouco de azeite, sal e deixe dourar. Em seguida, acrescente o frango (já cozido e desfiado) e mexa um pouco. Depois, adicione o molho de tomate, o creme de leite, a água, o caldo sabor galinha e misture por mais um minuto. Logo em seguida, acrescente o macarrão, o milho, os temperos e mexa mais um pouco. Tampe a panela e, quando começar a chiar, espere 5 minutos. Na hora de servir, capriche no queijo ralado, que fica uma delícia!

Peito de frango na panela de pressão

Peito de frango na panela de pressão

Para preparar o peito de frango na panela de pressão, o ideal é cortar em pedaços médios. Assim, o cozimento vai ser ainda mais rápido. Neste e nos outros casos, o ideal é que a receita conte com uma boa quantidade de temperos, principalmente, se o frango não estiver previamente temperado. Isso acontece porque ele não vai ter tanto para apurar no sabor como aconteceria se fosse cozido numa panela comum.

Por isso, o ideal é refogar alho e cebola na manteiga ou no azeite, deixar o frango fritar um pouco e adicionar temperos a gosto. Pimenta, páprica, curry, salsinha, coentro e cebolinha são ótimas opções, é só escolher a que combina melhor com as suas preferências.
Coloque água até cobrir o frango, feche a panela e deixe 10 minutos na pressão. Ao abrir, ele já deve estar cozido. Se você quiser desfiar, basta retirar o excesso de água, fechar a panela novamente e sacudir por alguns segundos.

A partir daí, você pode usar o frango no preparo de diferentes pratos, como saladas, salpicão, fricassê, strogonoff e arroz de forno. Todos eles ficam prontos em menos de uma hora, já contando com o tempo de cozimento do frango.

Churrasco na panela de pressão

Churrasco na panela de pressão

Para grelhar a carne e deixá-la com o clássico sabor de churrasco, o carvão é um elemento super importante no churrasco de panela de pressão – embora essa afirmação não tenha muito sentido quando nós não estamos acostumados a nos aventurar na cozinha ou se você tem panela elétrica.

A ideia, nesse caso, é embrulhar alguns pedaços de carvão misturados com ervas frescas, como alecrim, louro e tomilho (para ajudar a dar sabor) no papel alumínio e forrar a panela antes de levar ao fogo.

Para isso, você vai precisar de: 3 a 4 pedaços pequenos de carvão, 2 folhas de papel alumínio, ramos de ervas frescas a gosto, 1kg de costela suína (ou picanha), 500 g de linguiça temperada e sal grosso a gosto.

Para preparar, comece colocando o carvão em cima de uma das folhas de papel alumínio. Acrescente os ramos de ervas frescas, colocando-as entre os pedaços de carvão, puxe as pontas para fechar e embrulhar e, depois, embrulhe mais uma vez com a segunda folha.

Para que a carne absorva sabor e fique ainda mais temperada, tempere a costela suína (ou picanha) com um pouco de sal grosso — o tipo ideal para churrascos — e faça pequenos furinhos na linguiça com a ajuda de um garfo.

Na finalização, acomode o carvão no fundo da panela, coloque a costela por cima e distribua a linguiça ao redor da carne fazendo uma espécie de “barreira” para que ela não encoste nas paredes da panela. A ideia é que ela libere gordura e proteja a carne da costela, evitando que ela queime devido à falta de óleo na panela.

Leve ao fogo médio, com a panela de pressão completamente tampada, deixe pegar pressão e abaixe para o fogo baixo. Conte 20 minutos. Quando a válvula parar de liberar vapor, basta abrir a tampa, fatiar as carnes e servir.

Outra boa dica para saborizar o churrasco na panela de pressão, principalmente no caso da panela elétrica, que não pode levar papel alumínio, é substituir o carvão por uma “caminha” de rodelas grossas de cebola. Basta colocar a costela por cima (virada com o osso para baixo) e acrescentar a linguiça.

Pronto, agora que você já sabe como usar panela de pressão sem medo, que tal testar um desses pratos? Aproveite todas as nossas dicas e faça deliciosas refeições para você e para a família, com cada vez mais rapidez.

Até a próxima!