Pimentão recheado: 4 receitas para variar o cardápio
Você conhece alguma receita de pimentão recheado? O vegetal, muito usado na culinária como um tempero para diferentes pratos, pode ser consumido cru – como no molho à campanha do churrasco -, mas também tem versões assadas que ficam deliciosas. Neste caso, eles podem servir de acompanhamento para massas, saladas, arroz e outros pratos. A combinação vai depender do recheio escolhido e do seu gosto pessoal. Para fazer o pimentão recheado, você pode usar o tradicional ou o pimentão block, que é menor e mais adocicado que o comum: a escolha fica por conta da receita e do seu gosto pessoal.
Pimentão recheado com carne moída é uma receita clássica
Se você não sabe como fazer pimentão recheado, é bom ficar sabendo que o preparo está longe de ser dos mais complicados. Aqui, para comer pimentão recheado com carne moída e arroz, você vai precisar preparar a carne com antecedência e fazer o acompanhamento enquanto o pimentão estiver assando. É importante que ela fique bem saborosa, então refogue alho e cebola antes do preparo e use os temperos de sua preferência, como pimenta do reino e páprica. O ideal é que ela fique com pouco caldo para facilitar o momento de rechear.
Para rechear o pimentão block, retire o tampão dele (a parte que fica com a haste) e as sementes de dentro. Coloque a carne moída até encher e finalize com queijo parmesão ralado ou mussarela. Para finalizar, organize os pimentões que você tiver preparado num tabuleiro e asse em forno pré-aquecido a 200°C por 30 minutos ou até o pimentão ficar macio. Se você quiser preparar este pimentão recheado com carne moída na airfryer, o tempo é o mesmo, mas vale checar sempre durante o cozimento para acertar a hora de retirar.
Pimentão recheado com queijo é opção para vegetarianos
A lógica por trás do preparo de pimentão recheado no forno ou na airfryer é sempre a mesma, não importa o sabor do recheio escolhido por você. O de queijo é uma ótima opção para quem é vegetariano e pode ser preparado com a opção de queijo que você preferir.
Na hora da montagem, “forre” o fundo e as laterais do pimentão com fatias de mussarela e adicione, por cima, queijo minas, coalho, cottage, ricota ou um mix deles. Assim como no de carne, coloque mussarela ou parmesão por cima para que ele gratine durante o preparo. Além disso, você também pode adicionar temperos como salsinha ou coentro para incrementar o sabor.
Pimentão recheado com frango é saboroso e nutritivo
Na hora de preparar este recheio, dê preferência para o frango desfiado, que vai “encaixar” melhor no formato do pimentão – seja o tradicional ou o block. Assim como acontece na carne, você pode preparar e temperar como preferir, mas é importante que o frango fique com pouco caldo. Neste caso, se você quiser dar uma incrementada no preparo, pode adicionar requeijão ao recheio pronto. No pimentão recheado com frango, mais uma vez, o queijo por cima é recomendado para o resultado gratinado.
Pimentão recheado com ovo fica pronto mais rápido do que os outros
Quer que ele fique pronto em menos tempo? O pimentão recheado com ovo, então, é a melhor opção. Aqui, basta colocar dois ovos dentro do pimentão block ou tradicional e temperar a gosto. Além do sal, ervas frescas como o manjericão e pimenta do reino são ótimas opções para usar. No forno ou na air fryer, eles costumam levar, no máximo, 15 minutos para ficarem prontos ou o tempo necessário para o ovo cozinhar, na mesma temperatura dos outros: 200°C.