Quer saber como lavar bolsa e limpar a sua parte interna? Aprenda a deixá-la novinha em folha
Que tal criar uma rotina de limpeza para as bolsas que você usa no dia a dia? Usando os produtos certos é possível deixá-las sempre bem conservadas – basta atentar ao tipo de material. Um dos pontos mais importantes, inclusive, é prestar atenção ao modelo da bolsa em questão, tendo em mente que existem bolsas de tecido, couro, camurça e diversos outros materiais. Para que você não corra o risco de errar na lavagem, a gente separou dicas e tutoriais de como lavar bolsas de diferentes tipos. Mas lembre-se de que, antes de iniciar a lavagem, é importante tirar tudo (papéis, carteira, chaveiro e outros itens) de dentro dela, ok?
Bolsas de pano podem ser lavadas com água e sabão neutro
As bolsas mais fáceis de lavar, sem dúvida, são as feitas de pano comum (semelhantes às roupas e alguns tipos de mochilas). Isso porque elas não são vulneráveis à água e costumam ser mais maleáveis, o que facilita na hora de esfregar.
Para remover bem as sujeiras você pode usar apenas água e sabão neutro, realizando uma lavagem rápida: molhe a bolsa no tanque e, com uma esponja macia, esfregue o tecido em movimentos circulares. Assim, você passa o sabão de forma mais suave, sem precisar esfregar a bolsa com os dedos para não correr o risco de amassá-la. Depois, enxágue a bolsa na água corrente, tire o excesso de água com uma toalha (evite torcê-las com as mãos para não estragar o pano) e deixe-a secando ao sol. Simples, né?
Bolsas de couro devem ser limpas com pano macio e limpadores específicos
Diferentemente das bolsas de pano, as de couro devem ser limpas com muito mais cuidado, pois são mais sensíveis à umidade e ao calor. Para limpar esse tipo de bolsa, é necessário seguir o seguinte passo a passo:
Limpeza externa
1. Esfregue uma flanela levemente umedecida por toda a superfície de couro, tomando cuidado para não encharcar o material;
2. Para fazer uma limpeza mais profunda, passe um pouco de detergente neutro ou um limpador específico para couro. O ideal é que você coloque um pouco do produto em uma flanela macio e esfregue suavemente o local;
3. Use um pano seco para tirar o excesso de umidade e de produto;
4. Deixe o couro secando normalmente na sombra.
Obs.: É importante que você nunca coloque bolsas de couro no sol ou use secador de cabelo na hora de secar. O ar quente pode fazer com que o couro descasque ou fique danificado.
Limpeza interna
1. Para limpar a parte interna da bolsa de couro (que geralmente é feita de tecido), você deve começar sacudindo-a pelo lado avesso para tirar todo o pó e sujeiras;
2. Caso julgue necessário, passe um aspirador de pó internamente para realmente tirar toda a poeira;
3. Puxe o estofamento interno para fora (caso seja possível) e o lave com uma solução de água com vinagre. Você pode usar uma esponja para esfregar e desinfetar bem o tecido;
4. Deixe esse estofamento de dentro para o lado de fora e espere até que ele seque naturalmente.
Obs.: Algumas bolsas de couro possuem a parte interna feita do mesmo material que a externa. Ou seja, não há nenhum estofamento interno de pano. Neste caso, o ideal é que você realize a mesma limpeza em todos os lados, usando apenas um pano levemente umedecido.
Bolsas de camurça podem ser lavadas com limpadores a vapor ou com uma solução de água e vinagre
Quando se trata de limpar bolsas de camurça, o ideal é que você evite ao máximo lavá-las sob a água corrente ou usar panos muito úmidos. O que muita gente faz é recorrer aos limpadores a vapor. Caso você não tenha um equipamento desses em casa, uma boa dica é esquentar água na panela e colocar a bolsa logo em cima, tomando cuidado para não molhar. Depois, esfregue o local com uma escova macia (pode ser uma de dentes velha) e espere secar normalmente (sem recorrer ao sol ou ao secador de cabelo). Não tem erro!
A solução de água com vinagre também é útil para desinfetar ou tirar manchas da camurça. No entanto, o ideal é que você procure usá-la apenas em caso de manchas no material. Caso esse seja o caso, prepare a mistura em um recipiente e, com uma escova de dentes, esfregue pontualmente a área da mancha/ sujeira. Depois é só esperar secar normalmente!
No que diz respeito à parte interna da bolsa, você pode seguir o mesmo procedimento que citamos mais acima (sacudir, passar aspirador de pó e lavar, caso o estofamento seja de pano). No entanto, caso a parte interna da bolsa também seja de camurça, vire-a do avesso e lave com o método a vapor que explicamos usando a escova macia para esfregar.