Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Ração para gato: 5 dicas para escolher a melhor opção
Pet Care 24/08/2022

Ração para gato: 5 dicas para escolher a melhor opção

A escolha da ração para gato ideal garante que o pet receba todos os nutrientes essenciais de acordo com a sua necessidade. Porém, são tantas opções por aí que fica até difícil saber qual a melhor ração para gatos. Para tomar essa decisão da melhor forma, é muito importante se atentar a certos detalhes, como a saúde e a idade do animal, além da qualidade do alimento. Confira a seguir 5 dicas que vão te ajudar a escolher a melhor ração para o seu gato!

1. Sempre escolha a ração para gato de acordo com a idade do seu pet

A melhor forma de saber qual a melhor ração para gatos é levar em conta as características do seu pet. O primeiro passo é sempre optar por um alimento que esteja de acordo com sua idade. Cada fase da vida requer certos nutrientes específicos para um desenvolvimento saudável. Por isso, existe ração para gato filhote, ração para gato adulto e ração para gato idoso. Basta prestar atenção a esse detalhe para não errar na hora de comprar! Muitas opções ainda possuem sabores especiais que fazem o gato ter maior interesse no alimento e se deliciar durante a refeição. A Ração para Gatos Qualitá Sabor Carne, a Ração para Gatos Qualitá sabor Frango e a Ração para Gatos Qualitá sabor Peixe são alguns exemplos de sabores que agradam em muito o paladar dos felinos.

2. A escolha da ração para gato deve levar em conta suas necessidades nutricionais

Certos bichanos precisam de uma dieta especial, seja por doença, alergias ou até mesmo por causa de uma recuperação pós-cirúrgica. Um gato obeso precisa de uma ração com menos calorias e gorduras; já a ração para gato renal contém uma quantidade menor de nutrientes que podem sobrecarregar os rins. Existe também a ração para gato castrado. É normal que o bichano ganhe peso após a castração, já que naturalmente passa a comer mais e fica menos agitado. A Ração Para Gatos Castrados Qualitá ajuda a regular melhor a quantidade de calorias e fornece os nutrientes essenciais. Antes de comprar uma ração para gato, é sempre recomendável conversar com um veterinário para que ele te oriente caso o seu pet precise de uma dieta especial. O médico ainda vai te ajudar a calcular a quantidade de ração para gato ideal para o seu bichano.

3. Opte pela ração para gato premium ou super premium

A ração para gato pode ser do tipo econômica, standard, premium e super premium. As versões econômicas são mais baratas, mas também são menos nutritivas. Enquanto isso, as versões premium e super premium são as mais completas nutricionalmente, apesar de serem um pouco mais caras. O ideal é comprar a ração para gato premium ou super premium, pois elas garantem muito mais nutrição e saciedade. Mesmo gastando um pouco mais, vale a pena quando pensamos na saúde do gatinho!

4. Confira sempre a embalagem da ração para gato

Uma dica de ouro para saber qual a melhor ração para gatos é sempre ler as informações na embalagem. Nela, constam todos os valores nutricionais e a composição do alimento. Esses dados ajudam a entender melhor o que o animal está comendo e se ele está recebendo os nutrientes que precisa na concentração ideal. Dessa forma, você terá um maior controle da alimentação do gato.

5. Acertar na escolha da ração para gato pode demorar, então tenha paciência

Entender qual a melhor ração para gatos pode não ser um processo rápido. Os bichanos tem um paladar bem criterioso e, se não gostarem de um alimento, não vão fazer questão nenhuma de comê-lo. Por isso, tenha paciência! Se a ração para gato escolhida não agradar seu pet, troque-a por uma outra opção e faça o teste até encontrar o alimento ideal para o seu pet. Porém, vale ressaltar que qualquer troca de ração deve ser feita de maneira gradual: gatos não são fãs de mudança! Portanto, seja uma ração seca ou úmida, se você trocar a comida de um dia para o outro, caso contrário, o seu gato não vai se interessar.