Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Tábua de petiscos: 5 ideias para montar a sua e surpreender os convidados
Guia Culinário 19/01/2023

Tábua de petiscos: 5 ideias para montar a sua e surpreender os convidados

Montar uma tábua de petiscos é sempre uma boa ideia na hora de receber amigos. Em cada tábua, podem existir vários tipos de alimentos que combinam entre si e que agradam a todos os paladares. São inúmeras combinações possíveis – das mais tradicionais às mais inovadoras. Quer conhecer algumas delas? Confira a seguir 5 ideias de tábua de petiscos para você servir aos seus convidados!

1) Tábua de frios pode ir muito além do queijo e presunto

Sem dúvidas, a tábua de frios é uma das mais populares em encontros de amigos. O melhor de tudo é que as ideias de petisco que podem fazer parte dessa composição são muito variadas. Se você busca uma tábua de petiscos frios mais clássica, faça questão de adicionar os seguintes itens: Queijo Qualitá, Mortadela Qualitá, Presunto Qualitá e Peito de Peru Qualitá. Já se você quer surpreender com uma tábua de frios mais ousada, adicione mais ingredientes além dos citados. Azeitonas Qualitá, salaminho, potes de geleia, torradinhas e até mesmo pedacinhos de linguiça podem compor sua mesa de frios.

2) Tábua de petisco pode contar com frutas que dão um sabor adocicado

As frutas são itens que fazem toda a diferença em uma tábua de petiscos. Elas trazem um sabor mais docinho e combinam muito bem com queijos e frios. As Uvas Qualitá, por exemplo, ficam uma delícia quando harmonizadas com alguns queijos, como Brie e Emmental. Frutas vermelhas, como morango, também combinam com frios. Se a sua reunião de amigos acontecer em um dia quente, vale ainda congelar as frutas antes de servir para que fiquem ainda mais refrescantes.

3) Frutas secas são ótimos petiscos para compor uma tábua saborosa

A união de frutas secas é uma das ideias de petisco mais saborosas que existem. Para fazer essa tábua de petiscos, você pode juntar a Uva Passa Clara Qualitá, Uva Passa Escura Qualitá, Damasco Seco Qualitá, Ameixa Seca Qualitá, Gojiberry Qualitá e Frutas Cristalizadas Qualitá. As frutas secas são mais crocantes, então combinam bem com alimentos de texturas diferentes, como geleias e torradinhas.

4) Tábua de petiscos com castanhas e amendoim combinam com diversos alimentos

Amendoins e castanhas são petiscos que funcionam bem em qualquer reunião de amigos. Eles funcionam como um um ótimo tira-gosto e combinam com qualquer tipo de bebida, da cerveja ao vinho. Por isso, uma tábua de petiscos que contenha esses alimentos não pode faltar! Para montar essa tábua você vai precisar do Mix de Nuts com Castanhas Qualitá, amendoim japonês e também pode apostar nas nozes pecãs. Para acompanhar, vale investir em queijo brie, salame italiano, uvas e grissini. Essa combinação de petiscos é uma delícia, pois as diversas texturas de alimentos provocam uma explosão de sabores.

5) Aposte em uma tábua de petisco acompanhada dos mais variados tipos de molho

Uma combinação diferente de petiscos mas que forma uma tábua saborosa é a junção de queijos com diversos tipos de molhos. A grande variedade de molhos permite que o queijo (ou qualquer outro alimento escolhido) tenha não só uma mas inúmeras possibilidades de sabores. O queijo com molho de mostarda, por exemplo, tem um gosto totalmente diferente do queijo mergulhado no molho barbecue. Pode ter certeza que uma tábua de petiscos com diversos tipos de molho vai surpreender seus convidados, que poderão experimentar vários sabores em uma única refeição. Você pode apostar na maionese temperada, molho barbecue, mostarda, geléia de bacon, ketchup, molho rosé… são muitas opções! Além do queijo, você pode adicionar pão francês, torradas e grissinis. A tábua de petisco fica diferente e uma delícia!