Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Tipos de óleo: de girassol, de soja, de canola… Conheça as diferenças e saiba para que usar cada um deles
Guia Culinário 25/01/2023

Tipos de óleo: de girassol, de soja, de canola… Conheça as diferenças e saiba para que usar cada um deles

É comum ter dúvidas sobre quais os tipos de óleo mais saudáveis. Afinal, há várias opções no mercado e todas parecem ser parecidas. Muitos optam pelo azeite e abusam do seu consumo – o que não é nada saudável. Assim como ele, qualquer óleo deve ser usado com moderação e o segredo para escolher o melhor para a família é analisar o consumo de óleo no dia a dia e observar as necessidades nutricionais de cada um – pois todos eles têm seus nutrientes. Sendo assim, a matéria a seguir te conta mais detalhes sobre os tipos de óleo de cozinha para te ajudar na próxima compra. Confira!

O óleo de girassol é rico em vitaminas e ômega 9 para a saúde

Esse é o tipo de óleo mais procurado quando o assunto é saúde devido ao fato de ser extraído das sementes dessa planta. Mas realmente, esse é sim um dos mais saudáveis! A composição do óleo de girassol é rica em vitamina A e lipossolúveis – ambas auxiliam no metabolismo e fazem bem para a saúde da pele. Outro nutriente interessante é o ômega 9, que também está presente no azeite e por ser mais natural, evita problemas cardíacos.

Você pode usar o óleo de girassol na fritura de salgadinhos, pastéis e até de batata frita, além de peixes e frangos. Ele também é um ótimo substituto do azeite em saladas e no molho à campanha (ou vinagrete). Para manter esse óleo por mais tempo, aprenda a reutilizar o óleo de cozinha.

O ômega 6 do óleo de soja faz bem para o organismo

Dos tipos de óleo, esse é o mais vendido e é indispensável na cozinha. Extraído da soja, que é uma das plantas mais cultivadas do mundo (por isso é tão famoso), o óleo de soja também é saudável devido à presença de ácidos graxos e ômega 3 e 6. Mesmo comum, muitos têm receio de consumir esse óleo, porém, antes de ir para as prateleiras, ele é refinado e hidrogenado, o que ajuda a deixá-lo mais saudável e repleto de vitaminas E, K e B.

Sua popularidade também está na versatilidade, pois ao contrário dos outros, o óleo de soja absorve altos pontos de fumaça e suporta altas temperaturas a longo prazo, sendo perfeito como óleo para fritura. Outro detalhe é que ele pode ser usado por pessoas alérgicas ao azeite.

Óleo de canola é saudável quando consumido com moderação

Esse daqui é um tipo de óleo visto como um vilão, devido à sua concentração de ácido erúcico, componente que também é encontrado na mostarda. Mas assim como o condimento, a produção desse óleo visa diminuir a quantidade do ácido. Mesmo com a má fama, o óleo de canola é rico em ômega 3, o que é ótimo para diabéticos, e ele também tem menos gorduras saturadas. É interessante usar o óleo de canola em preparos rápidos, como fritar ovo ou para refogar alho e cebola. Para isso, esse óleo não deve espumar na fritura. E para consumir sem culpa, tem que ter cuidado e aproveitar pequenas quantidades.

E o óleo de milho faz bem para a saúde?

O óleo de milho tem esse nome pois é extraído do gérmen desse cereal que é um dos mais consumidos do mundo, ficando atrás apenas do arroz e do trigo. Nutrientes não lhe faltam: o óleo de milho é rico em vitamina E, B, A e ômega 6, que combatem o envelhecimento precoce da pele e são bons para o intestino, além de auxiliar contra enxaquecas e até asma. Também é versátil e pode ser usado em diversas frituras e para dar mais sabor à saladas. Mas tão importante quanto saber como usar os óleos de cozinha, é saber manter a limpeza dos recipientes com papel toalha.