Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Toalha de banho de bebê: 4 dicas para lavar e secar
Cuide Bem 24/01/2023

Toalha de banho de bebê: 4 dicas para lavar e secar

A gravidez é um momento lindo e emocionante para os pais. Ao mesmo tempo, existe a preocupação com a montagem do enxoval de bebê, que é muito importante para receber o novo membro da família com tudo que ele precisa. Um dos itens que não pode faltar nessas horas é a toalha de banho para bebê, que vai demandar alguns cuidados especiais, principalmente com a lavagem e secagem. Quer saber como lavar roupa de bebê, como a toalha de banho? Abaixo, te explicamos como fazer isso da melhor forma!

1) Evite produtos com alvejantes para lavar toalha de bebê

Um cuidado fundamental para lavar as toalhas, assim como outras peças do bebê, é evitar produtos muito fortes, abrasivos e/ou perfumados, como água sanitária e amaciante comum. Os bebês possuem uma pele muito delicada e ainda estão na fase de desenvolvimento dos anticorpos, por isso podem sofrer com alergias com mais facilidade ao entrar em contato com substâncias mais pesadas.

O ideal é optar sempre por produtos que sejam adequados para a pele dos bebês e para peças mais delicadas, como o amaciante bebê Qualitá. Apesar de deixar tudo mais cheiroso, esse tipo de amaciante não contém substâncias nocivas para a saúde dos pequenos e não vai desencadear quadros alérgicos.

2) As toalhas de bebê devem ser lavadas separadas das dos adultos

Quando se trata das roupas do bebê, é bom ter um cuidado redobrado para evitar qualquer tipo de problema. Como já foi mencionado, os nenéns – especialmente os recém-nascidos – têm uma pele bastante sensível e que pode sofrer com qualquer mínimo contato com outros microrganismos, causando alergias, brotoejas e outros problemas dermatológicos. Por esse motivo, a melhor maneira de evitar contaminações é lavar a toalha de bebê separadamente de outras peças dos outros membros da casa.

Para quem se pergunta até quando lavar a roupa separada, o ideal é esperar o bebê completar pelo menos dois anos. Até lá a criança já vai ter desenvolvido boa parte dos anticorpos e terá uma imunidade mais resistente contra doenças e problemas de pele.

3) Use um sabão apropriado para lavar a toalha de banho para bebê

Na hora da lavagem, é importante que os pais sempre escolham produtos próprios para roupas de bebê. No geral, eles são produtos hipoalergênicos – ou seja, não vão causar nenhum tipo de alergia nem agredir a pele da criança – e têm uma fabricação especial para cuidar de tecidos frágeis, como as roupas de bebê. Caso tenha dúvidas, você pode pedir a sugestão do seu pediatra, mas o lava roupas bebê Qualitá é uma boa opção.

Outra possibilidade é optar por um sabão neutro, que não tenha um cheiro muito forte e nem corante, ou usar o sabão de coco para lavar roupa de bebê, dando preferência aos produtos com glicerina. Eles são boas opções pois não têm perfume forte ou ácidos em sua composição.

4) É possível lavar a toalha de bebê na máquina

Muita gente acha que se deve lavar todas as roupas dos bebês à mão, mas não é bem assim. Embora seja uma peça, de fato, mais delicada, a toalha de banho para bebê pode ser colocada na máquina, desde que haja um certo cuidado. Uma dica nessas horas é apostar nos sacos para lavar roupa, que ajudam a proteger a integridade das peças, mesmo que elas sejam mais frágeis.

Além disso, a maioria das máquinas de lavar de hoje em dia vem com a opção de lavagem para roupas delicadas, que é a função ideal para a toalha de bebê. Com o produto certo – como o lava roupas bebê Qualitá -, a toalha fica bem limpinha e não tem chances de causar uma alergia nos pequenos.