Alerta umidade: o que não pode ficar no armário de banheiro de jeito nenhum? Descubra!
Manter o banheiro limpinho e organizado é uma tarefa contínua e o resultado final, definitivamente, vale a pena. Mas você tem certeza que está colocando realmente tudo no seu devido lugar? Muita gente não sabe, mas alguns itens que costumam ser guardados no armário do banheiro estragam muito mais rápido se ficarem armazenados lá. Será que você também comete esse erro? Descubra o que não pode ficar nessa área da casa de jeito nenhum:
Maquiagem pode mofar se ficar no banheiro
É bem comum que pessoas que não possuam uma penteadeira em casa guardem a maquiagem no banheiro. Afinal, lá ela fica bem organizada, e o local já conta com espelho, o que facilita todo o processo de passar a make. Se esse é o seu caso é melhor repensar os seus hábitos, porque esse é um péssimo lugar para manter seus pincéis, sombras e afins.
Isso ocorre porque o banheiro é um lugar com muita variação de temperatura – especialmente nas casas de quem gosta de banho bem quente -, além de ser bem úmido. Conclusão: a chance de a maquiagem ficar toda mofada só aumenta. Mas mesmo que ela não fique com as terríveis manchas brancas ou esverdeadas o seu tempo de vida reduz bastante, então o ideal é deixar tudo guardado em um outro lugar.
Aliás, se o mofo já tiver se espalhado pelo armário não tem jeito: é preciso limpar a área. Para isso primeiro use um pano seco para tirar o excesso das manchas e em seguida passe uma solução de água sanitária diluída. Deixe o armário aberto para deixar o líquido secar e só então guarde de novo os seus objetos. Para impedir que o problema ocorra de novo a dica de ouro é usar um evita mofo no armário, já que ele impede o crescimento do fungo ao absorver o excesso de umidade.
Remédio tem a validade reduzida devido às altas temperaturas
Os remédios basicamente passam pelo mesmo problema da maquiagem, já que a umidade só faz com que eles estraguem mais rápido. Sem falar que o calor pode alterar alguns componentes do medicamento em questão, então você pode até achar que ele ainda está na validade, mas seu efeito simplesmente já desapareceu. A dica é deixar os remédios guardados em um armário do quarto, que não sofre com variação de temperatura.
Joias e bijuterias podem oxidar
Tudo bem que nem todo mundo tem uma penteadeira ou closet para guardar as suas joias e bijuterias, mas isso não significa que uma boa solução seja deixá-las no banheiro. Isso porque elas podem oxidar com o calor e com o contato com a água – em suma, com a umidade. Já entendeu tudo, né? De qualquer maneira, ouro e prata costumam ter uma resistência maior que as bijuterias, mas na dúvida é melhor guardar tudo em outro lugar.
Secador de cabelo e chapinha podem enferrujar no banheiro
Como você já deve imaginar, a umidade pode enferrujar alguns equipamentos, como é o caso do secador de cabelo e da chapinha. Portanto, se você usa um desses dois, já deve ter percebido que deixar no banheiro é uma péssima ideia, certo? Tudo bem que alguns hotéis cometem esse deslize, mas ainda assim é melhor evitar a tentação de deixar aparelhos eletrônicos guardados lá. Mesmo que eles fiquem no armário não há nenhuma garantia de que eles não vão sofrer com a umidade. Por isso, o ideal é mantê-los nas suas próprias caixas e fora do banheiro.
Esmalte e alicate estragam com a umidade
Você sabia que alicate também pode oxidar? Mais uma vez a culpa é do vapor e da umidade, e por isso o banheiro é simplesmente o pior lugar para deixar os itens típicos de manicure. Inclusive, lixas e pinças também entram nesse bolo, então o ideal é deixar tudo em um lugar mais seco, sem se esquecer que os esmaltes duram mais tempo quando são armazenados em pé.