Como limpar o forno e deixá-lo novinho em folha
Quem gosta de cozinhar sabe que é preciso limpar a boca do fogão com certa frequência, ainda mais porque caso contrário ela fica com aquele aspecto sujo que ninguém gosta. Mas quem às vezes acaba sendo meio deixado de lado é o forno, já que ele fica “escondido”, e por isso nem todo mundo percebe quando ele está sujo e precisa daquela mãozinha. Quer deixar o seu novinho em folha? Então siga as nossas dicas!
Comece pelas grades
Para limpar o forno, a primeira coisa que você precisa fazer é tirar as suas grades e qualquer outro tipo de objeto removível, caso tenha. E, já que é assim, que tal começar pela sua limpeza? Acredite, aqui não tem muito mistério: basta limpar com água e detergente com a ajuda de uma esponja. Passe bem por cada filamento para tirar qualquer resquício de gordura. Já se o forno tiver bandeja ao invés de grelha é melhor usar a parte macia da esponja, porque as chances de o objeto arranhar são maiores.
Forno autolimpante tem uma limpeza mais fácil
Vamos começar pelo forno autolimpante, já que esse tem uma limpeza mais fácil e um processo um pouco diferente do tradicional. Aqui não tem mistério: é só se certificar que ele está fechado e preso pela trava de segurança e acionar a função autolimpeza. É muito importante que ele não seja aberto antes do tempo predeterminado, então não se esqueça de se certificar que ninguém vai precisar usá-lo nesse período – que pode ser de até 6 horas! Quando acabar, retire as cinzas que caíram no fundo do eletrodoméstico e passe um pano úmido para tirar o restinho que não saiu. Simples, não?
Forno tradicional fica limpo com a ajuda do detergente
Bem, a gente imagina que você tenha esperado o forno esfriar e tirado ele da tomada para separar as grelhas e começar a limpeza, mas de qualquer forma não custa nada lembrar, não é mesmo? Feito isso, hora de botar a mão na massa! Primeiro, retire qualquer restinho de comida que tenha caído – mas sem raspar com força, para não arranhar a superfície!
Depois, lave com detergente, sempre usando a parte macia da esponja. Se quiser reforçar essa limpeza, a dica é fazer uma mistura de vinagre com bicarbonato de sódio e borrifa-la no forno. Deixe um bom tempo para a mistura agir e só então tire tudo com a esponja. A dica para saber se já está limpo é observar se não há manchas ou se a superfície está gordurosa. Ah, e na parte do vidro pode usar apenas vinagre ou detergente, porque esses dois produtos são suficientes para tirar toda e qualquer sujeira.
Dicas para manter o forno sempre limpo
A dica número 1 para quem não quer mais se deparar com um forno imundo é simplesmente criar o hábito de limpá-lo regularmente. É difícil encontrar uma família que o use todos os dias, então que tal fazer a limpeza sempre que ele for utilizado? É só esperar o eletrodoméstico esfriar e seguir as dicas que nós já demos. Se ele não estiver muito engordurado o trabalho vai ser bem rapidinho, e você poderá até acrescentá-lo no seu checklist de faxina.