Como limpar piso vinílico: 4 dicas para facilitar o processo
Tendência no mundo da decoração, o piso vinílico é um revestimento capaz de transformar qualquer ambiente da casa rapidamente. E o melhor de tudo: ele é fácil de instalar, já que tem versões autocolantes, além de ser muito durável. Entretanto, para aproveitar todas essas facilidades, é importante saber como limpar o piso vinílico corretamente para não danificá-lo. Tem dúvidas sobre esse assunto? Continue lendo para ver como é simples cuidar desse tipo de materia!
1. Evite produtos com solventes pesados e abrasivos para a limpeza do piso vinílico autocolante
Os cuidados com o piso vinílico começam já na escolha do produto ideal para a sua limpeza. Primeiramente, não se deve usar água sanitária ou outros produtos químicos com ingredientes abrasivos. Esses itens podem riscar, danificar ou até mesmo corroer o revestimento do chão. Caso precise remover alguma mancha antiga ou mais difícil, o ideal é usar um limpador como o limpa-pisos Qualitá , pensado para diferentes tipos de revestimentos ou, um específico para piso vinílico.
2. Um jeito fácil de como limpar piso vinílico é usar uma mistura de água e detergente
Engana-se quem pensa que são necessários produtos fora do comum para limpar o piso vinílico. Uma de suas grandes vantagens é que ele pode ser limpo com uma mistura de água e detergente neutro, dois itens coringas quando se trata de cuidados com a casa. Mas atenção: não se deve despejar a solução diretamente no piso, pois o excesso de água pode levantar o revestimento, principalmente se ele for autocolante. Você deve umedecer o pano e passá-lo no chão e, em seguida, secá-lo com outro pano seco.
3. Use uma cera para manter o piso vinílico sempre brilhante e como novo
Quem quer renovar a aparência do piso vinílico pode usar uma cera para pisos após a limpeza do revestimento. Porém, fique atento: para não danificar o piso, como lembramos aqui em cima, é importante usar uma cera indicada para ele, como a acrílica. Lembre-se de aplicá-la de forma suave e uniforme para um resultado esteticamente mais bonito, podendo contar com o auxílio de uma vassoura ou de uma enceradeira. Basta seguir as instruções para aplicar o produto e prontinho, seu piso já ganhará um ar mais novo e brilhante!
4. Como limpar e fazer a manutenção do piso vinílico na rotina da casa
Agora que você já sabe como limpar o piso vinílico – e que isso não precisa ser nenhum bicho de sete cabeças – é importante adotar outros cuidados na rotina para mantê-lo sempre em bom estado. O ideal é varrê-lo semanalmente com uma vassoura de cerdas macias, que não deixará riscos no revestimento, o que também facilita a limpeza com água ou o limpa-pisos. Nesse sentido, outra dica é proteger os pés de cadeiras, sofás e outros móveis que também possam deixar arranhões no piso. Caso você deixe cair água ou até mesmo tenha pets em casa – que às vezes podem fazer xixi fora do lugar – lembre-se de secar a mancha e fazer uma rápida higienização, para que o excesso de umidade não danifique o material.