Como usar saponáceo na limpeza da casa
O saponáceo faz toda a diferença na limpeza da casa, principalmente nos dias de faxina pesada, e deixa a tarefa muito mais fácil e prática. Por ter uma fórmula abrasiva e desengordurante, ele ajuda a eliminar as sujeiras e manchas mais resistentes de diversos objetos e superfícies. Por isso, ele é muito usado na limpeza da cozinha e do banheiro e pode limpar fogões, cooktops, geladeiras, pias, e ferragens de inox, devolvendo o brilho original dos materiais. Além disso, o saponáceo também é excelente para fazer faxinas mais pesadas e limpar o rejunte dos azulejos do piso e da parede. Mas, para obter o efeito desejado, o produto precisa ser utilizado de forma correta e apenas nas superfícies em que ele pode ser aplicado. Para te ajudar a obter o melhor do saponáceo, ensinamos como usar o produto na limpeza da casa e deixar a faxina muito mais tranquila.
Saponáceo cremoso ou em pó? Saiba quando usar cada versão do produto
Tanto o saponáceo cremoso com o em pó são produtos de limpeza derivados do sabão. Sua fórmula contém substâncias abrasivas que facilitam a remoção de sujeiras mais resistentes, além de ter ação desengordurante, remover manchas e dar brilho a diversas superfícies metálicas. A versão cremosa do saponáceo é indicada para uso em superfícies mais sensíveis a riscos, como panelas, fogões, além de remover a sujeira dos registros de inox da torneira das pias da cozinha e do banheiro e deixar o metal brilhante. Se as sujidades forem muito difíceis de remover, uma dica é aplicar o produto diretamente no local e deixar agir por alguns minutos para facilitar a limpeza.
O saponáceo em pó é mais abrasivo do que o cremoso, o que o torna um ótimo aliado para remover aquelas sujeiras que já estão incrustadas nas superfícies. Ideal para limpar os rejuntes do azulejo e até mesmo para remover as manchas da louça do vaso sanitário e deixar o banheiro limpinho e cheiroso. Ele também é ótimo para remover aquele limo desagradável que costuma aparecer no banheiro e na lavanderia.
Onde não usar o saponáceo na limpeza
Apesar de ser um excelente aliado na limpeza pesada, o saponáceo cremoso ou em pó não deve ser aplicado em superfícies suscetíveis a danos, como porcelanato, tecidos, couro e pedras naturais. Por se tratar de um produto muito abrasivo, ele pode manchar e riscar esse tipo de material. Por isso, evite usá-lo em superfícies porosas e sensíveis, como mármore, granito ou pedra sabão. Por conta da alta porosidade deste tipo de material, o saponáceo pode penetrar, corroer e danificar a região.
Como usar o saponáceo cremoso e o em pó na limpeza da casa
Não tem muito mistério para usar o saponáceo na limpeza da casa, basta seguir as orientações específicas para cada versão do produto. No caso do saponáceo cremoso, você pode aplicar uma pequena quantidade sobre uma flanela ou esponja e esfregá-la na superfície que deseja limpar. No caso do produto em pó, antes de usá-lo, é preciso dissolvê-lo em uma pequena quantidade de água. Para esfregar o produto, o mais recomendado é usar apenas uma esponja ou aquelas escovinhas próprias para limpeza. Lembre-se de usar luvas de proteção para evitar contato da pele com qualquer produto químico.