Ração para gato: como fazer a troca de forma segura
Trocar a ração para gato por uma nova é algo que inevitavelmente vai precisar ser feito ao longo da vida. Pode ser porque o bichano cresceu e necessita de um alimento específico para idoso, porque está doente e precisa de um nutriente específico ou apenas porque o gatinho enjoou da ração antiga. Mas quem pensa que para trocar a ração de gato basta colocar o alimento novo no potinho está muito enganado. Os gatos são animais com paladar exigente e se sentirem uma mudança brusca no sabor de sua comida de um dia para o outro podem até mesmo deixar de se alimentar. Por isso, é muito importante que a troca de ração seja feita gradualmente e de forma segura.
A troca da ração de gato não pode ser feita de um dia para o outro
Os gatos não lidam muito bem com mudanças e a troca brusca de ração para gato é um grande exemplo. Alterações na rotina deixam o gato estressado e, consequentemente, com diversas mudanças no comportamento, como isolamento, vocalização excessiva e até mesmo agressividade. Além disso, como o apetite do bichano é mais sensível, ele pode sentir também desconfortos gastrointestinais, levando a diarreia, vômito e gases. A troca da ração para gato de um dia para o outro pode ainda fazer com que o animal simplesmente deixe de comer, o que traz muitos danos à sua saúde.
Vá adicionando porcentagens da nova ração de gato no potinho aos poucos
A troca da ração de gato não deve ser feita de um dia para o outro. Mas então como fazer essa troca de forma segura? O ideal é adicionar pequenas porcentagens da nova ração para gato no potinho e misturá-la com a ração antiga. Conforme os dias passam, o tutor deve ir aumentando a porcentagem da nova ração e ir diminuindo a da antiga. Assim, o bichano vai se acostumando gradualmente à ração para gato nova e a adaptação fica muito mais fácil. Você pode seguir o seguinte passo a passo:
1º e 2º dia: coloque 25% da ração de gato nova e 75% da ração antiga
3º e 4º dia: coloque 50% da ração de gato nova e 50% da ração antiga
5º e 6º dia: coloque 75% da ração de gato nova e 25% da ração antiga
7º dia: coloque 100% da ração de gato nova
Esse calendário pode sofrer alterações. Caso você perceba que o bichano não está se adaptando bem, diminua a quantidade de ração para gato nova e só adicione mais quando vir que ele está conseguindo comer mais. O importante é ter paciência e não correr com o processo. Se perceber que a ração de gato nova realmente não está funcionando, converse com o veterinário para que ele te ajude a entender o motivo e, se necessário, te indique uma nova ração.
A troca da ração para gato deve ser realizada apenas com indicação veterinária
Como os bichanos não são fãs de mudanças, é recomendado que a ração de gato não seja trocada com tanta frequência. Portanto, sempre converse com um veterinário para ver se é realmente necessário e como fazer essa mudança. Em certas situações, porém, a troca de ração é altamente recomendável. Um exemplo é quando o animal vai ficando mais velho e a ração para gato filhote deve ser trocada por uma ração para gato adulto. Outra situação é quando o pet passou por uma operação. A ração para gato castrado, por exemplo, é a melhor para quem fez a castração. Gatinhos doentes também podem precisar de mudança na dieta, o que também é indicado quando o alimento que estava sendo oferecido não era muito nutritivo, sendo necessário escolher um de alta qualidade, como a Ração para Gato Qualitá. Por fim, muitos gatos simplesmente enjoam da ração para gato e deixam de comer, sendo necessário, então, buscar uma nova opção que agrade seu paladar.