Tipos de esponja de lavar louça: qual devo usar e onde?
Você sabia que há vários tipos de esponja de lavar louça? A maioria delas tem um uso específico: podem ser abrasivas ou delicadas. Para te ajudar a garantir uma higienização completa, as esponjas de louça foram feitas com materiais diferentes, a fim de tornar as tarefas domésticas do dia a dia muito mais fáceis. Se você quer entender mais, siga conosco e saiba tudo sobre esse assunto!
Quais são os tipos de esponja de lavar louça?
A seguir, confira os principais tipos de esponja de lavar louça e como escolher a ideal para cada uso:
1.Esponja grill
Por ser feita a partir de um material mais abrasivo, a esponja grill Qualitá é indicada para superfícies mais gordurosas, como grills, chapas e grelhas de churrasqueira, que têm a gordura incrustada e enferrujam com facilidade.
Parecida com a lã de aço, que também é resistente, para usar esse tipo de esponja de louça, lembre-se de evitar superfícies antiaderentes, como panelas e frigideiras de inox, além de louças delicadas, como vidros e taças de cristal.
2.Esponja de louça multiuso
A esponja multiuso Qualitá é um dos tipos de esponja de lavar louça mais versáteis da lista. Ela pode ser usada para limpar praticamente todos os utensílios de cozinha, como panelas e potes de vidro, talheres, pratos e outras superfícies. Também pode ajudar a fazer uma faxina completa, higienizando a pia da cozinha, a parte de fora da geladeira, o box do banheiro e até mesmo limpando o vaso sanitário. Essa é a sua aliada para todas as horas!
3.Esponja multiuso salva unhas
A esponja multiuso salva unhas Qualitá é a escolha perfeita para quem precisa proteger as unhas durante a utilização. Ela tem o lado macio (amarelo) mais extenso, que garante o encaixe perfeito nas mãos para manter as unhas intactas e livres de sujeira. Por ser uma esponja de louça multiuso, serve para lavar copos, talheres, pias, vidros e outras superfícies menos gordurosas.
4.Esponja antiaderente
Para deixar a panela antiaderente sempre nova e higienizar louças mais delicadas (feitas de cerâmica ou porcelanato), vale a pena testar a esponja antiaderente Qualitá, que tem a cor laranja ou azulada. Esse é um tipo de esponja de louça mais específico, feito com espuma de poliuretana e fibra sintética, que foi desenvolvido para usar em superfícies polidas em geral, evitando riscos e arranhões.
Para que serve cada cor de esponja?
- A cor amarela (ou azul-claro, a depender da marca) serve para indicar o lado mais macio da esponja e é usada para limpar objetos mais delicados.
- O verde (ou azul mais escuro, dependendo da marca) serve para indicar o lado áspero e é utilizado para realizar limpezas mais pesadas – porém, não muito gordurosas, já que, neste caso, o ideal é usar uma esponja mais abrasiva.
Qual é a melhor esponja para lavar louça?
Entre os tipos de esponja de lavar louça, a melhor é a multiuso, porque o produto possui dupla ação, isto é, um lado pode ser utilizado para limpezas mais delicadas e o outro para limpezas mais pesadas.
Qual é a esponja de lavar louça é boa para box do banheiro?
A esponja multiuso é também uma ótima opção para a limpeza do box, uma vez que o seu material é capaz de remover os resíduos do sabão e a sujeira sem riscar o material.
Qual é a diferença entre esponja de nylon e de fibra para limpeza?
A esponja de nylon é feita de filamentos de nylon. Possui textura macia e material bastante resistente e durável, e o seu uso é indicado para remover sujeiras em superfícies ou materiais sensíveis – como vidros, louças e outros utensílios de cozinha.
Já a esponja de fibra, feita de fibras sintéticas ou naturais (como fibras de celulose), tem uma textura mais áspera e abrasiva. É muito eficiente na remoção de sujeiras mais pesadas, como gorduras e manchas de resíduos de alimentos, em materiais resistentes – panelas, azulejos, grelhas de churrasco, etc.
Como evitar contaminação cruzada no uso das esponjas de lavar?
Para evitar contaminação cruzada no uso das esponjas de lavar, é preciso adotar algumas práticas de higiene no dia a dia, como:
1.Usar esponjas diferentes para tarefas específicas
Isto é, separar uma esponja para lavar louças, outra para superfícies da cozinha e outra para limpar o box do banheiro, por exemplo.
2.Trocar as esponjas com frequência
Troque as esponjas com regularidade, principalmente quando estiverem desgastadas, muito sujas ou apresentarem mau cheiro.
3.Lavar bem após o uso
Remova o sabão e os resíduos da esponja toda vez que terminar de usá-la Ao finalizar, esprema bem para que ela não fique com excesso de água.
4.Desinfetar a esponja regularmente
Para desinfetar a esponja, deixa-a imersa em água fervente por alguns minutos ou prepare misturas específicas para esse tipo de limpeza mais profunda.
5.Guardar em locais secos
Bactérias adoram lugares úmidos e fechados. Por isso, evite guardar as esponjas molhadas em locais abafados.
Agora que você já sabe qual a diferença entre os tipos de esponja de lavar louça e como escolher a ideal para cada uso, a limpeza será muito mais eficiente e tranquila – já que não será mais preciso se preocupar se o material causará danos ou não à superfície.