Tudo sobre ração para cachorro filhote: aprenda a alimentar seu pet com segurança
Se você tem um cachorro com poucos meses de vida, sabe que precisa dar uma atenção especial ao seu bichinho. Encontrar uma boa ração para cachorro filhote é apenas um dos cuidados que você precisa ter para que ele cresça forte e saudável. Quer saber como alimentar seu pet com segurança? Confira as dicas!
Como escolher a ração para cachorro filhote?
Para cuidar bem do seu cãozinho, uma boa alimentação precisa ser prioridade. Ainda mais se ele ainda é um filhote e precisa de nutrientes específicos para se desenvolver bem e crescer com saúde e energia.
Nesse caso, é importante que a ração tenha em sua composição a proteína animal, seja ela carne ou frango, para que o doguinho ganhe mais massa e força em sua fase de desenvolvimento. Além disso, as vitaminas C e E são antioxidantes, ricas em minerais e ajudam a prevenir doenças. Uma boa ração também é fonte de gordura boa para proteger o seu cachorrinho.
Saiba qual a melhor ração para cachorro filhote
A melhor ração para cachorro filhote é aquela que atende às necessidades do pet, considerando idade, tamanho e raça. Consultar um profissional especializado vai te ajudar a selecionar a mais adequada entre os diferentes tipos de ração que existem no mercado.
Uma delas é a Ração Úmida Para Cães Filhotes sabor carne Qualitá. Esse tipo de ração é muito atraente para os cachorros mais novos por conta do aroma e sabor mais intenso. Além disso, ela tem muito nutrientes e uma concentração maior de água, o que faz com que o bichinho fique saciado por mais tempo. Outro benefício da ração úmida para os filhotes, que estão desenvolvendo os dentes, é que ela é mais fácil de mastigar.
Outra opção é a versão seca, como a Ração Para Cães Filhotes Sabor Carne e Frango Qualitá. Por ser uma ração premium, tem uma composição com bons nutrientes e bem equilibrada de proteína vegetal e animal. Se o cachorro for muito pequeno, você pode umedecer a ração com água para facilitar a alimentação.
Qual a quantidade de ração para cachorro filhote?
Após o desmame do cachorro filhote, logo nos primeiros meses, você precisa alimentá-lo pelo menos 4 vezes ao dia com uma comida mais sólida, respeitando as especificações da embalagem. E qual é a quantidade de ração indicada para o doguinho?
Ela varia de pet para pet, por isso é tão importante a consulta nutricional com um veterinário para alimentá-lo da forma correta. Uma dica é usar a xícara de chá como medida, atentar-se ao peso e ao porte do cachorro e seguir as referências indicadas abaixo:
- Porte miniatura (de 1 a 4 kg): entre 1 e 1,5 xícara de chá.
- Porte pequeno (de 4 a 8 kg): entre 1,5 a 2,5 xícaras de chá.
- Porte médio (de 8 a 20 kg): entre 2,5 a 5 xícaras por dia.
- Porte grande (de 20 a 40 kg): entre 5 a 8 xícaras de chá.
Veja como armazenar corretamente a ração para filhote de cachorro
Ao escolher a ração para cachorro filhote, você precisa armazenar o alimento direitinho para não contaminar a comida do cão. A melhor pedida é manter a ração na embalagem original, bem vedada, para conservar os grãos. Se preferir guardar em um pote diferente, certifique-se de que a tampa é bem segura e firme, para proteger da umidade.
No caso da ração úmida, feche bem e guarde na geladeira, para não estragar a comida do seu filhote. E mais: se o seu cãozinho não comer toda a ração, não pode reaproveitá-la, combinado? Não se esqueça também de lavar os potes com frequência para evitar contaminação.