Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
A família aumentou? Aprenda a calcular a quantidade de comida para preparar refeições para mais de 3 pessoas
Meu Lar 26/09/2018

A família aumentou? Aprenda a calcular a quantidade de comida para preparar refeições para mais de 3 pessoas

Quem já é experiente na cozinha nem precisa de copo de medidas para saber a quantidade certa de cada ingrediente para preparar as refeições. Mas e quando a família aumenta? Ao contrário do que muita gente pensa, isso nem sempre tem a ver com gravidez. Afinal, às vezes são os pais idosos que precisam de mais cuidados e vão morar com os filhos, outras são genros e noras que se mudam para a casa dos sogros. Seja lá qual for o caso, a verdade é uma só: colocar mais água no feijão não vai resolver o problema. Então, como simplesmente saber quanta comida preparar sem que nada falte ou que uma parte vá parar no lixo? Veja dicas para aprender a calcular a quantidade ideal de alimentos para as refeições em uma família com mais de três pessoas.

Leve em consideração a dieta de cada um para saber a quantidade ideal

A gente sabe que cada pessoa tem uma dieta e preferências diferentes, umas comem mais, outras menos, e o ideal é também levá-las em conta na hora de calcular. Mas vamos dar dicas de truques mais gerais que também são possíveis de serem adaptados para cada caso.

Multiplique ½ xícara de chá pelo número de pessoas para saber a quantidade ideal de arroz e ⅓ para a de feijão

Por mais que não dê para chegar a um cálculo definitivo e exato na hora de preparar a comida da semana para tanta gente, em alguns pratos – como o arroz e o feijão – fica mais fácil ter uma base para não cair no problema do desperdício.

É bem simples: no caso do arroz, cada ½ xícara de chá é o suficiente para a refeição de uma pessoa. Agora é só multiplicar esse valor pela quantidade de pessoas que vai comer. Se você quer preparar o suficiente para vários dias, basta multiplicar mais uma vez, pela quantidade de vezes em que esse prato vai ser servido. Por exemplo: se vai cozinhar para almoço e jantar de uma vez só e quatro pessoas irão comer, coloque quatro xícaras na panela.

Já no caso do feijão, cada porção individual equivale a ⅓ xícara de chá. Mais uma vez, basta multiplicar esse valor pelo número de pessoas que vai comer e pelos dias da semana que ele será servido. Lembrando que congelar feijão é uma boa forma de evitar que o alimento estrague.

Truques fáceis ajudam no cálculo da quantidade de massa

Para medir massas e macarrão existem alguns truques bem simples e práticos que funcionam bem. No caso das massas curtas, você pode colocar a comida em um prato fundo enquanto ela ainda está crua para ter uma noção do quanto cozinhar.

Já com o espaguete tradicional, uma boa dica é contar com a ajudinha de uma garrafa PET – sim, isso mesmo. Funciona da seguinte maneira: como o tamanho da boca da garrafa é equivalente a porção para uma pessoa, é só ver quanto de macarrão ela suporta para fazer a quantidade sem erros. Aí vem, novamente, aquele esquema de quantas pessoas vão comer e quantas vezes o prato será servido na semana. Basta repetir o processo até que seja o suficiente para servir todo mundo.

Separe duas proteínas, que podem ser usadas em pratos diferentes

No caso das carnes, a dica é preparar dois grupos animais diferentes, congelar e ir combinando ao longo da semana. Pode ser um frango alternado com uma carne de porco, ou um bife com uma posta de peixe… A carne moída e o peito de frango são opções bem práticas e versáteis, combinando com todo tipo de acompanhamentos.

Em geral, o consumo individual diário de carne branca é de 200g e de vermelha de 100g. No caso da carne moída há um truque extra: meça com uma xícara de chá, pois cada ¾ é o equivalente a uma porção por dia por pessoa.

Quantidade de legumes e verduras varia de pessoa para pessoa

Como legumes e verduras não podem ficar de fora de uma refeição saudável, também é importante preparar uma boa quantidade para a semana. A recomendação é de 80g diárias por pessoa, mas um truque simples é consumir uma porção do tamanho do próprio punho. Já quando se trata das verduras basta colocar as folhas em uma xícara de chá. A porção individual recomendada é duas a três cheias por dia. Aí, mais uma vez basta multiplicar pelo número de pessoas que fará a refeição! Aliás, se for preparar para vários dias evite misturar os vegetais com outros alimentos antes de botá-los no prato, senão eles estragam mais rápido.

Produtos relacionados