Aprenda a evitar que a roupa fique com cheiro de guardada no armário
Você já reparou que, quando usamos uma roupa que ficou muito tempo guardada no armário, ela fica com um cheirinho estranho? Quando isso acontece, lavar a peça novamente antes de vestir acaba sendo a única opção, né? Mas como nem sempre nos lembramos de checar se ela está com cheirinho de guardado com antecedência, não dá para recorrer à máquina de lavar de última hora – e aí só nos resta usar assim mesmo ou pensar em outro look.
Mas você sabia que existem alguns truques simples para que suas peças não fiquem com esse desagradável “cheiro de guarda-roupa”? Vem que a gente te ajuda a fugir desse problema!
Limpe o guarda-roupa com frequência
Um dos principais truques para evitar que as roupas fiquem com cheiro ruim com o passar do tempo é ter o hábito de limpar o guarda-roupa regularmente. Tudo bem, a gente sabe que dá preguiça fazer essa tarefa (que atire a primeira pedra quem nunca deixou mil peças entulhadas por preguiça de organizar tudo), mas isso vai te poupar o trabalho de precisar lavar o que já está limpo novamente.
O truque aqui é tirar tudo de dentro do armário e passar um pano úmido com algum produto de limpeza ou um pouco de vinagre e água por todas as partes dele. E não precisa nem ser toda semana: uma vez ao mês já é suficiente.
Deixe a porta do guarda-roupa aberta por algumas horinhas para deixar o ar entrar
Além de procurar fazer uma limpeza mensal, outra dica que faz toda a diferença para evitar o cheiro de mofo nas roupas é abrir a porta do guarda-roupa por algumas horinhas para deixar o ar entrar e circular no ambiente. Esse simples ato vai reduzir as chances de as suas peças ficarem com um odor estranho. Mas atenção: para que essa prática realmente funcione é importante que o quarto tenha entrada e saída de ar, ok? Por isso, não se esqueça de abrir também a porta e a janela do cômodo.
Evite o excesso de itens no armário
O truque de fazer o ar entrar funciona, mas não vai dar muito certo se o seu guarda-roupa não tiver lá muito espaço para que ele possa circular. Então, para fugir desse problema, procure evitar o excesso de peças de roupa e demais itens no seu armário.
Se perceber que realmente tem guardado mais do que deveria, fica a dica: aproveite o dia da limpeza mensal para liberar espaço com o que você nem tem usado mais e separe o que for possível para doação. Assim, além de te ajudar na missão de evitar o cheiro ruim nas roupas, essa prática ainda vai fazer bem para quem precisa do que está sobrando na sua casa.
Truque com giz, cravo e óleo também ajuda a evitar o cheiro de guardado
Além de todas essas práticas, você também pode contar com a ajudinha extra de um truque caseiro para garantir que as suas roupas mantenham um cheiro agradável até o dia em que forem usadas. É o seguinte: prepare uma trouxinha de tecido com cinco pedaços pequenos de giz + dez cravos + algumas gotinhas de óleo de essência de laranja e deixe ela em um cantinho perto das suas peças para eliminar as chances de qualquer cheirinho de mofo.
Deixe as roupas expostas no sol se sentir que o cheiro de guardado está voltando
Se você bobear com algum desses truques e perceber que algumas peças estão começando a ficar com cheiro de guardado, calma que ainda tem jeito! A dica é tirar o que está comprometido do guarda-roupa e deixar exposto ao sol por, mais ou menos, duas horinhas. Além disso, se sentir necessidade, também pode passar um pano umedecido com vinagre de álcool nessas roupas e, depois, tirar a umidade com outro pano seco antes de colocá-la de volta no armário.