Cocô de rato: cuidados necessários, como identificar e limpar local com fezes acumuladas
Encontrar cocô de rato pela casa pode ser um sinal de infestação e que precisa urgentemente ser controlada para segurança de todos. Mas antes de agir, é preciso se certificar se, de fato, as fezes são de rato e não de outras pragas, como baratas ou camundongos.
Isso é muito importante, pois dessa forma poderá ser feita uma desinfestação e limpeza adequada no espaço. Para ajudar nesse processo, hoje vamos ensinar como identificar o fezes de rato, o que fazer ao encontrar as cocô deste animal, as doenças que as fezes podem trazer para dentro de casa, além de dicas de como afastar os ratos do seu lar. Confira!
Como identificar se é cocô de rato?
Para identificar se é cocô de rato ou não, a nossa dica é observar as características das fezes, isto é:
1. O seu tamanho e forma
Geralmente, os excrementos são pequenos, com cerca de um a dois centímetros. Tem forma alongada e cilíndrica e as extremidades afiladas, semelhante a grãos de arroz.
2. Cor
Costuma ser bem escura, quando fresca, e mais clara quando estão mais velhas.
3. Textura
Os excrementos, geralmente, são granulados e possuem uma textura áspera. Além disso, outros sinais podem ajudar a identificar a presença de ratos no local, como:
- roeduras;
- pequenas tocas em cantos de muros;
- fezes no interior dos fogões – eles adoram se esconder e procriar nesses locais –, máquinas de lavar e geladeiras.
O que pode ser confundido com cocô de rato?
O cocô de rato pode ser confundido com as fezes de barata, camundongos, ratazanas, entre outros. Porém, o aspecto do excremento e o local onde ele é encontrado também pode ajudar a identificar mais facilmente qual é o animal.
O cocô da barata, por exemplo, é pequeno e é encontrado nos cantos da casa em grande quantidade. O do camundongo é 10 vezes menor que o de um rato e costuma ser encontrado atrás da geladeira e armários pouco usados. Já as fezes das ratazanas são grandes e geralmente são encontradas em jardins e locais com entulhos.
O que fazer se encontrar fezes de rato?
A presença de fezes de rato pode ser um sinal de infestação. Por isso, o mais indicado é buscar ajuda profissional para realizar o controle de pragas o quanto antes.
A empresa especializada fará um diagnóstico completo sobre a situação, além de orientar aos moradores formas eficazes de evitar novas infestações.
Quais doenças são causadas pelas fezes de ratos?
De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), ao menos 35 enfermidades são transmitidas pela urina e cocô do rato. Confira, a seguir, as principais doenças causadas pelas fezes deste animal:
- síndrome pulmonar por hantavirose;
- tifo murino;
- peste bubônica;
- salmonelose.
Fezes de rato podem matar?
De um modo geral, os casos são leves, causando apenas desconfortos. A exemplo disso é a salmonelose. A doença, que é transmitida por meio de alimento contaminado pelo cocô do rato, provoca intensa diarreia e dores abdominais.
Outros sintomas, como febre, mal-estar geral, enjoo, pele amarelada, xixi escuro ou sangramento também podem vir a aparecer em decorrência do contato com as fezes. O recomendado é que a qualquer presença de algum desses sintomas, deve-se buscar ajuda médica imediatamente.
Como limpar local com cocô de rato?
A primeira coisa a se fazer caso você encontre fezes de rato em seu lar é evitar o contato direto com o cocô – para retirá-lo, use luvas descartáveis sempre. Depois, deve-se iniciar uma limpeza cuidadosa, utilizando uma mistura de água sanitária e desinfetante para desinfectar o lugar. Use panos multiuso ou pano de chão na área onde foi encontrado o excremento. Neste caso, descarte o pano depois de usado.
Por fim, é importante abrir as janelas para deixar o espaço ventilado e descartar as fezes e os materiais utilizados para limpeza em um saco plástico adequado.
O que é bom para afastar ratos?
A prevenção é a melhor forma de evitar a infestação de rato em casa. E para fazer isso, é importante:
- limpar a casa com frequência;
- deixar buracos e fendas das paredes tapados;
- armazenar bem os alimentos;
- usar iscas e armadilhas para controle dos ratos;
- utilizar produtos eficientes para combater as pragas;
- atenção especial à limpeza do fogão – evitar deixar travessa com lasanha ou bolo no seu interior –, atrás da máquina de lavar e geladeira;
- deixar a lata de lixo sempre tampada;
- descartar o lixo apenas quando tiver próximo ao horário da coleta;
- bloquear a passagem de encanamentos, tubulações, canos, buracos e ralos;
- manter as portas dos armários sempre fechadas.
Com os cuidados necessários, é possível evitar a presença dos ratos em sua casa. Portanto, siga as nossas dicas e não deixe de buscar ajuda profissional, caso identifique infestação do animal no espaço. Dessa forma, você irá manter o seu lar seguro, limpo e longe de doenças.