Como coar café com e sem coador
Tomar um cafezinho de manhã ou à tarde é um dos hábitos preferidos dos brasileiros. E a melhor parte é que é possível preparar (e consumir) essa bebida de diferentes formas: na cafeteira elétrica, no coador, servida quente ou gelada com chantilly, canela, caramelo, chocolate ou que você preferir. Enfim, são muitas opções de preparo e de incrementos! O café coado, em especial, se destaca por ser o preferido de muitas pessoas, pois é bem aromático e tem mais cafeína que o expresso, por exemplo. Para que você saiba prepará-lo de forma correta, nós separamos dicas de como coar café com ou sem coador. Vale a pena conferir!
Como coar café de forma correta?
Para coar o café com facilidade no dia a dia, o ideal é contar com um filtro de papel ou de pano – que serve justamente para filtrar a água quente com o pó de café. O que muita gente não sabe, no entanto, é que é possível usar outros itens (como papel toalha) para improvisar um coador de café quando necessário. Aqui, nós separamos dicas de como fazer café com ou sem coador de forma bem simples:
1. Primeiro, coloque o filtro de papel no suporte para coador e jogue um pouco de água quente por cima apenas para escaldar. Assim, você consegue eliminar algum aroma ou sabor de papel do filtro;
2. Em seguida, coloque 500 ml de água filtrada ou mineral em uma leiteira e leve para o fogo médio;
Obs.: O ideal é sempre usar água filtrada no preparo, pois a água da torneira não fica totalmente purificada mesmo após fervida (contém cloro, por exemplo), o que pode afetar o sabor final do café;
3. Quando as bolhas começarem a emergir, espere mais um pouco (até borbulhar bem) e apague o fogo rapidamente. Para fazer o café, o ideal é que a temperatura da água esteja entre 93 e 94 graus. Por isso, é necessário esperar ferver, mas também apagar o fogo rapidamente quando as bolhas se tornarem mais intensas;
4. Coloque 5 colheres de sopa de café em pó no filtro de papel (que já foi escaldado anteriormente) e, então, jogue um pouco da água fervente – apenas o suficiente para umedecer todo o pó – e espere uns 30 segundos;
5. Por fim, vá despejando o resto da água fazendo um movimento circular para cobrir todo o pó. Espere a água escorrer por no máximo 5 minutos (sem mexer no coador) e prontinho! Depois é só servir o café e incrementar da forma que preferir!
Obs.: Caso você esteja na dúvida quanto à proporção entre água e pó de café que deve ser usada, uma boa dica é calcular cerca de 10 g de café em pó para cada 100 ml de água. Assim, você prepara uma bebida bem saborosa!
O que fazer quando está sem filtro de café em casa?
Caso você não tenha um coador (de papel ou de pano) específico para o café, existe uma saída bem simples e eficiente: recorrer ao guardanapo ou papel toalha. Nesse caso, em vez de usar o filtro de papel, você deve encaixar 1 folha de papel toalha aberta (ou 2 guardanapos abertos, se forem finos) no suporte para coador de café. Você não precisa escaldar antes o papel – coloque o café em pó e, em seguida, jogue a água fervente até o processo de coagem se encerrar. Vale destacar que, após o uso, o guardanapo ou papel toalha devem ser descartados – ou seja, você não pode reaproveitá-los para passar outro café, por exemplo.
Obs.: Em vez de usar o papel toalha, você também pode usar um pedaço de tecido de algodão para improvisar um coador de café. Certifique-se, claro, que ele está limpo antes de usá-lo.
Que tal experimentar o café solúvel?
Outra alternativa para quem não tem coador e quer tomar um cafezinho da tarde de forma mais rápida é apostar no café solúvel. Para preparar essa bebida, basta encher uma xícara com 240 ml de água fervente, acrescentar 2 colheres de chá do pó de café solúvel, açúcar a gosto (refinado, demerara, mascavo ou o que preferir) e então mexer com uma colher e tomar. Você também pode acrescentar um pouco de canela em pó, creme de leite e outros ingredientes que deixem a bebida mais adocicada, saborosa e do seu gosto.