Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como conservar couve na geladeira: saiba como manter essa verdura fresca por mais tempo
Meu Lar 02/03/2023

Como conservar couve na geladeira: saiba como manter essa verdura fresca por mais tempo

Saber como conservar couve na geladeira ou no freezer é exatamente o que você precisa para fazer este vegetal durar mais tempo depois da compra! O processo é necessário porque a couve é um vegetal sensível e que estraga com facilidade. Fora da geladeira, ela dura por um ou dois dias sem murchar, dependendo da temperatura ambiente. Por isso, saber como guardar couve na geladeira vai ajudar a otimizar o uso da verdura em diferentes pratos. Confira, aqui embaixo, formas diferentes de conseguir este resultado!

Como conservar couve na geladeira: passo a passo ideal para consumo em receitas salgadas

Seja para consumir na hora ou guardar na geladeira, o primeiro passo de conservação para a sua couve manteiga é higienizar suas folhas meticulosamente. Além de lavar com água corrente para tirar possíveis resquícios de terra, sujeira e outros elementos que podem ter ficado nelas, é ideal que ela fique de molho em uma bacia de água com vinagre por, pelo menos, 20 minutos. Depois desse tempo, enxágue as folhas ainda inteiras e comece este processo de como conservar couve na geladeira:

Passo 1: seque bem as folhas para garantir que elas não vão estar úmidas na hora do armazenamento. Para isso, você pode usar folhas de papel toalha, um pano de prato limpo que não solte fiapos de tecido ou um secador de saladas. Com este último, basta colocar as folhas e girar até que toda a umidade tenha saído;

Passo 2: para facilitar na hora do uso, você pode picar as folhas antes de guardar. Para isso, separe duas ou três delas, retire os talos da couve, enrole e corte em tiras do tamanho que preferir;

Passo 3: num pote de plástico ou de vidro, coloque duas folhas de papel toalha Qualitá e as cubra com a couve. Se você for armazenar uma quantidade grande ou as folhas do vegetal inteiras, vale colocar mais papel toalha no meio. Finalize com mais duas folhas de papel toalha. Neste caso, o papel toalha serve para absorver a umidade da couve e conservá-la fresquinha por mais tempo (bem armazenada, ela pode durar por uma semana ou mais);

Passo 4: na hora de fechar, pressione o meio da tampa do pote para garantir que ele ficará sem ar no interior. Se necessário, troque as folhas de papel toalha ao longo dos dias.

Congelar a couve também ajuda a aumentar sua durabilidade

Além de saber como guardar couve na geladeira, aprender a congelar suas folhas também pode ajudar a ter o alimento à disposição por mais tempo. Neste caso, depois de higienizar e secar como no passo a passo anterior, você vai precisar cortar a couve e guardá-la num saco hermético tipo zip Qualitá ou um pote que possa ser levado ao freezer. Se você for usar para cozinhar ou preparar a couve refogada, pode cortar em tiras. No caso de sucos, basta cortar em pedaços maiores e armazenar. Em nenhuma das duas opções ela precisa ser descongelada antes do uso. Assim, a umidade não se acumula e a couve se mantém fresca e boa para ser consumida por mais tempo.

Para sucos, você pode congelar a couve em formas de gelo ou sacos herméticos

Pensando em otimizar o preparo e preservar as propriedades da couve que vai ser usada em sucos, é possível congelar as folhas em formas de gelo. O passo a passo é bem simples:

Passo 1: corte as folhas já higienizadas em pedaços grandes e coloque no liquidificador;
Passo 2: adicione água suficiente para bater e criar uma “pasta” de couve. Neste caso, é melhor ir colocando as folhas e a água de pouco em pouco, para garantir a quantidade ideal;
Passo 3: depois de bater, coloque a mistura em formas de gelo que, preferencialmente, tenham tampa. Colocá-las num saco hermético Qualitá bem limpo também é uma opção – o importante é que os cubinhos fiquem cobertos.

Na hora de preparar os sucos, você só vai precisar colocar os cubinhos de gelo de couve direto no liquidificador e bater novamente.