Como cuidar do umbigo do bebê antes e depois que o coto umbilical cai
Desde o momento em que o recém-nascido nasce e o cordão umbilical é cortado, até a queda natural do coto umbilical, os pais devem garantir higiene adequada na região do umbigo para evitar possíveis complicações. Mas você sabe como cuidar do umbigo do bebê?
Para te ajudar a manter os cuidados necessários com a criança nos seus primeiros dias de vida, preparamos este artigo com dicas sobre como limpar o umbigo com e sem o coto umbilical. Acompanhe!
Qual é a relação do coto umbilical com a limpeza do umbigo?
O coto umbilical é a parte do cordão umbilical que ficou no umbigo do bebê após o seu nascimento. Portanto, é normal que aquele pedaço de pele fique ali e, com o passar dos dias, ele seque e caia naturalmente – deixando, assim, o umbigo do recém-nascido exposto e cicatrizado.
Porém, para que o coto caia e seja cicatrizado de forma saudável, impedindo possíveis infecções, é preciso que seja feita a limpeza do umbigo diariamente.
Como cuidar do umbigo do bebê com coto umbilical?
A recomendação da Caderneta de Saúde da Criança, do Ministério da Saúde, é de que os pais devem limpar o coto umbilical da criança todos os dias, depois do banho e após a troca de fralda. Para isso, deve-se utilizar um algodão embebido em álcool 70%, fralda de pano ou hastes flexíveis.
Por outro lado, não é indicado usar nenhum objeto que venha a abafar ou tampar a região umbilical – como moedas –, pois isso impede que o coto seque e caia.
Veja, a seguir, o passo a passo de como cuidar do umbigo do bebê com o coto umbilical:
- lave as mãos para evitar transmitir doenças;
- use um algodão embebido em álcool 70% e limpe delicadamente ao redor do coto umbilical;
- seque bem a área para evitar infecções.
Repita esse processo de como cuidar do umbigo do bebê depois do banho ou após a troca de fralda. E lembre-se: não force a queda! O coto deve cair naturalmente – geralmente, a sua queda ocorre até o fim da segunda semana de vida do bebê.
Isso porque, além de outros benefícios, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o procedimento do corte tardio do cordão umbilical reduz a anemia infantil, uma vez que esse breve atraso tem a capacidade de aumentar as reservas de ferro de um bebê em até 50%.
Como cuidar do umbigo do bebê depois que o coto umbilical cai?
Os cuidados do umbigo depois que o coto umbilical cai continuam os mesmos. Isto é: precisa manter a higiene diariamente, de maneira suave, com álcool 70%, até que o umbigo do bebê esteja totalmente cicatrizado.
Nesse momento, é importante também ficar atento a qualquer sinal de infecção, como:
- inchaço;
- odor forte;
- secreção;
- vermelhidão.
O que acontece se não cuidar do umbigo do bebê?
Caso a criança não receba uma higienização adequada na região do umbigo, é possível que se desenvolvam infecções, causando muito desconforto para o recém-nascido – o que faz com que ele sinta febre e mame menos. Uma das infecções mais comuns é a hérnia umbilical, que pode afetar não só a criança, como também a mãe.
Por isso, a qualquer alteração, desde inchaço, saliência no umbigo, presença de odores fortes, deve ser comunicado ao pediatra imediatamente.
É necessário colocar faixa no umbigo do bebê?
Não. De acordo ainda com a orientação da Caderneta de Saúde da Criança, criada pelo Ministério da Saúde, não deve ser utilizada faixa e nenhum outro objeto que venha a abafar ou tampar o umbigo. Isso porque a prática pode impedir que o coto caia e ocorra o processo natural de cicatrização, aumentando assim o risco de infecções.
Pode colocar a fralda em cima do umbigo do bebê?
Não é indicado colocar a fralda em cima do umbigo do bebê. O recomendado é que a fralda fique abaixo do umbigo – outra opção é utilizar fralda que possua um entalhe na parte superior –, para que o coto umbilical não fique abafado, pois, quanto mais ele fica exposto, menor é o risco de proliferação de bactérias.
Como saber se o umbigo do bebê está bem cuidado?
Para saber se o umbigo do bebê está bem cuidado, basta observar como está a região umbilical e também como se comporta o recém-nascido:
- geralmente, um umbigo saudável está seco, sem cheiro, sem sinais de vermelhidão, inchaço, saliência ou secreção;
- o bebê não sente desconforto na hora que os pais realizam a limpeza do umbigo;
- o pequeno não apresenta febre nem alteração de comportamento.
Viu como cuidar do umbigo do bebê? Como observado ao longo do texto, os cuidados são fundamentais em todas as etapas – desde o coto umbilical até a cicatrização completa do umbigo – para garantir saúde e bem-estar para a criança.
Portanto, siga as nossas dicas, mantendo as práticas de higiene diária e, caso seja necessário, não deixe de buscar ajuda com um pediatra! A saúde do bebê deve estar sempre em primeiro lugar.