
Enxoval de bebê: 5 itens descartáveis que não podem faltar
Na hora de montar o enxoval de bebê, além dos móveis, roupinhas, roupas de cama e toalhas, os itens descartáveis também são essenciais e fazem toda a diferença no dia a dia. Eles devem ser considerados no orçamento, principalmente para quem não vai fazer chá de bebê. Isso acontece porque os cuidados com a higiene do recém nascido são constantes nos primeiros meses de vida. Além das fraldas, lenços umedecidos, algodão e hastes flexíveis são indispensáveis. Confira, aqui embaixo, pra que eles são usados e a quantidade certa para incluir na lista de enxoval de bebê.
Fraldas são um dos itens que mais serão usados na lista de descartáveis do enxoval de bebê
As fraldas descartáveis acompanham o bebê desde os primeiros dias de vida até o desfralde e, por isso, representam grande parte da lista de itens descartáveis no enxoval. No início da vida, o bebê pode usar de sete a dez fraldas por dia e, por isso, é recomendado começar comprando o tamanho P – principalmente antes do nascimento. O tamanho RN pode ser necessário nos primeiros dias, mas talvez seja pequeno caso o bebê nasça grande, então vale a pena esperar para saber se elas vão ser, mesmo, necessárias. A quantidade de pacotes a comprar vai variar de acordo com o número de fraldas em cada um. Calcule oito fraldas por dia e vá montando o estoque.
Para garantir que as fraldas escolhidas vão ser confortáveis e que investir com antecedência vale a pena, prefira opções com recursos específicos para isto, como é o caso das fraldas Qualitá com tecnologia Slim Control. Elas são mais finas e confortáveis, se adaptam bem ao corpo e, por terem um canal superabsorvente, evitam que a pele sensível do bebê fique por muito tempo em contato com o xixi, mesmo podendo ser usadas por até 12 horas.
Lenços umedecidos também não podem faltar na lista de enxoval de bebê
Um grande parceiro na hora da troca de fralda, os lenços umedecidos ajudam a limpar o bebê e também são essenciais para evitar as assaduras, ou seja: não podem faltar por perto do trocador. O ideal é ter, em uso, um pacote de lenços no local onde você costuma trocar o bebê, um na bolsa de sair e mais um reserva para quando houver necessidade. Na hora de montar o enxoval de bebê, porém, este é um item que pode ser comprado em quantidades maiores, já que não depende do tamanho da criança para ser usado, como as fraldas.
Algodão será muito útil, especialmente nos primeiros meses de vida
Seja em bolinhas ou em quadrados , o algodão também é um item muito necessário para a higiene dos bebês. Eles podem, por exemplo, ser usados no lugar do lenço umedecido quando ele não estiver disponível: basta molhar com um pouquinho de água e higienizar as partes íntimas do bebê durante a troca de fraldas. Essa troca é até muito recomendada nas primeiras semanas, em que a pele é hipersensível. O algodão também pode ser usado para limpar e secar as dobrinhas das pernas e braços do bebê, áreas que pedem bastante atenção para que as assaduras sejam evitadas. Assim como os lenços umedecidos, os pacotes de algodão podem ser comprados numa quantidade grande, mas vale a pena esperar para analisar a rotina com o bebê antes de fazer isso. Dessa forma, fica mais simples ter uma previsão da quantidade necessária.
Hastes flexíveis para bebês são essenciais no enxoval
Usados para limpar o umbigo, as dobrinhas da orelha e o nariz do bebê, locais delicados que são mais difíceis de alcançar com o algodão, as hastes também precisam estar sempre ao alcance na hora da higiene. Na hora de escolher, prefira as opções de hastes flexíveis específicas para bebês , já que elas vão tornar o uso mais simples.
Não esqueça o álcool 70% antisséptico no enxoval de bebê
O álcool 70 também é um item de higiene muito útil no dia a dia com bebês – principalmente os recém nascidos. Ele deve ser usado na limpeza do umbigo nos primeiros dias e deve estar sempre a mão para outras necessidades ao longo dos meses. Na hora do uso, é ideal estar num ambiente arejado e deixar o frasco longe do alcance do bebê. Além disso, se certifique que vai usar a versão antisséptica do álcool 70 que é recomendada para o uso na pele (e não a opção usada na faxina, ok?).