Como estender roupa? Confira as dicas para preservar as suas peças
Depois de lavar roupas à mão ou de retirá-las, limpinhas, da máquina de lavar, chega o momento de estendê-las, para que sequem. Esse é um ritual muito comum para quem não tem uma máquina lava e seca e que, por muitas vezes, é feito do automático: as roupas são esticadas no varal, prendedores são colocados sem pensar muito e, algumas horas depois, as peças secas são recolhidas. Mas quantas vezes você observou manchas ou marcas indesejadas em roupas que estavam perfeitas antes de serem lavadas? Existem alguns truques muito simples para estender roupa no varal que evitam esses problemas. Continue lendo e confira!
Como estender roupa no varal feito em um quintal
Para quem mora em casa e possui quintal – ou até mesmo uma varanda ao ar livre – estender roupas é uma tarefa mais fácil. Deixar as peças ao alcance do vento natural é sempre uma boa ideia: quando bem lavadas com lava roupas e amaciante, elas ficarão com um cheirinho muito agradável e bem macias ao toque. Entretanto, existe um cuidado que é sempre preciso ter: deixar as roupas longe do sol!
Pode parecer a forma mais fácil de secar tecidos, mas estender roupa ao sol pode ser a causa de manchas por desbotamento que são irreversíveis. Nem todos os tecidos são resistentes o bastante para aguentar a intensidade da luz e as temperatura alta. Se você estender a roupa e deixá-la o dia todo ali, as chances de estragar as peças são altas. Portanto, prefira sempre montar o varal em um lugar ao abrigo da luz direta, onde haja uma corrente de ar natural.
Outro cuidado simples, mas que evita dor de cabeça, é limpar o varal. Poeira e até sujeiras deixadas por bichinhos podem ser transferidas para as roupas limpas que são estendidas. Então, sempre antes de pendurar as peças, passe um pano de limpeza embebido de álcool 70 por cada fio do varal.
Como estender roupas no varal de chão
Para quem mora em apartamento, estender roupas pode ser um desafio um pouco maior. Afinal, nem sempre há espaço para as peças secarem ao vento: o cenário mais comum é um varal de chão que pode se mover entre os cômodos ou um varal de parede que fica preso na área de serviço. Como otimizar a secagem das roupas, então?
O truque é simples: quando for estender roupa no varal de chão, não exagere na quantidade de peças. Se possível, deixe um espaço entre uma sequência e outra, para que o ar possa circular livremente. Pode ser necessário lavar uma menor quantidade de roupas por vez, mas o resultado final vale a pena!
Na hora de escolher o melhor lugar da casa para o varal de chão, valorize o fato de ele ser portátil. Você pode, por exemplo, forrar algumas toalhas de banho sobre a cama e colocar o varal de chão – previamente higienizado – em cima dela, mais perto da direção da janela do seu quarto.
Estender roupas da maneira correta preserva a vida útil das peças
Não basta escolher o melhor lava roupas ou o amaciante mais cheiroso: estender roupa também é uma forma de ter as peças novas por mais tempo. Por isso, procure prendê-las ao varal sempre em partes que não ficam muito marcadas: pelas alças, pelas costuras laterais… Esticar bem as roupas no varal ajuda a manter a integridade das fibras do tecido, além de facilitar a hora de passá-las. Por fim, não deixe que as peças secas continuem no varal por muito tempo – elas podem ficar endurecidas – e também não retire-as antes que sequem completamente, pois podem mofar.