Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como fazer brigadeiro perfeito em 5  passos
Guia Culinário 22/10/2022

Como fazer brigadeiro perfeito em 5 passos

Você sabe como fazer brigadeiro e deixar no ponto perfeito? Essa receita rápida e com apenas 3 ingredientes, é muito fácil de ser preparada, mas é preciso atenção na hora do preparo, já que o doce pode desandar com muita facilidade. Se você nunca conseguiu fazer a receita de brigadeiro sem acabar queimando, empelotando ou deixando passar do ponto, saiba que existem alguns passos simples que você pode seguir para acertar na receita e evitar possíveis erros. Seja para enrolar ou comer de colher, ensinamos como fazer o brigadeiro perfeito em apenas 5 passos. Confira!

Passo 1) Como fazer brigadeiro: escolher bem os ingredientes é o primeiro passo para acertar na receita

Se você tem dúvidas de como fazer brigadeiro perfeito, saiba que é preciso escolher ingredientes de qualidade que vão ajudar a garantir que o doce fique com a consistência e sabor ideais.

Leite condensado: Deve ser o de melhor qualidade e bem cremoso para que a consistência do brigadeiro não fique muito líquida e consiga chegar facilmente ao ponto de comer de colher e de enrolar.

Manteiga: A versão extra e sem sal é ideal para o preparo da receita do brigadeiro, já que possui um teor de gordura um pouco mais alto e é mais cremosa, o que a torna indicada para uso em receitas de doces e bolos.

Chocolate: Para o chocolate, opte pelo cacau em pó ou pelo doce meio amargo e em barra. Apesar de ser muito usado por algumas pessoas, o achocolatado é uma mistura de chocolate, leite e açúcar, o que deixa o brigadeiro doce demais e ainda dificulta na hora de chegar ao ponto certo.

Panela: A escolha da panela também é importante e você deve optar por modelos com fundo grosso para que a distribuição do calor seja uniforme. Panelas com fundo fino esquentam muito rápido e acabam queimando o brigadeiro com mais facilidade.

Passo 2) Misture os ingredientes da receita de brigadeiro antes de ligar o fogo

Para alcançar a consistência perfeita em uma receita de brigadeiro, um passo importante que não se deve deixar de lado é colocar os ingredientes na panela e já misturar tudo antes mesmo de acender o fogão. Dessa forma, você evita aquela textura empelotada e garante que o brigadeiro fique bem cremoso e homogêneo. Por isso, misture bem os ingredientes com cuidado e assim que estiverem misturados, acenda o fogão.

Passo 3) Como fazer brigadeiro: atenção ao ponto da receita para comer de colher ou enrolar

Esse é um dos passos mais importantes para que a receita de brigadeiro dê certo. Assim que acender o fogão, mantenha o fogo médio para baixo e comece a mexer o doce com uma espátula de silicone. Mexa sem parar para evitar que o brigadeiro queime e tenha bastante atenção com as laterais e o fundo da panela. Faça movimentos raspando as laterais e o meio para evitar que grudem e note se ver se a massa está mais cremosa e soltando do fundo. O ponto ideal do brigadeiro é quando ele está desgrudando da panela. O resultado é um brigadeiro cremoso, no ponto ideal para ser consumido com colher ou enrolado.

Passo 4) Finalize a receita de brigadeiro com chave de ouro

Assim que tirar o brigadeiro do fogo, despeje a massa em um refratário e deixe esfriar em temperatura natural. Apesar de a geladeira deixar o doce frio mais rápido, ela pode umedecer a massa e acabar alterando sua consistência. O doce leva em média 2 horas até esfriar completamente e estar pronto para ser consumido ou enrolado. Após esfriar, sirva o doce na travessa para ser consumido em colheres ou comece a enrolar.

Passo 5) Enrole o brigadeiro e crie bolinhas perfeitas

Se você for enrolar o brigadeiro, é importante ter atenção na hora de moldar bolinhas para que fiquem bem redondinhas. Para isso, passe um pouco de manteiga nas mãos e esfregue uma na outra para espalhar bem. Com a ajuda da colher de sopa, pegue uma quantidade de massa e faça círculos. Não coloque muita pressão e vá moldando as bolas bem suavemente. Tente usar sempre a mesma quantidade de massa para que todas as bolinhas fiquem mais ou menos do mesmo tamanho. Assim que terminar de moldar, passe os docinhos no granulado para finalizar e coloque nas forminhas.