Como limpar torradeira por dentro e por fora
Limpar os eletroportáteis da cozinha (como torradeira, liquidificador, batedeira e sanduicheira) é tão importante quanto faxinar o resto do cômodo. A boa notícia é que esse tipo de eletro é bem mais simples de limpar que os móveis. É preciso apenas lembrar que, no caso dos aparelhos, o ideal é fazer uma limpeza após o uso (passar apenas um paninho ou papel toalha já resolve bem!). Para te ajudar nessa missão, nós preparamos uma matéria ensinando como limpar torradeira por dentro e por fora usando os produtos certos e tomando os devidos cuidados. Confira!
Como limpar torradeira de forma correta?
A primeira dica para limpar torradeira com segurança é lembrar de tirá-la da tomada e deixá-la esfriar totalmente antes de iniciar a limpeza. Além disso, é importante tomar cuidado com o fio e a parte elétrica (que não podem entrar em contato com umidade) e usar apenas os produtos de limpeza indicados. Para começar, o ideal é apoiar a torradeira em uma bancada plana, limpa e espaçosa – de preferência, forrada com uma toalha ou folhas de jornal – para que a tarefa se torne ainda mais simples. Confira o passo a passo que separamos:
1. Primeiro, desencaixe a bandeja de migalhas (que fica na parte debaixo e é responsável por coletar todos os farelos de pão). Após puxar a bandeja, jogue as migalhas no lixo e, então, lave a peça com água quente, esponja e detergente neutro. Caso ela esteja muito engordurada, deixe-a de molho por alguns minutos em uma bacia com água quente e detergente. Depois lave normalmente;
Obs.: Caso a torradeira tenha outra peça removível, desencaixe-a e lave-a com detergente.
2. Depois de desencaixar todas as partes removíveis, vire a torradeira de cabeça para baixo e, então, a sacuda para tirar todos os farelos de pão e restos de alimento que possam estar presos na parte de dentro;
3. Chegou a hora de limpar melhor a parte de dentro da torradeira (onde ficam as grades que acomodam os pães). Para isso, passe primeiro uma escova de dentes velha seca para soltar as migalhas. Depois, umedeça a escova levemente com vinagre branco e, então, esfregue melhor as grades;
Obs.: Apenas tome cuidado para não encharcar demais a escova com vinagre – caso isso ocorra, é possível que o produto caia e se acumule no fundo do eletro.
4. Caso ainda restem migalhas e sujeiras na parte de dentro da torradeira, uma boa dica é recorrer aos grãos de sal grosso. Para isso, basta jogar um pouco dos grãos, tampar com um pano de prato (ou folha de jornal) e sacudir o eletro de leve. O sal ajuda a soltar melhor as sujeiras e também é ótimo para afastar os insetos. Depois de sacudir, vire a torradeira de cabeça para baixo e certifique-se de que todos os grãos de sal e outras sujeiras saiam por completo. É importante que não reste nenhum resquício de alimento (ou de sal) dentro do utensílio, ok?
5. Agora que você já fez uma limpeza mais caprichada na parte interna, chegou a hora de higienizar a parte externa. Para isso, você pode usar apenas uma flanela macia com um pouco de vinagre branco. Esfregue bem até tirar todas as manchas de gordura e prontinho! Também é possível recorrer à mistura de vinagre com bicarbonato, que é bem eficiente, consegue tirar cheiros fortes e desinfetar bem o eletro.
Passe sempre um papel toalha na torradeira após o uso
Além de fazer uma limpeza mais caprichada na torradeira ao menos uma vez por semana, outra dica importante é passar um papel toalha na parte de cima da grade e no exterior do eletro sempre após o uso. Assim, você evita possíveis manchas de gordura ou ferrugens. Não se esqueça de também sacudir o utensílio após o uso para evitar o acúmulo de farelos, ok?